5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton

O século XX é o período mais importante quando se trata de ícones de design de interiores. A lista de protagonistas que contribuíram para fazer essa era de design tão grandiosa é certamente muito grande para realmente fazer justiça a todos eles e seus designs clássicos de móveis. Por esse motivo, aqui apresentamos apenas uma pequena seleção de arquitetos e designers como Eileen Gray, Le Corbusier e Verner Panton, que escreveram a história do design ao longo do século passado, e que ainda continuam impressionando até hoje - todos os quais podem ser encontrados no Architonic. Nossa jornada inclui talentos extraordinários de todos os cantos do mundo: um olhar para o mundo dos móveis do passado, futuro e que no presente continua de destaque com a atemporalidade de sempre.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 7 de 12
Alvaro Aalto's 1933 designed Stool 60 for which he used the wood bending technic – a design changing new production method © ARTEK

Alvar Aalto

Nossa história começa com o design de móveis do século passado e um ícone do minimalismo escandinavo, o arquiteto e designer finlandês Alvar Aalto (1898-1976). Seus projetos não apenas influenciaram seu país de origem, a Finlândia, mas também são sinônimos do modernismo escandinavo, estética nórdica e purismo arquitetônico. Para sua Paimio Chair, desenvolvida em 1931 e um de seus maiores clássicos, ele foi inspirado pela Wassily Chair, de Marcel Breuer . A cadeira, com um apoio de costas feito de um único pedaço de madeira curva, fazia parte do design do Sanatório de Tuberculose Paimio.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 12 de 12
The Paimio Chair was developed by Alvar Aalto in the early 1930s as part of his architectural design for the Paimio Tuberculosis Sanatorium © ARTEK

Em 1933, o design do mundialmente famoso Stool 60 veio à tona, sendo produzido até hoje por Artek, bem como a cadeira Paimio. Apesar de - ou graças a - seu purismo e simplicidade, é um clássico indiscutível e disponível hoje em inúmeras versões. E também é aqui que uma das grandes invenções de Aalto surgiu, a perna L: um suporte de madeira de bétula dobrada em uma forma de L que é parafusada diretamente, tornando supérfluas as conexões de madeira complicadas. Com essa nova técnica de flexão, que ele usou para o Stool 60, Aalto alcançou uma obra -prima que mudou o design de móveis de madeira.

Ele também trabalhou com sua esposa Aino Marsio-Aalto com design de interiores e mobiliários. Com seu uso inovador de materiais naturais, formas orgânicas, linhas curvas e design centrado no homem, ele ajudou a moldar as características básicas do design nórdico moderno. No entanto, Aalto não apenas deixou sua marca com seus móveis de madeira finlandesa ou edifícios públicos. Provavelmente, seu objeto mais famoso é o vaso Savoy em forma de onda, projetado para Iittala e apresentado pela primeira vez na Feira Mundial em Paris em 1937-e a marca finlandesa ainda hoje continua a lançar novas variações de cores.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 6 de 12
As part of the House E 1027, Eileen Gray designed the Adjustable table in 1924 – and it should be the most copied furniture icon © ClassiCon

Eileen Gray

Eileen Gray (1878-1976), nascida em uma família aristocrática irlandesa-escocesa, é sem dúvida uma das designers mais importantes do século passado. Após seus estudos - ela foi uma das primeiras mulheres a estudar na London Slade Academy em 1898 por causa de sua boa formação - e foi para Paris, onde dirigiu a Jean Désert Gallery e vendia seus móveis, além de projetar interiores.

Depois de conhecer o arquiteto romeno e crítico de arquitetura Jean Badovici, com quem manteve um relacionamento romântico e profissional até 1931, Gray se concentrou na arquitetura: em 1924, ela construiu a House E 1027 com ele e para ele na Côte d'Azur. O design também incluía os móveis da moderna Cliff House - e foi aqui que ela criou seus designs mais famosos, como a Adjustable Table e a Bibendum Chair. Ela foi inspirada pelas experiências de aço tubular de Breuer na Bauhaus em Dessau, mas fez o material parecer mais elegante. A mesa lateral, que ela supostamente projetou com sua irmã - que amava tomar café da manhã na cama - é um dos designs mais copiados de todos os tempos e agora é comercializado sob licença pela ClassiCon.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 11 de 12
The name of Eileen Gray's one of a kind Bibendum chair from 1926 derives from the mascot of the Michelin tyre company: Monsieur Bibendum © ClassiCon

Também é notável que Gray mudou significativamente de rumo durante sua carreira. Depois de se destacar em Paris na década de 1920 como o melhor endereço para móveis de laca, ela fez a transição de designer de móveis reconhecida e respeitada para arquiteta aos 40 anos, incentivada por Badovici. E com a Casa E 1027, ela alcançou uma conquista verdadeiramente pioneira na arquitetura modernista.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 5 de 12
Clear lines and a bold shape characterize Le Corbusier's LC series from 1929. Pictured here as well the futuristic 1969's VP Globe pendant by Verner Panton © Cassina

Le Corbusier 

Quando criança, eu admirava muito a LC1 Chair. Não porque eu sabia algo sobre design e Le Corbusier naquela época, mas porque era um prazer para mim e meu irmão fazer ranger o encosto das costas sem parar. E devo dizer - não sem um pouco de orgulho - que a cadeira não seja apenas uma obra -prima em termos de estética e conforto, ela sobreviveu até hoje e ainda parece ótima quase trinta anos após o abuso que sofreu nas nossas mãos de criança - e o encosto ainda gira também.

Mas Charles-Eldouard Le Corbusier (1887-1965) não é conhecido apenas por seus projetos de móveis visionários. Ele dedicou seus primeiros anos profissionais à arquitetura, onde suas ideias inovadoras às vezes recebiam críticas, mas também revelaram designs que acabariam moldando a arquitetura a partir de então. Seu sistema de esqueleto de concreto armado 'Dom-Ino', desenvolvido em 1914, tornou possível as plantas finas que dispensavam paredes de carga em andares individuais. O Weisenhaussiedling em Stuttgart, Alemanha, que ele desenvolveu na década de 1920, é provavelmente o mais conhecido edifício habitacional arquitetônico que levou a vida em série para o próximo nível. No final da década de 1928, ele apresentou o LC4 Recliner, que é produzido hoje por Cassina, assim como a maioria de seus desenhos de assentos. Aliás, as primeiras peças da série LC foram criadas junto com seu primo Pierre Jeanneret e com Charlotte Perriand.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 8 de 12
Le Corbusier introduced the LC1 armchair – one of the undisputed design classics of the modern age – in 1929 together with other parts of the LC family © Cassina

Outros de seus designs de móveis cúbicos, principalmente cadeiras e sofás, são todos coordenados e compatíveis entre si, e mostram mais uma vez o pensamento em série que estava por trás de tantos designs de Le Corbusier. Em 1931, ele produziu sua própria paleta de cores, a Polychromie architecturale, com 43 tonalidades. 28 anos depois, em 1959, ele acrescentou mais 20 cores. Até hoje, é frequentemente usada por uma ampla variedade de marcas para seus produtos e conceitos de design. E com o Modulor ele desenvolveu um sistema de proporção baseado na seção áurea, estabelecendo uma base para a teoria da proporção e design, que ainda hoje compõe uma parte dos estudos fundamentais de todos os estudantes de arquitetura.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 3 de 12
The design may be nearly 100 years old – it's effect is timeless: The Barcelona chair from Mies van der Rohe is an absolute Evergreen in every interior © Knoll

Mies van der Rohe

O excelente arquiteto e designer alemão da vanguarda alemão do modernismo Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) não foi apenas o terceiro, mas também o último diretor da Bauhaus de 1930. A maioria das pessoas está familiarizada com o Villa Tugendhaft e o Pavilhão de Barcelona - suas obras arquitetônicas mais famosas. Nietzsche também era conhecido por ter sido um leitor regular de suas obras.

O que muitos não sabem é que, após seus primeiros anos de experiência profissional no campo da arquitetura com Walter Gropius e Le Corbusier, bem como seu envolvimento na administração da construção da embaixada alemã em São Petersburgo, ele foi chamado para o serviço militar após o surto da Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, ele acrescentou o sobrenome de sua mãe, van der Rohe, ao sobrenome Mies. Nos anos que se seguiram, ele se envolveu na arquitetura de vanguarda, co-editou a revista 'G' e co-fundou the Ring, um coletivo de arquitetos de vanguarda.

Em 1925, ele foi nomeado diretor artístico do Deutscher Werkbund e, dois anos depois, foi responsável pelo planejamento artístico e execução do Weissenhofsiedlung em Stuttgart por ocasião da exposição Werkbund 'The Dwelling', com a qual os arquitetos propagavam o chamado 'New Building'. Com a cadeira Barcelona, ​​projetada para o Pavilhão Alemão na Exposição Mundial em Barcelona, ​​em 1929, Mies Van der Rohe criou um ícone de móveis modernista. Foi criada em colaboração com seu parceiro de muitos anos, a arquiteta e designer Lilly Reich - cuja contribuição, no entanto, só foi reconhecida muito mais tarde. No design, eles foram inspirados por bancos antigos e móveis de assentos neoclássicos e reinterpretaram as curvas e formas com couro e cromo. Em 1938, antes do início da Segunda Guerra Mundial, ele se mudou para os EUA, de onde morou a partir de então. Ele foi nomeado chefe do departamento de arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois em Chicago, um ano depois, e encontrou sucesso como arquiteto do final da década de 1940. Seu último prédio foi a Galeria Nacional Alemã em Berlim.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 10 de 12
Brings easily adaptable '68 flair indoors: the Flowerpot series by Vernor Panton from the same year © &tradition

Verner Panton

Panton é considerado um dos designers de móveis dinamarqueses mais influentes e arquitetos de interiores do século passado e deixou uma marca duradoura no mundo do design de móveis. Sua Panton Chair de mesmo nome de 1959 é um ícone que quase transcende o setor de móveis e certamente uma das mais famosas de todas as cadeiras. Seus dois professores mais importantes foram Arne Jacobsen e Poul Henningsen. No decorrer de sua carreira, Verner Panton (1926-1998) criou designs inovadores e projetos futuristas a partir de uma variedade de materiais - em particular, os produtos foram realizados em plástico e em cores brilhantes e exóticas.

Ainda hoje, sempre há um 'novo suprimento'. Nos últimos anos, por exemplo, numerosos designs novos e antigos foram lançados pela &tradition, que se integram perfeitamente à mistura moderna e de combinação moderna - talvez precisamente porque são ícones de estilo, mas ao mesmo tempo podem ser produzidos usando os mais modernos métodos de fabricação. Sua série Flowerpot de 1968, agora produzida pela &tradition, empresta um toque jovem, fresco e nostálgico ao espaço que inibe, graças a cores intensas fortes e sua forma simples, mas icônica - duas esferas semicirculares em diferentes tamanhos.

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 4 de 12
Verner Panton conceived his most famous design piece, which is called by his name – Panton chair – in 1959 © VITRA

Seus desenhos e padrões coloridos icônicos, que são vendidos como tapetes sob a marca Verpan, entre outros, foram usados por Dries van Noten em sua coleção de primavera/verão de 2019 e adaptados para vários designs. O designer dinamarquês imortalizou seu sentimento especial pela cor, função e forma no livro 'Verner Panton: Notes on Color', publicado em 1991, a partir do qual a seguinte citação é tomada: a escolha da cor não deve ser deixada ao acaso. Você deve escolher conscientemente uma cor. As cores têm um significado e uma função. '

5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 2 de 12
Wassily Chair by Marcel Breuer from 1925 © Knoll
5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton - Imagem 9 de 12
With its strong colours and simple yet iconic shape, Verner Panton's Flowerpot series from 1968 brings a young, fresh, nostalgic flair into its environment © &tradition

Verifique mais detalhes dessas e de outras peças de móveis no catálogo do Architonic.

Sobre este autor
Cita: Deister, Maria. "5 Arquitetos icônicos que desenharam móveis: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe e Panton" [5 Iconic Designers and Their Furniture Milestones: Aalto, Gray, Le Corbusier, Van der Rohe & Panton] 18 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982966/5-arquitetos-iconicos-que-desenharam-moveis-aalto-gray-le-corbusier-van-der-rohe-e-panton> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.