Studio Libeskind transforma torre Art Déco na Antuérpia em um novo centro cultural

O arquiteto Daniel Libeskind revelou planos para transformar a torre Boerentoren, localizada no centro de Antuérpia, na Bélgica, em um novo centro cultural público. A torre Art Déco será ampliada para abrigar espaços de exposição, uma plataforma de observação panorâmica, um jardim de esculturas na cobertura e novos restaurantes e bares. Segundo o arquiteto, as características originais do edifício histórico serão preservadas, ao mesmo tempo em que o seu estatuto de marco será reforçado com a intervenção. Se os planos forem aprovados pelas autoridades patrimoniais e urbanísticas e pelos bombeiros, o edifício deverá ser inaugurado em 2028.

Boerentoren, que significa "Torre do Fazendeiro", foi construída entre 1929 e 1932. Projetada por Jan Van Hoenacker, é o primeiro arranha-céu do continente europeu. Originalmente desenhado como uma torre residencial, tornou-se a sede do banco KBC após a Segunda Guerra Mundial, quando foi realizada uma reforma e ampliação do edifício. Em 1981, ganhou o status de monumento protegido e tornou-se parte do patrimônio de Flandres sob a supervisão do Flanders Heritage Department e do Heritage Antwerp. Estão em curso obras de reabilitação do edifício, justificadas pela presença de amianto nos seus espaços interiores.

Studio Libeskind transforma torre Art Déco na Antuérpia em um novo centro cultural - Imagem 2 de 3
© Luxigon

O edifício está planejado para abrigar principalmente a Phoebus Art Experience, um centro que exibirá obras de arte da Fundação Phoebus com uma galeria separada dedicada à exibição da coleção histórica do patrimônio portuário da fundação. Segundo a VRT, a escolha de Libeskind é resultado de um concurso lançado por sua atual proprietária, a operadora portuária Katoen Natalie. A mesma fonte anuncia que Daniel Libeskind trabalhará em conjunto com os arquitetos belgas da ELD.

As imagens da proposta revelam uma estrutura envidraçada angular localizada na elevação posterior do edifício existente, com grande quantidade de vegetação visível desde o lado de fora. Um volume envidraçado também está planejado para ser inserido no topo da torre, com um componente menor abaixo dele, fixado ao lado do edifício Art Déco. Embora a altura da intervenção ainda não seja divulgada, os projetistas mencionam que ela não ultrapassará a altura da catedral, uma questão delicada para a cidade.

Studio Libeskind transforma torre Art Déco na Antuérpia em um novo centro cultural - Imagem 3 de 3
© Luxigon

Este não é o primeiro projeto na cidade de Antuérpia a contrastar uma intervenção contemporânea angular com um edifício histórico. O Edifício no Porto de Antuérpia de Zaha Hadid reaproveita e estende verticalmente um antigo corpo de bombeiros para transformá-lo na nova sede do porto. Segundo os arquitetos, a extensão elevada foi preferida à proposta de um volume vizinho que teria ocultado pelo menos uma das fachadas do edifício existente.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Studio Libeskind transforma torre Art Déco na Antuérpia em um novo centro cultural" [Studio Libeskind Transforms Antwerp Art Deco Tower into a New Cultural Center] 06 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993122/studio-libeskind-transforma-torre-art-deco-na-antuerpia-em-um-novo-centro-cultural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.