Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura

Atualmente, o entendimento da cultura de construção e a aplicação de métodos construtivos locais podem parecer um conceito distante e obsoleto, dado o papel da industrialização e da globalização na indústria. Podemos obter quase qualquer material de todo o mundo apenas pesquisando na Internet um distribuidor em nossa região. Mas essa prática tem implicações para a nossa sociedade, desde a perda de identidade arquitetônica até os custos ambientais relacionados a altas emissões de CO₂ associadas aos processos de extração, fabricação, transporte e descarte desses materiais.

A crescente necessidade global de reduzir nossas emissões de carbono e utilizar materiais de maneiras mais eficientes tem nos levado a pesquisar e aprender sobre a origem dos recursos de nossas regiões, levando ao melhor entendimento de suas aplicações dentro de uma abordagem de economia circular. Mas por que não olhar bem debaixo dos nossos pés? O solo é um dos materiais mais comuns do planeta e, quando é de origem local, não gera quantidades consideráveis de CO₂ incorporado. Parece que, após a industrialização, esquecemos que a construção com terra foi por muitos anos um método viável para nossos ancestrais em diferentes partes do mundo. Conversamos com Nicolas Coeckelberghs, um dos quatro fundadores da BC Materials, uma cooperativa com sede em Bruxelas que trabalha com terra, redescobrindo seu uso e compartilhando seu conhecimento em escala global através de uma consciência local.

Construindo com terra em diferentes regiões

O uso de materiais locais tem um objetivo ecológico claro, mas também econômico. Nos países onde a industrialização ocorreu com intensidade reduzida, essa prática faz sentido, por conta dos altos custos de materiais industrializados, como concreto, cimento e aço, que geralmente precisam vir de longe. Um exemplo é o projeto Biblioteca de Muyinga desenvolvido na região da África Oriental por BC Architects -uma prática paralela ao BC Materials- onde foi concebido um processo de construção envolvendo usuários finais e economias de segunda mão. A biblioteca foi construída com uma abordagem participativa usando blocos de terra compactados de origem e mão-de-obra local.

Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 2 de 12
Library of Muyinga. Image Courtesy of BC Architects
Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 3 de 12
Library of Muyinga. Image Courtesy of BC Architects

O trabalho de campo na região e em províncias vizinhas permitiram à equipe aprender sobre materiais locais, técnicas e tipologias de construção para construir posteriormente a primeira biblioteca em Muyinga, parte de uma futura escola inclusiva para crianças surdas. Essa abordagem do estudo de técnicas e tipologias locais também foi aplicada na região do norte da África, onde fundações de pedra natural de origem local, paredes de adobe e um teto plano de madeira e terra foram usados para construir uma pré-escola bioclimática.

Embora o uso do solo possa parecer semelhante em diferentes contextos, de acordo com Coeckelberghs, "você precisa entender a cultura do seu edifício". A abordagem da construção de terra muda dependendo da região onde é desenvolvida. Em contraste com os exemplos da África, destaca o trabalho dos materiais da BC em Bruxelas que, como outras capitais europeias, como Paris e Genebra, possuem grandes quantidades de solo extraídas de escavações, encaradas como resíduos.

Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 4 de 12
Courtesy of BC Materials

Essas quantidades maciças de "resíduos" representam uma oportunidade, considerando que, de acordo com Nicolas, "70% do solo em Bruxelas é utilizável, e os 30% restantes não são porque são misturados com outros materiais". A vastidão dos materiais disponíveis em Bruxelas mostra que a construção com solo não é apenas viável em países menos industrializados, mas também em regiões com grandes quantidades de recursos que são vistos como desperdício.

Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 5 de 12
Regional House Edeghem. Image Courtesy of BC Architects

Um exemplo é a casa regional da cidade de Edeghem, que usou apenas duas técnicas construtivas para a superestrutura do edifício: blocos de terra compactados da argila local e uma fachada e teto isolante de concreto aparente de cânhamo como acabamento, tornando o edifício co₂ negativo.

Para este projeto, 19.000 blocos foram fabricados em 3 semanas e 312 m² de concreto de cânhamo foram instalados em um workshop de duas semanas. No total, mais de 150 voluntários aprenderam com este projeto, fazendo com que a casa regional refletisse uma abordagem educacional e ecológica por meio de uma arquitetura radicalmente sustentável e participativa.

Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 6 de 12
Regional House Edeghem. Image Courtesy of BC Architects

Adaptando a técnica ao contexto

No entanto, a vastidão dos materiais disponíveis em cidades como Bruxelas se depara com o desafio dos custos de mão-de-obra. Em contraste com o preço mais baixo do trabalho em outras regiões, construir dessa maneira na Europa significa que, mesmo que a construção ecologicamente desperdiçada faça sentido, economicamente isso pode ser inviável. Mas a realidade é que, com os processos certos, a terra pode ser um material ambientalmente amigável e econômico ao trabalhar com atores locais e adaptar a técnica ao contexto.

Sob a premissa de adaptar as características contextuais, BC Materials colabora com uma fábrica que normalmente se concentra na produção em massa de blocos de concreto para alocar uma fração de seu tempo de produção para a fabricação de Brickett, um bloco de terra compactado (CEB) usado para paredes de alvenaria. O impacto dessa colaboração é enorme, como aponta Coeckelberghs, "em um dia de produção através desse processo, é possível produzir a mesma quantidade de blocos que podem ser produzidos em um ano com pequenas máquinas".

Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 7 de 12
Brickette. Image Courtesy of BC Materials

Ao combinar o conhecimento das técnicas de produção de materiais de construção da Terra e as vantagens da produção em massa, “foi possível reduzir o preço da CEB em 200%, tornando-o economicamente competitivo versus blocos concretos e os tijolos tradicionais que são amplamente utilizados na Bélgica," diz Nicolas. Independentemente de a terra ser tratada por técnicas manuais, como no Burundi, ou por processos industriais abordados localmente como na Bélgica, a construção com terra representa um impacto socioeconômico e ambiental nas emissões de carbono.

Solo não é a solução para tudo

Se construir com terra representa benefícios diversos e vastos, por que isso não está sendo usado para erguer edifícios inteiros? Uma das chaves é "usar o material certo no local certo", diz Coeckelberghs. As necessidades contemporâneas requerem diversas materialidades que combinam madeira e materiais reutilizados, e dada a natureza da terra, ela tem melhor desempenho quando não está ao ar livre; sendo, portanto, usada extensivamente em interiores na forma de paredes, revestimentos ou pisos.

Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 8 de 12
Brickette. Image Courtesy of BC Materials
Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 9 de 12
Brusseleir. Image Courtesy of BC Materials
Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 10 de 12
Kastar. Image Courtesy of BC Materials

A realidade é que, embora os materiais baseados em terra tenham aplicações diversas e possam reduzir o impacto no meio ambiente em até 5 vezes, não há demanda real por esses materiais de construção. É por isso que a BC Materials está trabalhando em diferentes frentes: treinando estudantes e contratados em materiais à base de solo, estudando padrões e códigos na construção da terra, pesquisando novos produtos e aplicando os existentes nos projetos da BC Architects, para criar uma demanda real que competir com materiais tradicionais.

Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 11 de 12
Courtesy of BC Architects
Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura - Imagem 12 de 12
Library of Muyinga. Image Courtesy of BC Architects

A necessidade de continuar construindo para acomodar a crescente população do mundo provavelmente não cessará, mas o que pode mudar o paradigma é a nossa maneira de colaborar com a indústria e nossa concepção de boa arquitetura, pensando primeiro nos benefícios que um determinado material pode trazer, mais do que priorizar puramente a estética. Caso contrário, como Nicolas aponta, "precisaremos de outro planeta antes que possamos fornecer um teto para todos".

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Construindo com resíduos: transformando solo escavado em arquitetura" [Building with Waste: Transforming Excavated Earth into Architecture] 07 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999688/construindo-com-residuos-transformando-solo-escavado-em-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.