Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática

A crise climática tornou as ondas de calor mais prováveis e intensas em todo o mundo. No hemisfério norte, as temperaturas recordes estão colocando milhões de pessoas em perigo. Durante os últimos meses, ondas de calor recorrentes afetaram a Europa Central e Ocidental, causando incêndios florestais, evacuações e mortes relacionadas ao calor. Nos Estados Unidos, os líderes locais também estão pedindo cautela, enquanto cidades densamente povoadas na Ásia estão anunciando estratégias para lidar com as temperaturas extremas.

As cidades estão na linha de frente desta emergência de saúde pública. As pessoas que vivem em áreas urbanas estão entre as mais atingidas quando ocorrem ondas de calor, em parte devido às ilhas de calor urbano. Este é um fenômeno que ocorre quando as cidades substituem a cobertura natural do solo por densas concentrações de superfícies que absorvem e retêm o calor, como pavimentos e edifícios. Os níveis de risco de calor também variam por bairro, sendo os setores menos influentes e historicamente marginalizados os mais afetados devido à densidade da população, acesso limitado aos sistemas de refrigeração e disponibilidade limitada de espaços verdes urbanos.

Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Imagem 2 de 6Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Imagem 1 de 6Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Imagem 3 de 6Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Imagem 4 de 6Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Mais Imagens+ 1

Continue lendo para obter uma lista de medidas que as cidades podem tomar para mitigar os efeitos do aumento da temperatura.

Expandindo a infraestrutura verde

Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Imagem 6 de 6
Acesso público ao Green Space no Central Park, Nova York. Imagem © Barrett Doherty, The Cultural Landscape Foundation

Os espaços verdes urbanos são talvez a maneira mais eficiente e intuitiva de reduzir os efeitos do calor urbano nas ilhas e proporcionar conforto aos ocupantes próximos. Expandir a infraestrutura verde e melhorar o acesso a parques e jardins urbanos é especialmente relevante em bairros de baixa renda, conhecidos por terem cada vez menos parques e espaços verdes, um fenômeno conhecido como a "lacuna de equidade dos parques". Árvores e outras plantas ajudam a resfriar o ambiente, proporcionando sombra e evapotranspiração. Além de aumentar o número de parques e jardins dentro de uma cidade, a vegetação pode ser integrada ao tecido urbano de várias maneiras, desde o plantio de árvores ao longo das ruas até telhados e muros verdes, todos desempenhando um papel no fornecimento de conforto térmico aos moradores locais.

Leia mais: Imagens de satélite classificam as cidades mais verdes (e não tão verdes) da Europa

Utilização de superfícies reflexivas para pavimentos e telhados

Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Imagem 5 de 6
Subúrbio em Melbourne. Imagem © Tom Rumble via Unsplash

Nos últimos anos, vários materiais inovadores foram desenvolvidos que capitalizam os benefícios da tinta branca para refletir o calor dos edifícios e pavimentos para criar temperaturas mais frias que reduzem o uso de sistemas adicionais de resfriamento mecânico. A tinta Coolest White, desenvolvida pela UNStudio, é um exemplo de um sistema de revestimento com uma reflectância solar total (TSR) muito elevada. Outros projetos-piloto estão usando revestimentos reflexivos à base de asfalto, como a tinta CoolSeal, para cobrir ruas e pavimentos em um esforço para reduzir os efeitos colaterais das ilhas de calor. Optar por tintas brancas simples, mesmo sem nenhuma propriedade especial anti-calor, também pode contribuir significativamente para um ambiente mais resfriado em geral.

Leia mais: Tinta branca pode resfriar nossas cidades do aquecimento global

Substituição do Ar Condicionado por Sistemas de Refrigeração Passiva

Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Imagem 3 de 6
Arranha-céus em Dubai. Imagem © Badahos via Shutterstock

Sempre que as temperaturas começam a subir, as pessoas começam a confiar cada vez mais nos sistemas de ar condicionado para se refrescar. Além de ser um sistema insustentável e de uso intensivo de energia, o calor residual liberado do AC também contribui para o efeito ilha de calor. As soluções de resfriamento podem ser divididas em duas categorias: ativas, tais como sistemas AC, ou passivas. Esta última refere-se a estratégias que regulam o ganho e a dissipação de calor com pouco ou nenhum consumo de energia. Isso envolve evitar o ganho de calor por meio de sombreamento e isolamento e dissipar o calor já acumulado por meio de ventilação, resfriamento evaporativo ou outras opções semelhantes.

Leia mais: Resfriar os interiores será o desafio arquitetônico do futuro

Preparação de abrigos climáticos para população

Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática - Imagem 4 de 6
Cortesia da Câmara Municipal de Barcelona

Enquanto a maioria desses esforços envolve processos de planejamento a longo prazo, as cidades também estão implementando medidas sazonais para proteger seus cidadãos mais valiosos do calor extremo. Cidades como Barcelona e Paris criaram redes de abrigos climáticos, espaços especialmente condicionados, mantidos a 26 graus Celsius com boa acessibilidade, áreas de descanso e água para amenizar a sensação de calor. Espaços públicos e escolas locais em toda a cidade são adaptados para servir como abrigos, enquanto parques ao ar livre com alta presença de verde urbano e fontes de água também são promovidos. A cidade de Paris também implementou um aplicativo móvel que monitora o conforto térmico em todas as áreas da cidade e ajuda os usuários a encontrar o espaço resfriado mais próximo, o ponto de água potável livre, ou planejar a melhor rota para evitar desconforto.

Leia mais: Barcelona prepara abrigos climáticos para manter os moradores frescos durante os meses de verão

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Como as cidades estão se adaptando às ondas de calor diante da mudança climática" [How are Cities Adapting to Heatwaves in the Face of Climate Change] 13 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985832/como-as-cidades-estao-se-adaptando-as-ondas-de-calor-diante-da-mudanca-climatica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.