Do que serão feitos os móveis do futuro?

Nas conversas sobre arquitetura que estamos tendo no mundo de hoje, os materiais são um assunto muito difundido. Há discussões sobre a viabilidade do concreto no contexto contemporâneo, sobre como a madeira pode ser obtida de forma mais sustentável e sobre como materiais biodegradáveis, como o bambu, devem ser mais presentes em nossos ambientes urbanos.

Mas também precisamos falar sobre o que acontece nesses prédios – ou seja, os móveis que decoram, aprimoram e tornam habitáveis os prédios ao nosso redor. Os materiais usados para fabricar esses objetos evoluíram constantemente ao longo dos séculos e, à medida que nos aproximamos do final de 2022, vale a pena perguntar – o que o futuro reserva para os materiais que nossos móveis serão feitos?

Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 2 de 12Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 3 de 12Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 4 de 12Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 5 de 12Do que serão feitos os móveis do futuro? - Mais Imagens+ 7

Bem, os fatos são que esse futuro não consiste em materiais completamente novos por si só. Consiste em repensar os materiais existentes que já usamos para construir móveis, reformulando-os de maneiras inovadoras.

Como um material naturalmente renovável e fácil de obter, a madeira é uma escolha popular e sustentável para fazer cadeiras, mesas e armários que ocupam nossas casas, locais de trabalho e espaços recreativos. No entanto, muitos móveis de madeira fabricados hoje em dia não são biodegradáveis. Muitos móveis de madeira são revestidos com poliuretano – um revestimento líquido aplicado para minimizar a forma como a madeira é impactada por solventes, água e abrasão. O poliuretano, como um tipo de plástico, diminui a biodegradabilidade da madeira.

Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 12 de 12
Móveis contemporâneos de madeira- Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

O futuro dos móveis de madeira pode, em vez disso, ver a adoção e a defesa mais ampla de óleos à base de plantas, como óleo de tungue ou linhaça para revestimento. Abordagens de empresas de móveis como a Model No. – com sede em Oakland, no estado americano da Califórnia – podem se tornar mais comuns em um futuro distante. Para dar acabamento aos seus produtos de madeira de lei, são aplicadas bio-resinas, que fazem a compostagem com mais facilidade ao longo do tempo e, portanto, são mais ecológicas.

A madeira também está presente em outra abordagem que pode ser mais comum no futuro – a biofabricação, na qual organismos biológicos são usados para fabricar novos materiais. Um projeto de 2017 do designer de móveis Sebastian Cox e da pesquisadora interdisciplinar Ninela Ivanova apresentou uma série de lâmpadas e bancos fabricados com resíduos de madeira e uma planta fúngica. À medida que a parte vegetativa do fungo cresce, ela liga os resíduos de madeira em torno das molduras para formar móveis compostáveis. É um desenvolvimento que também é interessante do ponto de vista estético, mas ainda não está claro como seria produzido em escala global.

Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 10 de 12
Lustre de micélio / Sebastian Cox e Ninela Ivanova. Imagem © Sebastian Cox
Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 11 de 12
Lustre de micélio / Sebastian Cox e Ninela Ivanova. Imagem © Sebastian Cox

Mas, por mais que os designers experimentem com materiais que vão desde celulose cultivada em laboratório até seda de aranha, o futuro dos materiais para móveis também parece estar indo na direção do que é descartado e jogado fora está na frente e no centro. Uma poltrona fabricada pela empresa holandesa ZUIVER Group em 2019 é parcialmente composta de resíduos produzidos pelo consumo mundial de café. A marca de móveis Actiu lançou recentemente uma cadeira feita de fibra de vidro 100% reciclada e plástico de polipropileno - proveniente de caixas de vegetais e frutas da região espanhola da Andaluzia.

Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 9 de 12
Cadeira Fluit, por ACTIU e Archirivolto Design - fabricada em fibra de vidro reciclada e plástico de polipropileno. Imagem © ACTIU

Projetada junto ao escritório de arquitetura italiano Archirivolto Design, é uma peça de mobiliário minimalista e multifuncional - e talvez aponte para um futuro em que a maleabilidade dos materiais terá ainda mais importância, à medida que os designers procuram projetar objetos que se encaixam perfeitamente em diversos contextos.

Talvez o futuro dos materiais para móveis seja melhor exemplificado pelo Salone del Mobile deste ano, onde vários designers e arquitetos exploraram materiais alternativos – respondendo ao tema do Salone de incorporar a consciência ambiental e a sustentabilidade na produção de móveis. A empresa holandesa de desenvolvimento de materiais Cooloo fez experimentos com o objetivo de criar móveis duradouros a partir de materiais reciclados. Sua cadeira Ameba, projetada por Hugo de Ruiter, vai na direção contrária de uma estrutura de madeira ou metal, sendo cortada em um bloco de espuma, e conta com várias opções de revestimento - incluindo jeans e couro reciclados.

Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 8 de 12
Cadeira Ameba // Cooloo. Imagem © Cooloo
Do que serão feitos os móveis do futuro? - Imagem 7 de 12
Salone del Mobile 2022. Imagem cortesia de Salone del Milano

O futuro dos móveis parece estar caminhando em uma direção onde os materiais existentes são aprimorados por novos materiais, e onde a reutilização e a reciclagem são feitas de forma criativa para resultar em formas mais ousadas e inovadoras. Talvez seja também um futuro de colaboração ainda mais estreita entre designers de móveis, pesquisadores, arquitetos e fornecedores de materiais, onde descobertas de materiais inovadores existam lado a lado com uma maior consideração sobre a origem e o fim dos materiais.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O futuro dos materiais de construção. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Do que serão feitos os móveis do futuro?" [What Will the Furniture of the Future Be Made From?] 28 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986856/do-que-serao-feitos-os-moveis-do-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.