O minimalismo está morto?

A estética visual das últimas décadas pode ser definida como projetar com os princípios do “nada”. Seja por meio de arte, estilo de vida, moda, design industrial ou de interiores, há uma suposta necessidade de manter as coisas no mínimo, promovendo a tendência globalmente amada e altamente criticada do minimalismo. Minimalismo é essa noção de reduzir algo a seus elementos necessários, mas quem está decidindo o que é necessário e quem está decidindo o que é demais? Com essas questões em mente, combinadas com mudanças radicais no consumismo e na maneira como as pessoas vivem nos últimos anos, as tendências atuais mostraram que o minimalismo veio para ficar, mas não sem uma reviravolta.

O minimalismo está morto? - Imagem 2 de 13O minimalismo está morto? - Imagem 3 de 13O minimalismo está morto? - Imagem 4 de 13O minimalismo está morto? - Imagem 5 de 13O minimalismo está morto? - Mais Imagens+ 8

O minimalismo é um movimento artístico que começou a tomar forma após a Segunda Guerra Mundial, que acredita-se ser uma reação ao modernismo e ao expressionismo abstrato da época. Os artistas queriam se afastar das características emocionais e expressivas desses gêneros, que pareciam uma distração da arte em si, criando o que eles acreditavam ser a "forma mais pura de beleza". Visto frequentemente nas artes visuais, na música e no design industrial da década de 1960, o termo minimalista muitas vezes se referia a qualquer coisa que fosse despojada de seu essencial, descartando qualquer tipo de ornamentação. Artistas e escultores, como Frank Stella, Robert Morris, Donald Judd e Carl Andre, para citar alguns, começaram a se mover em direção à abstração geométrica e a explorá-la através de diferentes mídias. Do outro lado do Atlântico, a abordagem europeia do minimalismo foi vista em obras de artistas associados à Bauhaus, ao movimento De Stijl e ao movimento construtivista russo.

O minimalismo está morto? - Imagem 11 de 13
Casa Koshino, Ashiya-shi / Japão. Imagem © Kazunori Fujimoto

Na arquitetura, o minimalismo descreve um espaço ou estrutura reduzido aos seus elementos básicos. O movimento ganhou popularidade no final dos anos 1980 entre Londres e Nova York, quando arquitetos foram solicitados por donos de lojas de roupas a projetar espaços um tanto vazios que usam superfícies brancas, iluminação fria e vazios desobstruídos com a menor quantidade de objetos e móveis para manter todo o foco na roupa. Acredita-se que a inspiração por trás do minimalismo veio da filosofia zen do design tradicional japonês, da Bauhaus e dos movimentos De Stijl. Outros afirmam que o minimalismo também foi uma resposta à ascensão da industrialização e da vida urbana densa, servindo como um antídoto para a agitação da vida nas grandes cidades.

Uma das frases-chave para descrever esse estilo arquitetônico é “menos é mais”, dita pelo famoso arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. O uso de abstração e simplicidade de De Stijl, combinado com o uso de materiais industriais e formas reduzidas da Bauhaus, definem a arquitetura minimalista. Encontrar valor em formas simples da natureza também é fundamental para o movimento minimalista. Ao reduzir o design aos seus elementos essenciais, e focando na forma, luz, espaço e materiais, a arquitetura minimalista é capaz de alcançar a harmonia através da simplicidade, reunindo a natureza e o espaço interior para alcançar um equilíbrio entre o feito pelo homem e o meio ambiente, como visto em muitos dos projetos de Tadao Ando, por exemplo. Isso não significa que o espaço seja projetado completamente sem ornamentação, mas que todos os elementos e detalhes do espaço são reduzidos a tal ponto que nada pode ser removido para melhorá-lo.

O minimalismo está morto? - Imagem 4 de 13
Vitra Conference Pavilion, Weil am Rhein / Alemanha. Imagem © Vitra, by Richard Bryant

Avançando para o início do século XXI, o minimalismo estava em toda parte - tanto que se tornou o estilo de vida desejado e luxuoso. Os interiores apresentavam designs elegantes e linhas limpas para transmitir uma sensação de simplicidade atemporal e chique. As superfícies estavam totalmente livres de desordem, priorizando a organização e limpeza. Cores brancas e neutras foram usadas como base, mas foram complementadas com diferentes tons e texturas para adicionar algum caráter. Com inspiração nos designs escandinavos, combinou-se acabamentos naturais como madeira e pedra com formas geométricas simples, uma paleta de cores monocromática e elementos funcionais. Logo depois, o minimalismo se tornou uma disciplina global de viver mais com menos - “em uma cultura de consumo, o minimalismo sempre foi um ardil um tanto extravagante”.

O minimalismo está morto? - Imagem 6 de 13
Apartmento em Largo do Carmo / Aurora Arquitectos. Imagem © do mal o menos
O minimalismo está morto? - Imagem 5 de 13
Olaria House / NJ+ Arquitetos Associados. Image © Denilson Machado – MCA Estúdio

Embora o minimalismo fosse amplamente popular entre os designers, ele sempre foi fortemente criticado por ser muito frio e “sem alma”. Muitos usaram o minimalismo como forma de encerrar o caos do mundo exterior e entrar em um estado de calma e serenidade assim que se chega em casa, outros, no entanto, não sentiram nenhum apego emocional ao estilo, nem refletiram sua vibrante e personalidade forte. Mas no final do verão de 2020, o mundo finalmente começou a ver essa grande mudança na “jornada estética” das pessoas, inclinando-se para interiores naturais, vibrantes e ecléticos, “onde os ambientes podem ser preenchidos com cores, excentricidades e objetos que não combinam, e esse é o ponto.”

O minimalismo está morto? - Imagem 9 de 13
Ewelina Art Studio / Ewelina Makosa. Imagem © Anne.Catherine Scoffoni

Obviamente, o estilo está mudando constantemente e as tendências novas/recicladas são frequentemente introduzidas todos os anos, mas acredita-se que a pandemia seja um dos principais contribuintes para essa mudança. Após vários meses em quarentena, não foi surpresa que as pessoas sentissem vontade de adicionar tons mais quentes às suas paletas de cores e infundir alguma energia no espaço. Viver em preto e branco não era mais desejável, as pessoas queriam plantas, texturas, estampas e acessórios que refletissem sua personalidade. Com isso foram introduzidos estilos como Japandi e Modernismo Orgânico, que emprestaram elementos estilísticos de designs japoneses e escandinavos e os complementaram com recursos e materiais naturais, adicionando vida a um desenho monótono. Os designers também começaram a emprestar elementos de outros países, como paletas de cores, padrões e acessórios nativos, transformando seus espaços em pequenos refúgios.

O minimalismo está morto? - Imagem 13 de 13
Casa North Vancouver/ Scott & Scott Architects. Imagem © Scott & Scott Architects
O minimalismo está morto? - Imagem 12 de 13
Record Company Office / Two Interior Design Studio. Imagem © Mikhail Stepanov

Uma resposta mais exagerada ao minimalismo é o maximalismo, que também aumentou em popularidade nos últimos dois anos. O maximalismo é frequentemente visto como uma reação subliminar e sociocultural contra as implicações políticas históricas do minimalismo, uma reação aos comentários controversos do arquiteto austríaco Adolf Loos sobre ornamentos e sua relação com “erotismo descontrolado, atividade criminosa e campesinato”, por exemplo. Hoje, com a ascensão do individualismo, e desafiando o status quo, as casas maximalistas são uma representação do que está dentro do cérebro do morador, os lugares que visitou, sua cultura e herança e seus interesses - é “uma humanidade expressiva e conectiva – uma bagunça intencional” que celebra o expressionismo, o gosto pessoal e a aceitação de quem as pessoas são e de onde vêm.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Estética. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "O minimalismo está morto?" [Is Minimalism Dead? ] 26 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982926/o-minimalismo-esta-morto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.