Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield

David Chipperfield, vencedor do Prêmio Pritzker em 2023, projetou mais de uma dúzia de museus ao longo de sua carreira, com alguns ainda a serem concluídos. Como uma tipologia de grande impacto urbano e social, Chipperfield e sua equipe aproveitaram com habilidade cada comissão para transformar bairros e cidades, respeitando a essência do local e de suas pré-existências. Seus museus fazem declarações poderosas sem serem invasivas, e isso se reflete na escolha de materiais e soluções construtivas usadas.

Como um minimalismo de grandes dimensões, Chipperfield oferece aos materiais espaço para se desenvolverem e serem compreendidos. Em suas galerias e museus, os materiais parecem expostos, limpos e destacados através do contraste. Eles dão caráter ao espaço enquanto destacam a arte em exibição, gerando atmosferas adequadas para sua apreciação. A regularidade, a continuidade e a repetição ajudam a moldar esse fundo, enquanto a luz filtrada termina a construção da cena certa.

Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 2 de 20Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 3 de 20Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 4 de 20Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 5 de 20Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Mais Imagens+ 15

No caso do Museu Mudec (2015), os arquitetos concebem uma série de volumes ortogonais de diferentes alturas e tamanhos ao redor de um salão central de maneira orgânica e fluida. Os materiais reforçam essa estratégia: blocos quadrados sintonizam a natureza industrial do bairro através de um revestimento externo de zinco "titânio gris", enquanto a sala central é construída de vidro translúcido. Durante o passeio, os materiais pesados ​​contrastam com a luz e o etéreo, embora todos permaneçam limpos, funcionando como uma estrutura tão dramática como sutil para os trabalhos artísticos expostos.

Ao entrar no edifício, o foco do visitante é direcionado para uma escada generosa que leva do pé-direito baixo de concreto do térreo até um espaço central cheio de luz.

Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 6 de 20
MUDEC / David Chipperfield Architects. Image © OskarDaRiz
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 7 de 20
MUDEC / David Chipperfield Architects. Image © OskarDaRiz
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 8 de 20
MUDEC / David Chipperfield Architects. Image © OskarDaRiz

A variedade arquitetônica de seu contexto deu a David Chipperfield uma grande liberdade ao projetar o famoso Museu Jumex (2013) na Cidade do México. Dessa maneira, foi construído um edifício distinto, que usa os materiais a seu favor para aprimorar seu caráter urbano. Suas paredes externas, solos e tetos são completamente tratados como um mármore travertino de origem local, dando "ao edifício um caráter sólido que relembra das tradicionais esculturas indígenas". No interior, o museu prioriza uma estética limpa e contínua, usando paredes brancas, concreto aparente e enormes janelas.

Uma cobertura de dente de serra cria uma geometria rítmica que define a galeria do terceiro andar. Consistindo em uma estrutura de aço com vãos voltados para o oeste e uma camada difusora horizontal, o teto distribui a luz uniformemente para iluminar as obras de arte e fornecer luz ambiente para o espaço.

Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 9 de 20
Museo Jumex / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 2 de 20
Museo Jumex / David Chipperfield Architects. Image © Mathilde Marest / Shutterstock
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 10 de 20
Museo Jumex / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges

O vidro translúcido opalino é novamente o protagonista no design do Museu West Bund (2019), localizado no Shanghai Corniche, nas margens do rio Huangpu. A equipe reutiliza essa estratégia para fornecer ao espaço interior uma luz serena e uniforme, neste caso, incorporando painéis reciclados que percorrem 17 metros de altura de seus três volumes principais. Os diferentes tipos de vidro também incluem vidro de jade, em um tom verde opaco, e vidro laminado de baixa emissividade com temperamento super branco, aplicado nas áreas mais transparentes.

Essas fachadas, parecendo iridescentes durante o dia e prismáticas à noite, contrastam com o brilho suave do gesso do forro sob a cobertura.

Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 11 de 20
West Bund Museum / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 12 de 20
West Bund Museum / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 13 de 20
West Bund Museum / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges

Como porta de acesso à ilha do museu, a Galeria James Simon (2018) se tornou um marco importante dentro da cidade de Berlim, pois recebe as milhares de pessoas que visitam a chamada "caminhada arqueológica" diariamente. Diante da magnitude da arquitetura existente, Chipperfield escolheu uma paleta de materiais que contrasta e se funde elegantemente com as fachadas tradicionais de calcário, arenito e rebocadas, incluindo a pedra reconstituída com agregados naturais como material principal e o concreto liso in situ para o revestimento dos interiores.

A linguagem arquitetônica da Galeria James Simon adota elementos existentes da ilha dos museus, principalmente da arquitetura externa, como a topografia construída, as colunatas e as escadas externas.

Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 14 de 20
James Simon Galerie / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 15 de 20
James Simon Galerie / David Chipperfield Architects. Image © Ute Zscharnt for David Chipperfield Architects
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 16 de 20
James Simon Galerie / David Chipperfield Architects. Image © Ute Zscharnt for David Chipperfield Architects

As fachadas translúcidas e opacas já haviam sido usadas muito antes por David Chipperfield e sua equipe. Em 2005, em Iowa, Estados Unidos, o Figge Art Museum abriu suas portas; um volume ortogonal coberto com cristais com diferentes tratamentos. Contrastando com interiores simples e monocromáticos, cada fachada responde à sua orientação através de um jogo de superfície com diferentes níveis de opacidade e transparência.

Essas superfícies de vidro são usadas com faixas horizontais que variam em densidade, a fim de definir cada um dos elementos formais do museu.

Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 4 de 20
Figge Art Museum / David Chipperfield Architects. Image © Christian Richters
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 17 de 20
Figge Art Museum / David Chipperfield Architects. Image © Christian Richters

Localizado no meio do Forest Park, no Missouri, o Museu de Arte Saint Louis (2013) abre para os jardins circundantes através de quatro grandes pisos por janelas do telhado. Nas galerias do interior, protegidas das vistas, a luz é paga como um céu de concreto abobadado que se desenrola, como uma grade, em todo o edifício, incluindo vidro translúcido e várias camadas de luz do difusor. O caráter forte no meio do parque é entregue pelo material das fachadas: concreto escuro com agregados locais.

O abobadado articula uma forte presença matricular e permite a realocação das paredes internas de acordo com o módulo da grade, gerando uma certa flexibilidade no arranjo das galerias.

Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 18 de 20
Saint Louis Art Museum / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 3 de 20
Saint Louis Art Museum / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 19 de 20
Saint Louis Art Museum / David Chipperfield Architects. Image © Simon Menges

O Neues Museum, projetado por David Chipperfield Architects e Julian Harrap, consistia na restauração e renovação das ruínas de um antigo edifício de 1859, projetado por Friedrich August Stüler e bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial. Procurando criar uma certa continuidade entre os existentes e os novos, as peças projetadas por Chipperfield "respeitam a estrutura histórica em seus diferentes estados de conservação". Elementos pré-fabricados de cimento branco, misturados com aparas de mármore da Saxônia, permitem regenerar sua escada principal, contrastando com os materiais rústicos da sala.

A restauração e reparo dos existentes são motivados pela ideia de que a estrutura original deve ser enfatizada em seu contexto espacial e materialidade original: o novo reflete o que está perdido sem imitá-lo.

Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 20 de 20
Neues Museum / David Chipperfield Architects + Julian Harrap. Image © Achim Kleuker
Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield - Imagem 5 de 20
Neues Museum / David Chipperfield Architects + Julian Harrap. Image © Achim Kleuker

Convidamos você a seguir a cobertura completa do Prêmio Pritzker de 2023 em Archdaily.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Contraste, limpeza e regularidade: estratégias materiais nos museus de David Chipperfield" [Contraste, limpieza, regularidad: Estrategias materiales en los museos de David Chipperfield] 02 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998019/contraste-limpeza-e-regularidade-estrategias-materiais-nos-museus-de-david-chipperfield> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.