Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável

Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 1 de 5
Foto por Uno Raamat on Unsplash. Imagem Tallinn

Várias cidades têm experimentado taxas oscilantes nos serviços de transporte público em um esforço para promover a mobilidade sustentável, aliviar o congestionamento e diminuir a desigualdade social. Em fevereiro passado, Salt Lake City interrompeu a cobrança de tarifas por um mês para reduzir as emissões de carbono na região. No final de março, a cidade italiana de Gênova estendeu o acesso gratuito a algumas de suas redes de transporte público, após uma experiência bem-sucedida iniciada no final de 2021 em um plano ambicioso para se tornar a primeira cidade italiana com transporte gratuito. Enquanto isso, o pequeno ducado de Luxemburgo se tornou o primeiro país do mundo com transporte público gratuito em 2020.

Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 2 de 5Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 3 de 5Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 4 de 5Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 5 de 5Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Mais Imagens

Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 3 de 5
VLT Kansas. Image via Flickr User Jim Maurer

Salt Lake City implementou um “Fevereiro sem tarifas”, com a intenção de marcar o 20º aniversário de Salt Lake City como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 e reduzir as emissões de carbono. O experimento resultou em um aumento acentuado no número de passageiros. Outras cidades dos EUA, como Richmond ou Kansas City, adotaram o transporte gratuito em um esforço para lidar com a desigualdade social.

Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 4 de 5
Foto por Folco Masi on Unsplash. Imagem Genoa

O experimento de quatro meses em Gênova foi feito para ajudar os planejadores da cidade e as autoridades a entender como a isenção de taxas poderia mudar os hábitos antes de redesenhar a estratégia de mobilidade urbana. Em março, a cidade registrou um aumento de 18% no uso do metrô, o equivalente a 36.000 passageiros a mais. Pesquisas também destacaram que 25% dos passageiros mudaram seus hábitos de viagem e 26% deles costumam viajar usando veículos particulares. Agora, a cidade ampliou o acesso gratuito a funiculares e metrô em determinados horários do dia para promover uma mobilidade mais sustentável.

Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 2 de 5
VLT Luxemburgo. Imagem © Creative Commons

Em 2020, Luxemburgo recebeu o título de primeiro país do mundo a tornar todo o seu transporte público gratuito. O país possui uma extensa rede interligada de ônibus, trens e VLTs, que agora são gratuitos para residentes e turistas, com exceção das passagens de primeira classe, que ainda precisam ser pagas. Em 2018, a Estônia aprovou uma lei permitindo que todos os condados implementassem transporte público gratuito, enquanto também poderiam optar por não participar da inciativa. A capital, Tallinn, tem transporte público gratuito desde 2013. No entanto, uma auditoria de 2021 revelou que o projeto não cumpriu as metas de reduzir as viagens de carro, questionando a viabilidade de tais esforços.

Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável - Imagem 5 de 5
Metrô - LA. Imagem © 2019 LACMTA Metro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Cidades testam sistemas de transporte público gratuito para promover a mobilidade sustentável" [Cities are Experimenting with Free Public Transit to Promote Sustainable Mobility] 29 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981639/cidades-testam-sistemas-de-transporte-publico-gratuito-para-promover-a-mobilidade-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.