Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente?

Nos últimos anos, a indústria da construção tem enfrentado desafios sem precedentes. A falta de trabalhadores qualificados está aumentando os custos da mão-de-obra, há uma escassez global de moradias e os efeitos das mudanças climáticas em todo o mundo estão mais claras do que nunca. Portanto, questionar os métodos tradicionais de construção e empurrar os limites da inovação tornou-se uma prioridade, forçando o setor a implementar novas tecnologias à medida que eles embarcam na era da transformação digital. Há uma inovação, no entanto, que parece particularmente promissora: impressão em construção em 3D. Embora relativamente recente, a tecnologia já foi testada com sucesso em inúmeras estruturas, casas e prédios de apartamentos, reformulando a construção residencial como a conhecemos. Portanto, a impressão 3D poderia muito bem ser uma alternativa viável para soluções de moradias em massa mais eficientes, sustentáveis e econômicas em um futuro próximo, impactando positivamente a vida das pessoas e contribuindo para cidades mais verdes e saudáveis.

Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente? - Imagem 3 de 10
TECLA, 3D Printed Habitat by WASP. Image Courtesy of WASP

O processo de impressão

Então, como funciona a impressão 3D? Simplificando, as formas tridimensionais são criadas através de um processo controlado por computador sem o uso da concretagem. Usando uma grande máquina de impressão, concreto (ou outros materiais como argamassa, solo, polímeros especiais ou plásticos reciclados e outros) é extrudado camada por camada para formar paredes, fundações, colunas, escadas e outros elementos de construção. Como o sistema é portátil, ele é adequado para produção pré-fabricada e aplicação in situ, eliminando a necessidade de realocação e calibração frequentes. Depois que a impressora é montada, ela opera ao longo de três eixos em uma estrutura metálica segura e pode ser configurada em qualquer direção para uma ampla gama de aplicações.

Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente? - Imagem 4 de 10
PERI 3D Printing. Image Courtesy of PERI

Uma tecnologia de construção rápida e ecológica que não sacrifica a criatividade

Eficiência

Sem dúvidas, o processo de impressão oferece um potencial significativo para aumentar a eficiência e a produtividade. Não apenas oferece um alto grau de confiabilidade do planejamento desde o início, mas também requer baixos esforços de coordenação e monitoramento. Com materiais padrão, como madeira ou tijolo, as casas podem levar meses ou anos para serem concluídos. Mas com uma impressora 3D, o tempo de construção reduz drasticamente. De fato, de acordo com Marco Vonk, gerente de marketing da Saint Gobain Weber Beamix, "você pode economizar cerca de 60% do tempo no local de trabalho e 80% em trabalho de parto". Isso significa que uma casa pode ser construída desde o início em questão de dias, o que também se traduz em menos custos. E, diferentemente da construção tradicional - onde a precisão é limitada por erro humano ou pelas condições do terreno - o edifício resultante é uma cópia exata do modelo digital, assim como imprimir uma imagem no papel. Nesse sentido, o processo automatizado requer pouca supervisão e nenhum input manual, reduzindo as chances de erros de projeto e lesões do trabalhador.

Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente? - Imagem 5 de 10
PERI 3D Printing. Image Courtesy of PERI

Sustentabilidade

Frequentemente, a alta eficiência energética de recursos e energia é um sinônimo de sustentabilidade. Embora exista um longo caminho a percorrer para que a impressão 3D seja 100% ecológica, ela certamente oferece benefícios ambientais excelentes, especialmente quando comparados aos métodos convencionais. Além de imprimir paredes ocas que naturalmente requerem menos material, a impressora usa a quantidade exata necessária para dar vida a um modelo digital, minimizando o uso concreto. E porque não há necessidade de instalação ou concretagem no local, o desperdício de construção - que normalmente acabaria em um aterro - é significativamente reduzido. Além disso, as impressoras 3D podem ser desenvolvidas para criar estruturas a partir de materiais orgânicos, sustentáveis ​​e renováveis, como casas redondas feitas de terra crua, pequenas casas feitas de lama ou estruturas feitas de compósito de bambu. Assim, usando menos materiais, gerando menos resíduos, diminuindo as necessidades de transporte e potencialmente usando materiais naturais ou reciclados, os edifícios impressos podem reduzir drasticamente sua pegada de carbono.

Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente? - Imagem 6 de 10
TECLA, 3D Printed Habitat by WASP. Image Courtesy of WASP

Flexibilidade do projeto

Apesar de ser um processo automatizado que pode produzir o mesmo modelo repetidamente, a impressão tridimensional fornece uma alta flexibilidade projetual. Como as alterações podem ser feitas facilmente dentro do modelo digital e o sistema pode ser configurado de acordo com cada design, praticamente qualquer superfície e forma é possível: paredes curvas ou retas, superfícies lisas ou ásperas, planas ou angulares. Por exemplo, o House Zero e a Beckum House apresentam paredes curvas de pele dupla que, além de oferecer eficiência estrutural, criam um movimento fluido dentro das casas. Dessa forma, mesmo em um processo extremamente produtivo, os arquitetos ainda são capazes de explorar possibilidades criativas para criar edifícios únicos, inovadores e atraentes.

Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente? - Imagem 7 de 10
ICON 3D printed house, House Zero. Image © Casey Dunn

Com esses inúmeros benefícios em mente, a empresa de materiais Saint Gobain Weber Beamix vem experimentando tecnologias de impressão em concreto em 3D desde o início do século. Em colaboração com a BAM, eles abriram a primeira fábrica de impressão de concreto na Europa, desenvolvendo marcos como o primeiro projeto de habitação comercial impresso do mundo. Composto por cinco casas que atendem a todos os requisitos de conforto e construção, projetos construídos, habitados como esses, demonstram o potencial da impressão em construção em 3D para projetos de moradia em massa acessíveis.

Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente? - Imagem 8 de 10
The Netherland's first printed commercial housing project. Image © Bart van Overbeeke

A impressão em construção 3D potencialmente nos permitirá enfrentar os desafios da habitação global

Estima-se que 900 milhões de pessoas entre a população global vivem em favelas, enquanto 330 milhões de famílias urbanas não podem acessar acomodações acessíveis, adequadas e seguras. À medida que os preços continuam aumentando, espera-se que esse número aumente. Portanto, a impressão em construção em 3D - com sua capacidade de criar edifícios de alta qualidade, econômicos e ecológicos em taxas sem precedentes-têm o potencial de abordar a emergência da habitação atual de uma maneira mais sustentável. Como muitas casas podem ganhar vida repetidamente com o mesmo software, modelo e material, também pode ser uma solução viável para abrigos de emergência. E, evidentemente, a eficiência do processo não implica necessariamente que os arquitetos tenham que comprometer a criatividade e a estética. Como a impressão 3D permite uma alta flexibilidade de design, é fácil obter um equilíbrio entre beleza, forma e função.

Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente? - Imagem 9 de 10
ICON 3D printed house, House Zero. Image © Casey Dunn
Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente? - Imagem 10 de 10
PERI Wallenhausen apartment building. Image Courtesy of PERI

As muitas casas impressas bem-sucedidas certamente apontam para a direção correta. No entanto, para realmente imaginar um futuro em que a impressão 3D se torna a norma para moradias em massa, ainda existem muitos desafios a serem superados para substituir os métodos tradicionais. Por exemplo, adaptar os rígidos requisitos de construção dos países, enfrentando áreas de alta densidade, respondendo adequadamente a diferentes condições climáticas, melhorando a circularidade dos materiais após o fim da vida para desconstrução, reduzindo sua pegada de carbono e tornando a tecnologia ainda mais acessível para promover o acesso em setores mais vulneráveis. Tudo começa, no entanto, continuando a investir, explorar e inovar no mundo da impressão de construção.

Afinal, a impressão 3D chegou para ficar, mas sua história ainda está sendo escrita.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Por moradias sustentáveis e acessíveis: a impressão 3D é o futuro ou o presente?" [Towards Sustainable and Affordable Housing: Is 3D Printing the Future or the Present?] 19 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982778/por-moradias-sustentaveis-e-acessiveis-a-impressao-3d-e-o-futuro-ou-o-presente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.