Porto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura

Porto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, PrateleiraPorto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de InterioresPorto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraPorto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de InterioresPorto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Andra, Brilia, Cavaletti, Eliane, Gaboardi Jr, Rio vidros, SS Metal, Stilero Móveis, Suvinil, WA móveis
  • Arquitetos Responsáveis: Alexandre Kenji Okabaiasse, Vitor Takahashi, Marcelo Miotto
  • Colaboradores: Helio Buba, Christiana Vieira
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Porto Educação é uma instituição que “propõe uma nova visão no ensino, entendendo o aluno como uma pessoa única, um ser completo e complexo”.

Um espaço para ler, escrever, ouvir, apresentar, conviver, compartilhar ideias. O projeto é proposto como uma grande praça que pode ser transformada em três salas independentes através da manipulação de divisórias articuladas. Quando abertas, permitem a fluidez de circulação - reforçada pela continuidade do piso monolítico de cor azul claro -, expandindo o campo de aprendizado para o largo, corredores e copa.

Porto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores
Cortesia de numa arquitetos

A "linha cultural", um elemento composto de madeira e vidro, regula e delimita a grande praça e ao mesmo tempo é repositório de conhecimento, instigando interesse para os mais diversos suportes de cultura, seja com um conto fantástico de Borges, uma narrativa de Graciliano Ramos ou uma película de Sebastião Salgado.

Com a adoção de divisórias transparentes, subverte-se o papel da parede no espaço sem descartar a função que desempenham, criando a interface do interior com a paisagem externa e entre os espaços internos, expondo as atividades humanas que ali acontecem. O vidro canelado, material adotado para alcançar essa transparência, garante certo nível de privacidade e, ao mesmo tempo, a distribuição de luz natural para todas as salas.

Focando em uma educação menos hierárquica e no constante compartilhamento de ideias, o desenho das mesas é pensado para uso coletivo e permite a configuração de diferentes tipos de layouts para ensino e eventos - conferências, palestras, aulas com projeção, mesas redondas -, atendendo assim a necessidade de cada momento e servindo como objeto de curiosidade, interação e aprendizado para os usuários, tornando-os seres ativos dentro do espaço. Um mobiliário de madeira é desenhado para poder ser transportado pelo espaço e cumprir diferentes tipos de função, de acordo com a necessidade: banco, mesa, apoio lateral e até arquibancada, quando acoplados uns aos outros. Quando não estão sendo utilizados, são armazenados na parte inferior da linha cultural, liberando a continuidade espacial

Porto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
GIF 02

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Gen. Osório, 379 - Centro, Curitiba - PR, 80020-010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Porto Educação / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura" 13 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934040/porto-educacao-numa-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.