Brasília receberá arquivos digitais do acervo de Lucio Costa doado à Portugal

Após a polêmica gerada pela notícia de que o espólio de Lúcio Costa fora doado à Casa da Arquitectura, instituição portuguesa que se dedica a salvaguardar o arquivo de arquitetos nacionais e internacionais, o Arquivo Público do Distrito Federal, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) buscam agora estabelecer um acordo de cooperação com a instituição sediada em Portugal.

"Estamos caminhando pela via diplomática para minimizar os impactos da retirada do acervo do Brasil. A negociação já evoluiu bastante e a Casa de Arquitectura tem todo o interesse em estabelecer um acordo", comentou Adalberto Scigliano, superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, em reportagem publicada pelo portal R7.

Brasília receberá arquivos digitais do acervo de Lucio Costa doado à Portugal - Imagem 3 de 3
Plano Piloto de Brasília. Image © Acervo Casa da Arquitectura

De acordo com o superintendente, os documentos históricos devem estar disponíveis nos próximos dias. O maior interesse está nos arquivos referentes ao concurso para a capital federal, que premiou Costa como vencedor e o consagrou como um dos nomes de maior prestígio na história da arquitetura moderna. 

A doação foi feita pela família do arquiteto e urbanista e abrange cerca de onze mil documentos de natureza diversa, produzidos entre 1910 e 1998. Fazem parte do arquivo correspondências, artigos de jornais, recortes, revistas, cartazes, fotografias, álbuns de família, postais, mapas, plantas e desenhos. Destaca-se no espólio projetos como o Plano Piloto de Brasília, com textos e desenhos pré-concurso e os elementos depois entregues por Lucio Costa, mas também a Casa do Brasil, em Paris, o Jockey Club no Rio de Janeiro, o Museu das Missões, o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova Iorque, entre outros.

Brasília receberá arquivos digitais do acervo de Lucio Costa doado à Portugal - Imagem 2 de 3
Casa do Brasil em Paris. Image © Acervo Casa da Arquitectura

Assim como ocorreu em 2020 após a transferência dos arquivos de Paulo Mendes da Rocha à mesma instituição, as reações à notícia da doação do acervo de Costa foram imediatas. “Se a preocupação é manter o acervo preservado e disponível ao público, inclusive com ferramentas digitais, temos todas as condições de abrigá-lo”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues ao R7. “Essa ideia de que não temos como cuidar é uma grande piada de mau gosto. O fato é que ninguém nos procurou, infelizmente. Agora, quem quiser ver pessoalmente precisará ir a Motosinhos, no interior de Portugal”, lamentou.

A coleção estava sob os cuidados do Instituto Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, mas após 20 anos sob sua tutela, a instituição alegou que não poderia mais mantê-lo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Brasília receberá arquivos digitais do acervo de Lucio Costa doado à Portugal" 28 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970952/brasilia-recebera-arquivos-digitais-do-acervo-de-lucio-costa-doado-a-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.