Consertar as calçadas é viável para as cidades do futuro?

Se você mora em uma área urbana, suburbana ou rural, há uma boa chance de que usar uma calçada, de alguma forma, faça parte de sua rotina diária. Seja atravessando uma calçada para chegar ao seu carro em um estacionamento ou andando vários quarteirões em seu trajeto até o centro da cidade, as calçadas são essenciais para criar locais seguros para os pedestres distante das ruas. Mas o que acontece quando as cidades não se responsabilizam pela manutenção das calçadas e elas são deixadas sob cuidado das pessoas que apenas as usam?

As calçadas já foram as principais fontes de transporte nas cidades americanas e o epicentro dos acontecimentos sociais. Antes da existência dos carros, as calçadas eram lugares onde todos os meios de transporte se reuniam - cavalos puxavam carruagens, pessoas circulavam livremente e bondes transportavam pessoas de um lugar para outro. A indisciplina da “calçada” permitia que as pessoas se movimentassem livremente em todas as direções. Quando os carros foram introduzidos e se tornaram o principal meio de transporte, as calçadas se tornaram o que conhecemos hoje - espaços empurrados para o lado e designados para as pessoas andarem, com sinais indicando quando estamos legalmente autorizados a atravessar a rua para a próxima calçada.

Consertar as calçadas é viável para as cidades do futuro? - Imagem 2 de 4
Calçada em Los Angeles. Imagem © Los Angeles Walks

Los Angeles e Nova York têm duas das maiores redes de calçadas dos Estados Unidos, com 11.000 milhas e 12.000 milhas, respectivamente. Sua manutenção, ou a falta dela, é evidente em sua aparência, inacessibilidade e nos orçamentos municipais de suas cidades, que mostram o quanto o financiamento e os recursos para garantir que essas áreas urbanas sejam transitáveis são limitados. Em Los Angeles, menos de 1% de todos os seus fundos de transporte vão para faixas de pedestres, calçadas e sinais, embora os cidadãos tenham votado em 2016 para aumentar o orçamento para 8% nas próximas 5 décadas. Estima-se que metade das calçadas da cidade sejam insuficientes e seriam necessários cerca de 500 milhões de dólares para repará-las e mantê-las. Los Angeles descobriu que é quase impossível acompanhar a frequência com que a cidade recebe reclamações e pedidos de reparos. O resultado é uma cidade onde caminhar não é mais uma opção e a mobilidade para as pessoas que mais precisam não é viável.

Uma pesquisa recente com pessoas com deficiência que moram em Hells Kitchen e Chelsea, dois grandes bairros da cidade de Nova York, diz que as calçadas são mal conservadas e perigosas, dando-lhes uma classificação geral de “ruim” ou “muito ruim”, e descrevendo-as como “muitas vezes” ou “o tempo todo” sujas. Quase 85% dos moradores dessas áreas afirmaram que regularmente tropeçam nas calçadas da cidade de Nova York. Os moradores reclamaram ainda mais sobre as calçadas nos meses de inverno, quando os proprietários de casas ou prédios são responsabilizados por remover a neve em frente às suas respectivas propriedades - mas muitas vezes não o fazem.

Nos últimos anos, os Estados Unidos ficaram quase obcecados com a ideia de uma cidade caminhável. Mas como podemos esperar que as pessoas andem se as calçadas não são utilizáveis? Calçadas limpas, seguras e sem rachaduras são raras na maioria das cidades e, no entanto, são o único modo de transporte que, em uma situação ideal, pode ser usado por todos. Ao comprar uma casa nos dias de hoje, muitas residências têm uma loja disponível nas proximidades, o que avalia o quão caminhável uma casa é em relação a outras comodidades do bairro. Ele identifica onde as pessoas podem andar, mas não como. Ao comprar uma casa nos dias de hoje, muitas residências vêm com uma pontuação de caminhada, que avalia o quão caminhável é uma casa em comparação com outras comodidades do bairro. Ela identifica onde as pessoas podem andar, mas não como.

Consertar as calçadas é viável para as cidades do futuro? - Imagem 3 de 4
Diagramas de calçada para espaço proposto em Nova York. Imagem © NYC Department of Transportation

Muitas cidades começaram a criar diretrizes ou cartilhas sobre como pensar no projeto de calçadas do futuro, olhando para os reparos da cidade de uma forma que integre metas para áreas sustentáveis que dependem menos de carros e mais de transporte público e ciclismo. Consertar as calçadas e não fazer sua manutenção é caro e continua a promover o uso de carros. Ao repensarmos o que significa ter a capacidade de caminhar para casa, trabalho, escola ou comodidades locais, a mudança se concentrará menos em veículos particulares e mais em como a população em massa se beneficiará. As calçadas não serão mais “deixadas de lado", e talvez sejam projetadas da maneira histórica que eram antes, na frente e no centro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Consertar as calçadas é viável para as cidades do futuro?" [Is Fixing City Sidewalks Feasible for Future Cities?] 15 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989446/consertar-as-calcadas-e-viavel-para-as-cidades-do-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.