Materiais para construir a identidade da Índia

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 1 de 31
© Andre J Fanthome

Ao se tornar um país soberano, livre do domínio britânico, o povo da Índia se viu diante de perguntas que nunca haviam respondido. Vindo de diferentes culturas e origens, os cidadãos começaram a se perguntar o que significaria a Índia pós-independência. Os habitantes agora tinham a opção de construir seu próprio futuro, com a responsabilidade de recuperar sua identidade — mas qual era a identidade da Índia? Eram os templos e as cabanas do povo indígena, os altos palácios da era Mughal ou os escombros do domínio britânico? Iniciou-se a busca por uma sensibilidade indiana contemporânea que levasse as histórias coletivas dos cidadãos em direção a um futuro de esperança.

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 2 de 31Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 3 de 31Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 4 de 31Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 5 de 31Materiais para construir a identidade da Índia - Mais Imagens+ 26

Na busca de uma identidade revivida, a história forneceu pistas. Contexto, clima, artesanato e sustentabilidade formaram os pilares da arquitetura tradicional indiana e configuraram precedentes para novas cidades e estruturas. Um novo estilo de arquitetura começou a surgir em vários pontos do país, originando métodos modernos de construção com tecnologias vernaculares. Arquitetos e urbanistas começaram a expressar esta identidade cultural como um lembrete de valores compartilhados para inspirar o espírito nacional.

Pioneiros da arquitetura modernista indiana como Charles Correa, Raj Rewal, e B.V. Doshi desenvolveram uma 'linguagem' de elementos, motivos e materiais de construção. A linguagem se tornou ligeiramente presente em todo o país para acomodar as histórias culturais e as preocupações climáticas de contextos individuais. A arquitetura indiana buscou sua identidade através de materiais locais com técnicas modernas. Profundamente mesclados com significado cultural e climático, os seguintes materiais continuam a construir a arquitetura indiana contemporânea até hoje:

Jaali

Jaali é um termo local para "bloco perfurado", e vem na forma de unidades de tijolos em cimento, terra e madeira. Emprestados das eras Rajput e Mughal, os blocos vazados criam belos padrões de luz e sombra enquanto ventilam os espaços internos. O jogo do sólido e vazio se tornou um símbolo cultural da arquitetura contemporânea indiana, sendo muito explorado pelos arquitetos do país.

M. A. C. / Made in Earth

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 6 de 31
Courtesy of Made in Earth
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 7 de 31
Courtesy of Made in Earth

Avadh Shilpgram / Archohm

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 8 de 31
© Andre J Fanthome
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 9 de 31
© Andre J Fanthome

Creche Sharana / Anupama Kundoo Architects

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 10 de 31
© Javier Callejas
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 11 de 31
© Javier Callejas

Terra

Com a crescente demanda por uma arquitetura sustentável em todo o mundo, a construção vernacular com terra ganhou destaque na Índia. Vários escritórios de arquitetura locais estão explorando as possibilidades da terra como material de construção nas formas de taipa, pau a pique, terra e palha, tijolos de terra comprimida e muito mais.

Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 12 de 31
© Shamanth Patil J
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 4 de 31
© Shamanth Patil J

Hamsa's House / Biome Environmental Solutions

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 13 de 31
© Vivek Muthuramalingam
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 14 de 31
© Vivek Muthuramalingam

Óxido 

O óxido é um material natural que dá um acabamento terroso, brilhante e colorido a qualquer superfície de escolha. A técnica foi trazida para o país pelos portugueses e italianos através do comércio. Os artesãos locais exploraram o material para chegar a metodologias que se adequassem ao contexto local. A prática é popular nas regiões do sul da Índia.

Casa Shikhara / Wallmakers

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 3 de 31
© Jino Sam, Siddharthan, Chirantan Khastgir, Akash Sharma, Sagar Kudtarkar
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 15 de 31
© Jino Sam, Siddharthan, Chirantan Khastgir, Akash Sharma, Sagar Kudtarkar

Cal 

A técnica tradicional do gesso de cal está sofrendo um renascimento na Índia, valorizado por sua respirabilidade e qualidades estéticas. Os artesãos de cal aperfeiçoaram o método ecológico ao longo de gerações, utilizando misturas e ferramentas especiais para preparar e aplicar o material em superfícies.

THE YELLOW BOX / TRAANSPACE

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 16 de 31
© Tejas Shah Photography
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 17 de 31
© Tejas Shah Photography

Lama e esterco

O gesso recorre a lama de origem local e esterco de vaca — uma antiga mistura védica. A composição é conhecida por garantir um melhor isolamento, propriedades repelentes de água e anti-sépticas. A prática é comum nas aldeias da Índia e está sendo revivida e experimentada nas cidades.

Jetavana / Sameep Padora & Associates

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 18 de 31
© Edmund Sumner
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 19 de 31
© Edmund Sumner

Palha

Este sistema de cobertura nativa é uma das primeiras formas de arquitetura vernacular reconhecidas na Índia. A cobertura envolve o uso de vegetação seca disponível localmente para proteger o interior das condições hídricas e climáticas. O material se encontra na arquitetura contemporânea como um elemento meditativo, natural e humilde.

Casa na Árvore em Forest Hills / Architecture BRIO

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 20 de 31
© Photographix
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 21 de 31
© Photographix

Pedra

A Índia é o lar de uma extensa gama de pedras como granitos, mármores, arenito, ardósia e calcário. O material tem sido utilizado desde os primeiros templos até as casas de luxo modernas, oferecendo texturas e padrões interessantes para a paleta de materiais de um edifício. A pedra disponível localmente é econômica e cria uma estética regional única na arquitetura. 

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 2 de 31
© Niveditaa Gupta
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 22 de 31
© Niveditaa Gupta

Residência Bruta / The Brick Tales

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 23 de 31
© Noaidwin Sttudio
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 5 de 31
© Noaidwin Sttudio

Madeira

Embora incomum em outros lugares, a madeira é um material de construção popular na região do Himalaia. O material é vernacular na área, onde templos foram construídos com madeira por razões práticas e religiosas. A madeira está bem adaptada às condições climáticas das regiões do Norte, sendo aplicada de outras formas por suas qualidades estéticas em outras partes do país.

Villa in the Woods / Studio Lotus

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 24 de 31
© Noughts & Crosses LLP
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 25 de 31
© Noughts & Crosses LLP

Bambu

A Índia é o segundo maior produtor de bambu do mundo e abriga muitas comunidades de artesãos especializados na construção de bambu. As práticas tradicionais de construção variam em todo o país, com as paisagens e condições climáticas locais. Famoso na região nordeste da Índia, o bambu está ganhando espaço em projetos experimentais em todo o país.

Avasara Academy / Case Design

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 26 de 31
© Ariel Huber
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 27 de 31
© Ariel Huber

The Atelier / Biome Environmental Solutions

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 28 de 31
© Vivek Muthuramalingam
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 29 de 31
© Vivek Muthuramalingam

Concreto

A Índia pós-independente foi alimentada pelo desejo de crescer e se tornar uma nação próspera. Um símbolo do modernismo, o concreto veio para indicar 'progresso' sendo usado por suas propriedades de resfriamento e acabamento minimalista. Le Corbusier foi pioneiro no uso do concreto no país, suas visões ainda estão profundamente enraizadas na mente dos arquitetos locais.

Shreyas Retreat / The Purple Ink Studio

Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 30 de 31
© Shamanth Patil J
Materiais para construir a identidade da Índia - Imagem 31 de 31
© Shamanth Patil J

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Materiais para construir a identidade da Índia" [Materials to Build India's Identity ] 08 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983373/materiais-para-construir-a-identidade-da-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.