Ranking das cidades mais sustentáveis do Brasil

Ranking das cidades mais sustentáveis do Brasil

São Caetano do Sul, no ABC Paulista, está no topo do ranking das cidades sustentáveis do país. O levantamento inédito revela que a cidade já conhecida por liderar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil agora é a primeira entre os 5.570 municípios brasileiros em relação às práticas de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

Os dados estão no primeiro Mapa de Desempenho dos municípios brasileiros, que levam em consideração os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem alcançados até 2030.

No top 10, todas as cidades fazem parte do estado de São Paulo. São elas: São Caetano, Jundiaí, Valinhos, Saltinho, Taguaí, Vinhedo, Cerquilho, Sertãozinho, Limeira e Borá. Confira a classificação completa dos municípios.

Ranking das cidades mais sustentáveis do Brasil - Imagem 2 de 4
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma pontuação de zero a 100, São Caetano atingiu 65,62 – suficiente para garantir o primeiro lugar. Por aqui, é possível entender quais dos ODSs foram atingidos e quais há grandes desafios a serem superados.

“Recebemos com grande alegria a notícia. Não é de hoje que São Caetano do Sul trabalha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nosso Plano de Governo foi todo pautado em ações que preparam a cidade para o futuro, com uso de muita gestão técnica, alta tecnologia e governança, que garantem o desenvolvimento social e econômico do município que já tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e caminha para aumentar ainda mais a qualidade de vida dos moradores”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.

O município destaca os avanços em relação à queda de mortalidade materna infantil, mortalidade por Aids, incidência de dengue, aplicação do orçamento municipal em Saúde, detecção de hepatite, entre outros.

Ranking das cidades mais sustentáveis do Brasil - Imagem 3 de 4
Valinhos. Foto: David Alves Silva, Licença CC0

“Antes da pandemia, a cidade já investia 30% do orçamento em saúde. Ano passado fechamos com 33,5% de aplicação do orçamento da pasta. Investimos mais que o dobro do que prevê a Constituição Federal (15%)”, explica a secretária municipal da área, Regina Maura Zetone.

Além disso, em São Caetano, o gasto médio com saúde pública é de R$ 2,3 mil por habitante, quase o dobro da média nacional, que é de R$ 1,3 mil.

Alguns ODSs, como Energias Renováveis e Acessíveis, Indústria, Inovação e Infraestruturas, e Proteger a Vida Marinha foram 100% atingidos.

Ranking das cidades mais sustentáveis do Brasil - Imagem 4 de 4
Foto: Prefeitura de São Caetano

“Todos os nossos munícipes têm acesso à energia elétrica, água tratada e coleta seletiva. Temos 100% do esgoto coletado e tratado. Além disso, os investimentos em educação de qualidade nos garantiram o selo de Município Livre do Analfabetismo e avanços constantes, com acesso à internet em todas as escolas, formação continuada dos professores e infraestrutura. Preparamos a nossa sociedade para novos tempos“, conclui o prefeito.

Veja a lista das 30 cidades mais sustentáveis do Brasil, a seguir:

  1. São Caetano (SP)
  2. Jundiaí  (SP)
  3. Valinhos (SP)
  4. Saltinho (SP)
  5. Taguaí (SP)
  6. Vinhedo (SP)
  7. Cerquilho (SP)
  8. Sertãozinho (SP)
  9. Limeira (SP)
  10. Borá (SP)
  11. Itupeva (SP)
  12. Pedreira (SP)
  13. Fernandópolis (SP)
  14. Japaraíba (MG)
  15. Porto Feliz (SP)
  16. Santos (SP)
  17. Bragança Paulista (SP)
  18. São Carlos
  19. Itajubá (MG)
  20. Jaguariúna (SP)
  21. Bilac (SP)
  22. Itapira (SP)
  23. Itatiba (SP)
  24. São José dos Campos (SP)
  25. Lençóis Paulista (SP)
  26. Paraguaçu (MG)
  27. Santo Antônio da Alegria (SP)
  28. Indaiatuba (SP)
  29. São Jorge do Ivaí (PR)
  30. São José do Rio Preto (SP)

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Ranking das cidades mais sustentáveis do Brasil" 05 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986615/ranking-das-cidades-mais-sustentaveis-do-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.