MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha

MVRDV revelou "O", um dos quatro prédios de apartamentos em forma de letra que soletram a palavra HOME (casa, em inglês) em Franklin Mitte, Mannheim. O edifício residencial de 15 pavimentos apresenta uma estrutura de cores vivas com 120 apartamentos, espaços comerciais e um terraço. O projeto é parte do masterplan que prevê a trasformação da região de Franklin Mitte.

MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha - Imagem 1 de 13MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha - Imagem 2 de 13MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha - Imagem 3 de 13MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha - Imagem 4 de 13MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha - Mais Imagens+ 8

O bairro de Franklin Mitte é uma das muitas áreas da cidade que estão passando por uma total transformação ecológica e urbana. O novo plano diretor proposto, que também foi desenhado pelo MVRDV e MWSP, inclui diversas tipologias de construção em um local de 41 hectares, como o “Eixo Europa”, um caminho que corta o bairro, um “Morro Verde” que pode ser percorrido a pé com um supermercado, uma clínica médica e uma farmácia, e quatro prédios residenciais altos que conformam a palavra “CASA”.

MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha - Imagem 4 de 13
Courtesy of MVRDV

O edifício 'O' será acompanhado por prédios baixos menores próximos ao Green Hill. A estrutura vai se destacar não apenas por sua altura elevada, mas também por sua fachada de tijolos azuis e varandas de fachada de vidro de cores vivas. No centro do ‘O’ está um terraço público que é acessado por uma escadaria. Este terraço funciona como uma "sala de estar" para o bairro, oferecendo vistas panorâmicas e proporcionando uma grande entrada para o bar localizado no 4º andar do edifício. No nível do solo, o projeto é cercado por praças, conforme exigido pela legislação alemã. 

Por si só, o 'O' é um edifício empolgante e amigável no coração de Franklin Mitte, com terraços e praças que abraçam a animação que está chegando a esta área. Mas é ainda mais emocionante em como se torna parte da cidade. Somado aos edifícios H, M e E, isso dará à Franklin Mitte uma identidade forte e única: Bem-vindo! - Winy Maas, sócia fundadora MVRDV

MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha - Imagem 3 de 13
Courtesy of MVRDV

Os prédios baixos próximos ao "O" foram implantados no local que fazia parte do quartel militar demolido. O masterplan proposto reconstrói essas unidades e “corta” suas formas familiares. Um bloco é cortado em três partes por uma escada que leva até o terraço do 4º pavimento, enquanto o segundo bloco é cortado em duas partes pelo eixo Europa do masterplan. As interseções desses edifícios recortados revelam seus espaços internos e exibem funções públicas, como uma biblioteca e outros espaços comerciais.

MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha - Imagem 6 de 13
Courtesy of MVRDV

No início deste mês, MVRDV e Hyde Park BV revelaram sua proposta para o bairro da estação de Hoofddorp, um projeto que visa transformar a área ao redor da estação existente em um distrito urbano ecológico e acessível. O masterplan oferecerá 8.500 unidades habitacionais e renovará as estações de trem, ônibus e metrô, resolvendo o déficit habitacional e o acesso ao transporte público sem comprometer a qualidade de vida.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV projeta edifício residencial em forma de letra em Mannheim, Alemanha" [MVRDV Reveals One of Four Letter-Shaped Apartment Buildings in Mannheim] 03 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972554/mvrdv-projeta-edificio-residencial-em-forma-de-letra-em-mannheim-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.