Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção

A startup escocesa Kenoteq lançou o K-Briq – um tijolo de construção mais sustentável que não é queimado e é feito de 90% de resíduos de construção. Desenvolvido pela professora de engenharia Gabriela Medero na Universidade Heriot-Watt de Edimburgo, o K-Briq gera menos de um décimo das emissões de carbono em sua fabricação do que um tijolo comum.

Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção - Imagem 2 de 6Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção - Imagem 3 de 6Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção - Imagem 4 de 6Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção - Imagem 5 de 6Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção - Mais Imagens+ 1

A engenheira, que é brasileira, passou mais de 10 anos desenvolvendo o produto na universidade escocesa, movido pelo desejo de reduzir o impacto ambiental da indústria da construção. “Passei muitos anos pesquisando materiais de construção e me preocupei com o fato de que as modernas técnicas de construção exploram matérias-primas sem considerar que estão entre os maiores contribuintes para as emissões de carbono”, disse ela. “A quantidade de lixo que eles produzem não é sustentável a longo prazo.”

Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção - Imagem 2 de 6
Tijolo K-Briq. Imagem cortesia de Kenoteq

Com o apoio de sua universidade, Medero uniu forças com o colega engenheiro Sam Chapman e montou a Kenoteq, com a finalidade de colocar os tijolos em produção comercial. Segundo Medero, o K-Briq se parece com um tijolo normal, tem o mesmo peso e se comporta como um tijolo de barro, mas oferece melhores propriedades de isolamento. A empresa diz que pode produzi-los em qualquer cor.

Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção - Imagem 3 de 6
Tijolo K-Briq. Imagem cortesia de Kenoteq

Além de economizar energia no processo de fabricação, a Kenoteq reduz as emissões ao produzir os tijolos localmente. A empresa está produzindo seus tijolos em um centro de reciclagem em Edimburgo, minimizando consideravelmente a quantidade de transporte necessária no processo.

“A indústria da construção enfrenta um tremendo desafio ao atingir as metas de descarbonização. A indústria envia mais de 800 milhões de toneladas de resíduos para aterros na Europa todos os anos, com um enorme custo para si própria e para o ambiente. No Reino Unido, a construção e o ambiente construído representam aproximadamente 50% de todos os resíduos gerados na Escócia” disse Sam Chapman, diretor administrativo da Kenoteq ao site Scottish Construction Now.

Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção - Imagem 5 de 6
Tijolo K-Briq. Imagem cortesia de Kenoteq

A empresa foi escolhida para receber um Fundo de Investimento Zero Waste Scotland, desenvolvido para estimular iniciativas de economia circular na Europa. A Kenoteq também recebeu diversas premiações pelo desenvolvimento do produto inovador. Segundo a startup, o K-Briq está passando pela certificação final e chegará à comercialização no Reino Unido já no final de 2022.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: CicloVivo. "Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção" 29 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994573/brasileira-cria-tijolo-sustentavel-feito-de-residuos-de-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.