Heatherwick Studio lança iniciativa para promover a saúde das ruas e espaços públicos

Com muitas ruas vazias e a Associação Nacional de Serviços de Saúde do Reino Unido levada ao limite, o Heatherwick Studio propôs um novo tipo de espaço de saúde. A iniciativa Health Street se insere no coração das comunidades, reimaginando a forma como enxergamos o bem-estar e a saúde de maneira holística. Esta abordagem de fomento da saúde se baseia na integração de instalações lideradas pela comunidade nas ruas locais.

Em sua proposta, Lisa Finlay, sócia do Heatherwick Studio, apresentou a Health Street como uma combinação de saúde pública, negócios locais e espaços sociais em um ambiente familiar. Além disso, é uma abordagem completamente diferente dos ambientes clínicos normais, como hospitais ou centros de cirurgia de clínica geral, comumente disponíveis. O relatório afirma que as atuais compreensões espaciais dos centros de saúde são bastante desencorajadoras, colocando a maior parte do foco na doença e pouca atenção no bem-estar. Em sua essência, a ideia enfatiza que a verdadeira saúde é preventiva, inspirando o viver bem. A Rua da Saúde é uma representação da verdadeira conveniência e acolhimento das comunidades para co-criar e viver em um espaço unificado.

Heatherwick Studio lança iniciativa para promover a saúde das ruas e espaços públicos - Imagem 2 de 5
Ilustrações de The Health Street. Imagem Cortesia do Heatherwick Studio

A visão da iniciativa foi criada em colaboração com especialistas em assistência social, medicina, mercado imobiliário, análise de dados, políticas públicas e design de serviços. Ela apoia novas iniciativas que aliviam as desigualdades sociais e integram os Sistemas de Cuidados (Care Systems). O relatório enfatiza como os bairros podem se beneficiar de uma mudança do tratamento de doenças para a produção de saúde, em uma estrutura mais adequada às necessidades práticas locais.

O Heatherwick Studio acredita na capacidade da arquitetura de influenciar as emoções. A estratégia da Rua da Saúde estuda espaços que podem ser acessíveis, oferecendo uma gama de serviços de apoio holístico claros para todos. Ela se baseia nas necessidades da comunidade e não na demanda do mercado, mudando o uso das ruas principais existentes no bairro. Além disso, a iniciativa abrange edifícios pré-existentes subutilizados que são práticos, e já conectados ao transporte local.

Heatherwick Studio lança iniciativa para promover a saúde das ruas e espaços públicos - Imagem 4 de 5
Ilustrações de The Health Street. Imagem Cortesia do Heatherwick Studio

A proposta se inicia fazendo uso de espaços já existentes nos centros das cidades que precisam de um novo recomeço e que estão realmente bem conectados às comunidades. Trata-se então de construir conexões entre instituições de caridade, grupos comunitários, empresas locais e serviços de saúde, e fornecer uma gama completa de atividades que podem se estender desde programas de artes, aulas de culinária, estúdios de música e jardinagem até diagnósticos comunitários, nutricionistas e fisioterapeutas, ou simplesmente socializar. Esta é uma abordagem genuinamente holística para a saúde e bem-estar. -- Lisa Finlay

Heatherwick Studio lança iniciativa para promover a saúde das ruas e espaços públicos - Imagem 3 de 5
Centro Maggie / Heatherwick Studio. Imagem © Hufton_Crow

O trabalho do Heatherwick Studio está centrado na construção e solução de problemas distritais. Com foco em projetos de grande escala em megacidades, eles priorizam o impacto social positivo, trabalhando para projetar lugares interessantes que abracem as complexidades das cidades. O escritório já trabalhou anteriormente em torno da saúde, projetando o Centro Maggie de Leeds, que fornece cuidados holísticos às pessoas com câncer. A instituição de caridade oferece apoio prático e emocional aos pacientes, em Leeds. Mais recentemente, o estúdio foi encarregado de redesenhar e transformar um elemento central do Campus da Avenida Juneau em Milwaukee, EUA. Em 2019, o Heatherwick Studio abriu o The Vessel, um novo tipo de marco público em Nova York, uma praça pública para a comunidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Heatherwick Studio lança iniciativa para promover a saúde das ruas e espaços públicos" [Heatherwick Studio Launches New Health Street Initiative] 17 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997710/heatherwick-studio-lanca-iniciativa-para-promover-a-saude-das-ruas-e-espacos-publicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.