Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 2 de 27Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 3 de 27Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 4 de 27Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 5 de 27Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Mais Imagens+ 22

O Dia Nacional da Escola foi celebrado ontem, 15 de março, uma importante data para lembrar e valorizar a importância das instituições de ensino. Espaços que propiciam novas perspectivas, conhecimento, trocas, encontros e brincadeiras precisam ser projetados a altura do desafio. Se anteriormente já destacamos quinze projetos realizados por arquitetos brasileiros, hoje aproveitamos para destacar algumas soluções e técnicas adotadas nos últimos anos ao abordar esse programa.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 3 de 27
Escola Casa Fundamental / Gabriel Castro (MOBIO Arquitetura) + Marcos Franchini + Pedro Haruf. Foto: Cortesia de Gabriel Castro / Reverbo

Versatilidade e inovação do mobiliário

Para abrigar todas as funções necessárias num mesmo espaço, a versatilidade do mobiliário pode ser fundamental. No caso do projeto Porto Educação, o escritório numa arquitetos pensou o projeto como uma grande praça que pode ser transformada em três salas independentes através da manipulação de divisórias articuladas, que quando são abertas, permitem a fluidez de circulação, expandindo o campo de aprendizado para o largo, corredores e copa.

Focando em uma educação menos hierárquica e no constante compartilhamento de ideias, o desenho das mesas foi pensado para uso coletivo e permite a configuração de diferentes tipos de layouts para ensino e eventos - conferências, palestras, aulas com projeção, mesas redondas -, atendendo assim a necessidade de cada momento. 

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 4 de 27
Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will. Foto: © Rafaela Netto
Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 22 de 27
Colégio Marista Santo Antônio / Hype Studio. Foto: © Fellipe Lima

Essa possibilidade dada pelo desenho do mobiliário também pode ser encontrado nos projetos da Escola Bilíngue Pueri Domus, realizada pelo Perkins+Will, e do Colégio Marista Santo Antônio, projetada por Hype Studio, nos quais, os arranjos de mobiliários permitem diferentes layouts no espaço, tanto na sala de aula como nas áreas de encontro - onde trazem uma proposta mais lúdica para os alunos.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 21 de 27
Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will. Foto: © Rafaela Netto

Espaços de Encontro

Um dos espaços mais marcantes de uma escola é o pátio. É nele que encontramos os amigos, comemos, brincamos. Na Escola Parque – EMEI Cleide Rosa Auricchio, Carolina Penna Arquitetos, preza pela criação de um espaço público democrático, com suas tensões, oferecendo a possibilidade de construção coletiva e aberto a imprevisibilidades. Fazendo com que a escola municipal que hoje ocupa uma antiga praça se mantenha como o centro da comunidade através de uma cobertura que abriga e acolhe: crianças, pais e educadores.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 8 de 27
Escola Parque – EMEI Cleide Rosa Auricchio / Carolina Penna Arquitetos. Foto: © Ana Mello
Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 9 de 27
Escola Parque – EMEI Cleide Rosa Auricchio / Carolina Penna Arquitetos. Foto: © Ana Mello

Já o escritório H+F Arquitetos, quando projetou a Escola Estadual Jardim Romano, compôs dois blocos transversais ao terreno e paralelos entre si implantados a meio nível um do outro. De modo que uma das laterais organiza o acesso de alunos às escolas e a outra recebe um volume menor e longitudinal que contém um sistema de escadas e rampas articuladas. Liberando, assim, espaço para a criação de uma pequena praça de acesso que dialoga com o entorno urbano, marcando a escola em seu contexto e propiciando o encontro entre estudantes e cidadãos.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 18 de 27
Escola Estadual Jardim Romano / H+F Arquitetos. Foto: © Pedro Napolitano Prata

Adaptando edifícios

Encontrar um terreno livre para construir uma escola do zero é praticamente impossível. Por isso, adaptar edifícios para o programa educacional tem sido cada vez mais comum. Alguns exemplos são a ECE – Escola Camino, na qual GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados foram os responsáveis por reformar uma antiga concessionária de carros para abrigar as necessidades de uma escola com uma proposta pedagógica inovadora pautada no ensino por meio de projetos, portanto, a ambientação das salas e escolha de desenho de mobiliário foram fundamentais aqui.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 12 de 27
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados. Foto: © Manuel Sá
Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 13 de 27
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados. Foto: © Manuel Sá

Já o desafio colocado para Gabriel Castro (MOBIO Arquitetura) + Marcos Franchini + Pedro Haruf não estava apenas em transformar um galpão industrial na Escola Casa Fundamental, mas também propor um projeto arquitetônico que fosse elaborado simultaneamente com a pesquisa de propostas educacionais inovadoras que levam em consideração o espaço como elemento ativo do processo de ensino e aprendizado.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 10 de 27
Escola Casa Fundamental / Gabriel Castro (MOBIO Arquitetura) + Marcos Franchini + Pedro Haruf. Foto: Cortesia de Gabriel Castro / Reverbo
Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 11 de 27
Escola Casa Fundamental / Gabriel Castro (MOBIO Arquitetura) + Marcos Franchini + Pedro Haruf. Foto: Cortesia de Gabriel Castro / Reverbo

E, ao readequar um edifício comercial, surgiu a Escola Força Estudo Personalizado, desenhada por Pianca Arquitetura + Gabriel Sepe + Quadradão. O projeto tira proveito das infraestruturas existentes e, para as novas intervenções, utilizam técnicas secas, de construção rápidas, realizando um projeto mais econômico.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 25 de 27
Escola Força Estudo Personalizado / Pianca Arquitetura + Gabriel Sepe + Quadradão. Foto: © Pedro Napolitano Prata

Linguagem contemporânea: identidade e acessibilidade

Escolas mais tradicionais, ao atualizar seus conteúdos e posições, também buscam se readequar espacialmente. No caso da Escola Concept, Triptyque Architecture assina o projeto que confere a ela um novo uso e formato no âmbito de demandas contemporâneas que dialogam com o edifício original da década de 1930.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 7 de 27
Escola Concept / Triptyque Architecture. Foto: © Fran Parente
Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 6 de 27
Escola Concept / Triptyque Architecture. Foto: © Fran Parente

Já o Colégio Etapa Vila Mascote, teve o projeto de retrofit assinado por Biselli Katchborian Arquitetos, que buscou por novas entradas de luz natural e por maior clareza e visibilidade na comunicação institucional, com o prédio antigo e um novo dentro de um mesmo sistema de cores. Aqui, destaca-se a importância da atualização da edificação em função de novas regras, especificamente de segurança e acessibilidade: a instalação de elevadores, a reforma das escadas de emergência e diversos outros elementos precisaram ser adaptados.

Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas - Imagem 14 de 27
Colégio Etapa Vila Mascote / Biselli Katchborian Arquitetos. Foto: © Nelson Kon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Projetando uma escola no Brasil: ideias e soluções contemporâneas" 02 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978630/projetando-uma-escola-no-brasil-ideias-e-solucoes-contemporaneas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.