Casa projetada por Frank Lloyd Wright escapa de demolição e será restaurada

Relegada ao esquecimento até poucos meses atrás, uma das casas projetadas por Frank Lloyd Wright em estilo colonial holandês não parecia estar caminhando para um final muito feliz. Naquela ocasião, a residência projetada e construída pelo arquiteto em 1894 na região suburbana de Chicago, estava correndo sérios riscos de demolição quando foi colocada à venda por um valor de aproximadamente um milhão e trezentos mil dólares. Pouco tempo depois, ou melhor, na semana passada, a histórica Frederick Bagley House, definida pela organização sem fins lucrativos responsável pela conservação da obra construída de Frank Lloyd Wright como “uma obra exordial única e insubstituível”, parece agora caminhar em direção a um futuro bastante promissor—ou melhor, para um novo recomeço.

Acontece que, devido ao fato de não ter sido nunca registrada na lista de edifícios protegidos por lei, a casa foi submetida a diversas reformas e alterações ao longo das décadas. Atentos a isso, os seus mais novos proprietários já estão pensado em restaurar a casa à sua condição original. Safina Uberoi e Lukas Ruecker já haviam adquirido os direitos de propriedade de outra casa projetada por Frank Lloyd Wright no subúrbio de Cincinatti, a Tonkens House—um edifício tombado pelo patrimônio histórico em escala federal além de ser um item raríssimo no catálogo de obras de Wright, concebido a partir de um sistema construtivo desenvolvido pelo próprio arquiteto o qual funcionava a partir de blocos de concreto assentados sem o uso de argamassa, com vergalhões horizontais e verticais em juntas semicirculares.

“Estamos muito felizes e gratos por todo o apoio e respeito que recebemos dos membros da comissão de preservação de edifícios históricos da Vila de Hinsdale quando adquirimos os direitos de propriedade desta fantástica obra de arquitetura e estamos muito ansiosos para começar os trabalhos na Bagley House,” disseram Uberoi e Ruecker em um evento comemorativo realizado após receberem as chaves da casa. “Nossa experiência com a Tonkens House, projetada por Wright em Cincinnati, nos ensinou que um projeto de restauração bem-sucedido só pode ser alcançado através de um esforço coletivo, e por isso sabemos a importância de nos aproximarmos das autoridades da Vila de Hinsdale e da Comissão de Conservação da Obra de Frank Lloyd Wright.”

Casa projetada por Frank Lloyd Wright escapa de demolição e será restaurada - Imagem 3 de 3
Foto de época da Frederick Bagley House em Hinsdale, Illinois. Imagem Cortesia de Gilman Lane/Courtesy Oak Park Public Library Special Collections

Quando foi colocada a venda em Julho deste ano, a Bagley House estava passando por um momento crítico e em um estado de extrema vulnerabilidade—principalmente pelo fato de que a demolição de edifícios históricos na Vila de Hinsdale é uma prática bastante comum nos dias de hoje. Conforme observado pelos membros da comissão de preservação da obra de Wright, desde que a Bagley House foi posta à venda no mercado, outros edifícios históricos próximos ao local foram demolidos sem rodeios—e o mais alarmante é que no anúncio de venda da Bagley House não havia nenhuma menção do fato de a mesma ter sido projetada por nada mais nada menos que Frank Lloyd Wright. E o que é ainda pior, a documentação apresentada aos possíveis compradores já apresentava um estudo de viabilidade do terreno que previa a demolição completa ou parcial da estrutura existente.

Ao tomarem consciência do fato, a Comissão de Preservação decidiu agir, dando início a uma campanha de conscientização sobre a importância de se preservar este marco histórico além de não medir esforços para encontrar um novo proprietário para a casa—alguém que estivesse preocupado com a preservação da mesma. Foi assim que Uberoi e Ruecker ficam sabendo da notícia, e rapidamente decidiram fazer uma oferta com a garantia que o edifício seria preservado. Felizmente, depois de algum tempo, a oferta foi aceita pelos vendedores.

Encomendada pelo magnata da industria do mármore Frederick Bagley, a casa localizada na 121 South County Line Road em Hinsdale é caracterizada por seu estilo marcadamente revivalista, típico das usonian houses projetadas pelo arquiteto no período. Ainda assim, o edifício de Hinsdale apresenta uma série de elementos que Wright utilizaria posteriormente ao longo de toda a sua carreira—que estava apenas começando para o então jovem arquiteto de 27 anos. Um destes elementos pode ser visto no edifício anexo da biblioteca em planta octogonal e que se estende a partir da casa em direção ao jardim; Um exemplo similar dessa ideia é o projeto da biblioteca Oak Park Studio, concluída por Wright em 1898.

Como disse a diretora executiva da Frank Lloyd Wright Building Conservancy, Barbara Gordon, a Bagley House é uma das duas únicas obras executadas por Wright com detalhes clássicos incorporados, sendo a outra a Blossom House, também em Chicago e concluída em 1893. É também a única casa projetada por Frank Lloyd Wright em Hinsdale.

Casa projetada por Frank Lloyd Wright escapa de demolição e será restaurada - Imagem 2 de 3
Cortesia de Patrick Mahoney, AIA

Embora estivéssemos muito preocupados com o potencial risco de demolição até pouco tempo atrás, como um dos projetos introdutórios à obra de Frank Lloyd Wright e cuja perda teria sido bastante trágica para o conjunto de obras de um dos mais importantes arquitetos da história dos Estados Unidos, “estamos surpresos com a resposta positiva da comunidade de Hinsdale em relação à preservação deste monumento para o futuro,” disse Gordon em recente anúncio à imprensa. “Estamos satisfeitos que, alinhado com nossa missão de preservar as obras existentes projetadas por Frank Lloyd Wright no país, pudemos colaborar de alguma forma com a preservação deste importante monumento. Estamos ansiosos para começar a trabalhar em parceria com os novos proprietários, disponibilizando todos nossos serviços e recursos para trazer esta obra de arquitetura de volta a sua antiga glória.”

Uberoi e Ruecker, os novos proprietários da Casa Bagley, agradeceram o apoio da instituição e já começaram a discutir os detalhes do projeto de restauro da casa. Além disso, eles disseram que estão “considerando possíveis pequenas intervenções e adições ao projeto original de Wright.” Todo o processo de projeto e restauração será devidamente documentado no local pela equipe da Frank Lloyd Wright Building Conservancy. Os novos proprietários também pretendem abrir negociações com os órgãos de proteção de monumentos históricos para inclui a obra na lista de bens tombados pelo patrimônio histórico local. Quando as obras de restauração forem concluídas, os proprietários pretendem negociar com a instituição e com as autoridades locais estratégias para facilitar a preservação da casa a longo prazo.

Quanto ao pequeno vilarejo de Hinsdale, há esperanças de que o restauro da obra de Wright possa impulsionar mudanças no comportamento das pessoas em relação a edifícios históricos não protegidos. Atualmente, a comunidade de Hinsdale têm encontrado enormes dificuldades para lidar com este problema, sendo que o último projeto de lei concebido para proteger estes edifícios foi veementemente rejeitado pelos vereadores da cidade depois da resposta negativa emitida pela Secretaria de Planejamento Urbano da cidade.

“Esta sequência de acontecimentos apenas destaca a necessidade de um maior engajamento da comunidade local em busca de proteger os bens históricos que ainda permanecem em pé em nossa pequena cidade”, disse Alexis Braden, um dos vizinhos da Bagley House e membro da Secretaria de Preservação de Edifícios de Hinsdale. “Felizmente, a história da Bagley House teve um final feliz. E mais do que isso, ela também reacendeu as discussões sobre o desenvolvimento de diretrizes para a preservação de estruturas históricas em nossa comunidade.”

Este artigo foi publicado originalmente no The Architect's Newspaper.

Sobre este autor
Cita: Hickman, Matt. "Casa projetada por Frank Lloyd Wright escapa de demolição e será restaurada" [Frank Lloyd Wright’s Frederick Bagley House Dodges Demolition and Will Be Restored] 17 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968975/casa-projetada-por-frank-lloyd-wright-escapa-de-demolicao-e-sera-restaurada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.