Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba

Precisão técnica aliada à preocupação ambiental e caráter exploratório e investigativo fazem de Carla Juaçaba uma das grandes representantes da arquitetura latino-americana na atualidade. Carioca, nascida em 1976, Carla Juaçaba frequentou a Universidade de Santa Úrsula e atribui à essa instituição de ensino muito do seu estilo experimental e interdisciplinar. Não é à tona que durante a sua formação acadêmica seus grandes mestres inspiradores foram o arquiteto Sergio Bernardes e a artista plástica Lygia Pape, insinuando seu interesse pelas múltiplas ramificações disciplinares que podem compor a arquitetura. Nesse sentido, ainda na graduação, Carla trabalhou em conjunto com arquiteta Gisela Magalhães, da geração de Oscar Niemeyer, em projetos de cenografia e expografia.

Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 2 de 14Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 3 de 14Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 4 de 14Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 5 de 14Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Mais Imagens+ 9

Apesar da vertente experimental, que investiga o campo ampliado da arquitetura, logo após finalizar o curso em 2000, Carla iniciou seu próprio escritório e enveredou pelo caminho dos projetos residenciais, ganhando notoriedade pela desenvoltura técnica e sensibilidade na análise do contexto. Em cada projeto, é possível perceber como a arquiteta avalia com precisão os aspectos naturais do entorno, procurando aproveitar ao máximo seu potencial, o que abrange, muitas vezes, o uso de materiais locais.

Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 12 de 14
Casa Rio Bonito / Carla Juaçaba. © Nelson Kon

Contudo, trabalhos interdisciplinares não deixaram de fazer parte de sua carreira, tornando-a conhecida também por projetar instalações e obras culturais como o Pavilhão Humanidade2012 da Rio +20 e a Capela da Bienal de Veneza de 2018, ambos internacionalmente premiados. Neles é possível ver o domínio das diferentes escalas e programas, fatores que, segundo a arquiteta, não interferem em seu modo de projetar. A pergunta feita por ela é sempre a mesma: “o que faz sentido fazer aqui?”

Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 14 de 14
Humanidade2012 / Carla Juaçaba + Bia Lessa. © Leonardo Finotti

A resposta para essa pergunta é materializada em projetos de formas simples, compostos por poucos elementos, porém, frutos de cálculos precisos. Eles surgem como se sempre pertencessem ao local, em uma leveza que beira a transparência e dilui as fronteiras entre interior e exterior.

Entre as principais premiações no meio arquitetônico, destacam-se o primeiro prêmio do AREA - Architectural Review Emerging Architecture Award 2018, destinado a jovens profissionais da área, e o prêmio internacional ArcVision Women and Architecture 2013, da Itália, que valoriza a produção arquitetônica de mulheres e a consagra como importante exemplo profissional em um contexto dominado por homens.

Além do trabalho prático, Carla nunca se desvencilhou da vida acadêmica, atuando em ensino e pesquisa nas universidades de Harvard GSD, Columbia GSAPP e Mendrisio Accademia na Suíça. A arquiteta também já participou de bienais de arte e arquitetura e em duas ocasiões, 2012 e 2019, foi júri da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) em Madri.

Atualmente, o escritório está estabelecido em Londres e segue engajado em projetos culturais e privados, tendo como sócio desde 2016 o arquiteto Clovis Cunha. Além dos projetos, Carla é atualmente doutoranda na ETSAM-UPM-Madrid.

Conheça a seguir algumas das obras mais importantes da sua trajetória.

Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba

Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 5 de 14
Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba. © Federico Cairoli
Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 9 de 14
Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba. © Federico Cairoli

Casa Varanda / Carla Juaçaba

Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 8 de 14
Casa Varanda / Carla Juaçaba. © Fran Parente
Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 3 de 14
Casa Varanda / Carla Juaçaba. © Fran Parente

Humanidade2012 / Carla Juaçaba + Bia Lessa

Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 6 de 14
Humanidade2012 / Carla Juaçaba + Bia Lessa. © Leonardo Finotti
Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 7 de 14
Humanidade2012 / Carla Juaçaba + Bia Lessa. © Leonardo Finotti

Casa Rio Bonito / Carla Juaçaba

Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 2 de 14
Casa Rio Bonito / Carla Juaçaba. © Nelson Kon
Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 10 de 14
Casa Rio Bonito / Carla Juaçaba. © Nelson Kon

Capela Pavilhão da Santa Fé na Bienal de Veneza 2018 / Carla Juaçaba

Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 4 de 14
Capela para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2018 / Carla Juaçaba. Imagem © Laurian Ghinitoiu
Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba - Imagem 11 de 14
Capela para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2018 / Carla Juaçaba. Imagem © Carla Juaçaba

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "Leveza e precisão: conhecendo a obra de Carla Juaçaba" 10 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979048/leveza-e-precisao-conhecendo-a-obra-de-carla-juacaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.