UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo

UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo - Imagem 1 de 5
Foto: Dima Pima on Unsplash . ImageLviv

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) manifestou sua preocupação com os danos causados a marcos históricos na Ucrânia e pediu a proteção do patrimônio cultural do país. Além de se posicionar, a organização tomou medidas possíveis, dentro de sua atuação, para ajudar a proteger os locais ameaçados. A Ucrânia possui em seu território sete locais classificados como Patrimônio Mundial como a Catedral de Santa Sofia do século XI e todo o conjunto do Centro Histórico de Lviv. Além disso, vários locais nas cidades de Kharkiv e Chernihiv, ambas atacadas recentemente, estavam na lista provisória para possível indicação ao status de Patrimônio Mundial.

UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo - Imagem 2 de 5UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo - Imagem 3 de 5UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo - Imagem 4 de 5UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo - Imagem 5 de 5UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo - Mais Imagens

Desde o início da guerra, a UNESCO tem tomado medidas para proteger o patrimônio ameaçado, mantendo contato permanente com instituições culturais e autoridades da Ucrânia. O primeiro passo, que começou semana passada, foi a marcação de locais e monumentos culturais com o emblema “Blue Shield” (Escudo Azul, tradução livre), instrumento que surgiu da Convenção de Haia de 1954 para a proteção de bens culturais em caso de conflito armado, na tentativa de impedir danos propositais ou acidentais. “O primeiro desafio é marcar as áreas e os monumentos do patrimônio cultural e destacar que estão sob proteção de acordo com o direito internacional”, disse a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo - Imagem 2 de 5
Foto: Rbrechko, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons. ImageSt.Sophia's Cathedral, Kyiv

Devemos preservar o patrimônio cultural na Ucrânia não só como testemunha do passado, mas também como catalisador da paz e da conexão com o futuro, que a comunidade internacional tem o dever de proteger e preservar - Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

Em parceria com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), a UNESCO está monitorando os locais danificados por meio de imagens de satélite. Ao mesmo tempo, a organização está em contato com membros da sociedade civil e profissionais da cultura que ajudam a avaliar o impacto nas instituições. Além disso, museus como o Museu Nacional de Lviv desmontaram suas exposições e transferiram as obras para abrigos subterrâneos. Os civis, por sua vez, também estão ajudando protegendo estátuas centenárias.

UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo - Imagem 3 de 5
Foto: Andriyko Podilnyk on Unsplash . ImageLviv

Até agora, o Museu Histórico e de História Local de Ivankiv foi destruído em um incêndio, e o Babyn Yar Holocaust Memorial, que homenageia os 33.000 judeus mortos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, quase foi atingido em um ataque.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "UNESCO manifesta preocupação com patrimônio ucraniano ameaçado e toma medidas para protegê-lo" [UNESCO Expresses Deep Concern Over Ukrainian Landmarks and Takes Action to Protect Endangered Heritage] 09 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978584/unesco-manifesta-preocupacao-com-patrimonio-ucraniano-ameacado-e-toma-medidas-para-protege-lo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.