Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura

O ensino de arquitetura não trata apenas de aprender como projetar e construir edifícios, mas oferece uma perspectiva totalmente nova sobre nosso ambiente construído e sobre como o projeto pode contribuir para criar espaços e experiências de qualidade. Além disso, parte do conhecimento em arquitetura pode ser utilizada como um recurso para criar outras configurações espaciais além do edifício tradicional, abrindo um mundo diversificado de possibilidades em termos de espacialidade e materiais.

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 2 de 14Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 3 de 14Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 4 de 14Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 5 de 14Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Mais Imagens+ 9

Seguindo esta ideia, temos visto nos últimos anos uma tendência em que muitas marcas de moda de nível mundial buscam arquitetos para desenvolver não apenas suas lojas e espaços de varejo, mas também, seus desfiles. Nesta oportunidade, reunimos uma série de projetos nos quais os arquitetos utilizaram seu know-how para criar uma experiência que combina com uma coleção de alta costura. Transformando a identidade de uma marca ou de uma peça de vestuário em um espaço temporário, em relação com a passarela e com o mínimo de materiais.

AMO projeta passarela inspirada na ficção científica para desfile da Prada

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 5 de 14
Cortesia da OMA. Imagem © Agostino Osio

A iluminação foi o principal elemento cênico deste show de ficção científica, criando um ponto focal único, com uma passarela dinâmica e uma passagem iluminada em amarelo. Esta última culmina no túnel de entrada revestido de metal, adicionando um efeito futurista.

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 6 de 14
Cortesia da OMA. Imagem © Agostino Osio

A qualidade sensorial dos materiais no Prada FW21 Menswear Showpace / Rem Koolhaas

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 3 de 14
Cortesia do Grupo Prada

Noções puras de arquitetura e design surgiram com a implementação de quatro salas geométricas conectadas para este show. Formas básicas retangulares, circulares, quadradas e octogonais, com cores contrastantes e brilhantes, foram o suficiente para tornar este espaço uma experiência imersiva.

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 8 de 14
Cortesia do Grupo Prada

Sou Fujimoto cria um "bosque de luz" para a COS no Salone del Mobile 2016

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 11 de 14
COS x SOU FUJIMOTO. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Mais uma vez, a luz foi a base de uma construção simples e inteligente para definir uma exposição de moda experiencial. Vários cones de luz foram espalhados para configurar um cenário florestal lúdico, que destacava as peças de vestuário e administrava instâncias interativas entre os visitantes. 

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 12 de 14
COS x SOU FUJIMOTO. Imagem © Laurian Ghinitoiu

OMA/AMO projeta passarela para a coleção outono/inverno 2017 da Prada

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 2 de 14
Cortesia da OMA. Imagem © Agostino Osio

O cenário com um interior simples e a compreensão do conforto doméstico foram as principais qualidades buscadas pelos arquitetos ao montar esta passarela íntima. As partições curvas de madeira e peças de mobiliário emblemáticas definiram um ritmo para o espetáculo.

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 10 de 14
Cortesia da OMA. Imagem © Agostino Osio

"Total Space": Cenografia do AMO para a coleção primavera/verão 2017 da Prada

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 13 de 14
Cortesia da OMA. Imagem © Agostino Osio

A estrutura transparente da passarela, realçada pela iluminação colorida, é mais uma alusão ao cenário arquitetônico distinto dos criadores do espetáculo. O brilho psicodélico que se espalha pelo espaço desmaterializa todas as superfícies, colorindo o ambiente, agora reminiscência de um cenário pós-humano.

Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura - Imagem 14 de 14
Cortesia da OMA. Imagem © Agostino Osio

Nota: Encontre mais projetos de referência nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Arquitetura sem edifícios. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

 

 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Abdel, Hana. "Arquitetura, moda e direção de arte em desfiles de alta costura" [Fashionable Experiences, Runway Art Direction as Seen in Haute Couture Shows] 05 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976327/arquitetura-moda-e-direcao-de-arte-em-desfiles-de-alta-costura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.