Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will

Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores, CadeiraEscola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Exterior, Cerca, TijoloEscola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Cadeira, Viga, Corrimão, JanelaEscola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela, VigaEscola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Perkins+Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkos, Arthur Decorações, Ca2 Consultores Ambientais Associados, Cardim Arquitetura Paisagística, Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, Consult, Crosslam, Deca, Eleve, Foco LD, Gera, Interarq, Lumicenter, Maria Joaquina, Metadil Móveis Escolares, Pedreira Engenharia Ltda, Prismatech, Tarkett
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando Vidal, Douglas Tolaine
  • Colaboradores: Renato Siqueira, Lara Kaiser, Danielle Superti, Ana Mello, Fátima Oliveira, Guilherme Ramalho, Anna Beatriz Barros, Ana Thereza Sacchi, José Francisco Santana, Gabriel Freitas, Gabriella Migotto.
  • Cidade: Perdizes
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mundialmente reconhecido por sua expertise multidisciplinar, incluindo em projetos educacionais, o estúdio global de Arquitetura e Design Perkins&Will assina a nova unidade da Escola Bilíngue Pueri Domus. Inaugurada em 2020, em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, a escola foi idealizada para atender às novas demandas das metodologias de ensino contemporâneas. A evolução das tecnologias e o acesso ilimitado à informação em tempo real modificaram a forma como crianças e adolescentes consomem conteúdo atualmente. Essa transformação também criou novas necessidades até mesmo para os espaços físicos de ensino. “As escolas do futuro precisam estimular a criatividade e a interação.

Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Cadeira, Viga, Corrimão, Janela
© Renato Navarro
Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Imagem 24 de 30
Planta - Térreo
Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Renato Navarro

O nosso projeto alcança esse objetivo por meio de espaços que promovem bem-estar e acolhimento, incentivam a interação e exercitam o foco”, explica o arquiteto Douglas Tolaine, Design Principal do estúdio da Perkins&Will em São Paulo. A edificação é formada por duas “asas”, conectadas por um átrio central, onde uma grande arquibancada recebe alunos, funcionários e pais. “É onde tudo acontece. Aqui as pessoas se encontram, interagem, trocam experiências e informações ou até mesmo estudam ou brincam nos intervalos”, conta Douglas. O destaque do design é a cúpula que cobre o átrio. “Ela permite a entrada de luz natural e a visão para a rua, ao mesmo tempo em que dará privacidade e protegerá da incidência solar, criando um espaço agradável e acolhedor”, explica. “À noite, ela será uma grande cúpula iluminada”.

Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Aço, Corrimão, Viga
© Renato Navarro

A exemplo do projeto da Perkins&Will na unidade Itaim Bibi, as salas de aula do Pueri Domus Perdizes têm divisórias de vidro transparente. “A ideia é que os alunos se acostumem ao movimento nos corredores durante as aulas. É uma forma de ensiná-los a ter foco em um cenário repleto de estímulos como redes sociais e dispositivos eletrônicos”, conta Tolaine. O projeto ainda tem lounges para momentos de relaxamento e learning places – nichos onde os alunos podem se concentrar durante os tempos livres. Fundamental para estimular a criatividade, a concentração e os relacionamentos, o bem-estar é peça-chave do projeto, que usa o Design Biofílico para proporcionar uma experiência de aprendizado ainda mais eficiente.

Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Exterior, Janela
© Renato Navarro
Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores
© Renato Navarro
Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Imagem 27 de 30
Planta
Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Renato Navarro

A escola tem uma floresta de bolso, um pequeno bosque com árvores nativas, criado pela Cardim Arquitetura Paisagística. “A presença do verde vai melhorar a questão térmica e proporcionar uma experiência de mais contato com a natureza”, afirma Douglas. “O bosque ainda agregará valor ao entorno, enriquecendo a paisagem e transmitindo esse bem-estar também para a comunidade da região”. A vizinhança, inclusive, também foi considerada no projeto do prédio, que tem formatação horizontal para não prejudicar a vista das residências existentes. A escola foi construída em tempo recorde de 8 meses, o que foi possível graças ao uso da estrutura metálica. A solução ainda permitiu a criação de vãos maiores, favorecendo ainda mais a entrada de ventilação e luz natural. Os brises de madeira também colaboram com esse objetivo, além de dar à fachada um visual moderno e de destaque na região.

Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa
© Renato Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Min. Godói, 1697 - Perdizes, São Paulo - SP, 05015-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Bilíngue Pueri Domus / Perkins+Will" 15 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954914/escola-bilingue-pueri-domus-perkins-plus-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.