MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp

O MVRDV, em parceria com o Hyde Park BV, acaba de revelar novas imagens do plano diretor desenvolvido para a área central de Hoofddorp, Holanda, uma iniciativa que visa transformar toda a região em torno à antiga estação de trens em um novo bairro ecológico e acessível. O plano diretor desenvolvido pelo MVRDV e pelo Hyde Park BV inclui mais de 8.500 novas unidades residenciais além de prever a completa transformação da estação de trens e da rodoviária existente além de incluir uma nova linha de metrô, apresentando uma alternativa para a carência de moradias na região central de Hoofddorp além de promover o acesso ao transporte público e a qualidade de vida na região.

MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp - Imagem 2 de 6MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp - Imagem 3 de 6MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp - Imagem 4 de 6MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp - Imagem 5 de 6MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp - Mais Imagens+ 1

O projeto foi inspirado na típica malha urbana das cidades holandesas da região de Haarlemmermeer. Critérios de sustentabilidade incorporados pela equipe de projeto se traduzem em amplas áreas verdes, extensos canais abertos e ruas livres de automóveis espalhadas por todo o distrito. Os arquitetos conceberam a proposta de plano diretor a partir de uma urbanização de alta densidade, com diversos edifícios de apartamentos com pátios internos, muita vegetação e recursos hídricos. Além disso, cada um dos apartamentos contará com ótimas condições de iluminação e ventilação natural devido à morfologia do bairro prevista através de um estudo de massas.

MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp - Imagem 5 de 6
Cortesia de MVRDV

Considerando o alto investimento de recursos públicos em novos sistemas de transporte que atravessam a área central da cidade de Hoofddorp, conectando-a à região metropolitana de Amsterdã, torna-se urgente e necessário densificar esta área. O distrito central de Hoofddorp será facilmente acessível devido à instalação de novas infra-estruturas de transporte público. Uma nova linha de metrô também aproximará o distrito da Estação central com o Hyde Park, uma nova área residencial atualmente em construção—também concebida de acordo com um plano diretor desenvolvido pelo MVRDV.

O novo distrito urbano central de Hoofddorp trará qualidade de vida e desenvolvimento par a região central da cidade—em breve, os moradores do centro poderão desfrutar também de amplas áreas verdes e canais espalhados por todo o bairro. A oferta de moradias será bastante diversificada e os espaços públicos de alta qualidade. Através de iniciativas como esta poderemos resolver não apenas a questão do déficit habitacional na Holanda, seremos capazes de promover também a qualidade de vida e a sustentabilidade do ambiente construído em nosso país. -- Winy Maas, sócio fundador do MVRDV.

MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp - Imagem 6 de 6
Cortesia de MVRDV

Além do plano diretor de Hoofddorp, o MVRDV também deu início às obras do Traumhaus Funari, um projeto que pretende transformar um antigo quartel militar americano em um novo bairro residencial na cidade de Mannheim, Alemanha. A proposta, assim como o estudo apresentado para a cidade holandesa, visa combinar acessibilidade, individualidade e diversidade, permitindo que os moradores façam suas próprias escolhas ecológicas e espaciais em relação à cidade onde vivem.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV apresenta projeto do plano diretor para bairro sustentável no centro da cidade holandesa de Hoofddorp" [MVRDV Unveils Design of New Station Quarter in Hoofddorp, Netherlands] 11 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971394/mvrdv-apresenta-projeto-do-plano-diretor-para-bairro-sustentavel-no-centro-da-cidade-holandesa-de-hoofddorp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.