Como evitar os erros mais comuns ao construir com bambu

Como evitar os erros mais comuns ao construir com bambu

Embora o bambu tenha um potencial incrível como material de construção, os esforços para construir estruturas duráveis de bambu muitas vezes falham, com erros cometidos tanto no projeto quanto no processo de construção. As estruturas de bambu são frequentemente criticadas por sua falta de durabilidade e, antes que a tecnologia de tratamento fosse descoberta, esta era uma das armadilhas para construir com o material. Hoje em dia, empresas de arquitetura como a IBUKU provaram que, se bem projetadas, tratadas e mantidas corretamente, uma estrutura de bambu pode durar toda a vida.

Além do tratamento inadequado, há outros erros cometidos ao construir com bambu e eles são frequentemente ignorados, mas têm o mesmo peso para garantir a longevidade de uma estrutura de bambu. Existem muitos guias excelentes que explicam como construir com bambu, no entanto, as informações são insuficientes ao abordar o que não fazer. Neste artigo, vamos compartilhar como evitar os erros mais comuns ao construir com bambu.

  1. Selecione a espécie correta de bambu
  2. Trate o bambu de forma eficaz
  3. Considere as características do bambu em seu projeto
  4. Controle de qualidade do seu bambu e construção no local

Selecione a espécie correta de bambu

Mais de 1600 espécies de bambu foram registradas em todo o mundo, mas menos de 50 delas foram consideradas boas para construção. Na Indonésia, por exemplo,  temos acesso a mais de 100 espécies de bambu, das quais usamos apenas 7 espécies de bambu locais para construção.

Alguns critérios para ajudar a identificar o bambu para construção incluem: o comprimento potencial do bambu (idealmente mais de 12 m de altura), o diâmetro do bambu e a espessura das paredes do colmo; quanto mais espessa for a parede, maior será a resistência. Claro, há algumas exceções e os arquitetos de bambu encontraram maneiras engenhosas, muitas ainda a serem descobertas, de usar bambus menores para alcançar integridade estrutural - um exemplo é agrupar bambus de pequeno diâmetro em um único membro. Como regra geral, pesquise o bambu disponível localmente e descubra como ele está sendo usado por especialistas experientes.

Também é importante usar varas de bambu maduras colhidas na idade certa. Uma vara de bambu leva de 6 a 9 meses para crescer até sua altura total, mas leva de 3 a 4 anos para crescer em diâmetro e espessura, tornando-se forte e viável para construção.

Além disso, nesses diferentes estágios de crescimento, o bambu contém vários níveis de açúcar. O bambu que não é colhido na idade certa não tem níveis de açúcar estabilizados e atrai insetos que comprometem a resistência do mesmo.

É de importância crucial que, ao construir uma estrutura de bambu, varas de bambu de alta qualidade sejam fornecidos para evitar rachaduras, fendas e degradação devido a pragas. Se você estiver comprando bambu, faça-o de fontes confiáveis (fazendeiros / fornecedores) que podem fornecer colmos de alta qualidade. Para saber mais sobre o que constitui uma vara de bambu de alta qualidade, dê uma olhada em nosso artigo para as melhores práticas de colheita de bambu:

Bamboo harvesting in Bali. Image © Bamboo U
Bamboo harvesting in Bali. Image © Bamboo U

Trate o bambu de forma eficaz

O tratamento de boa qualidade é muito importante para tornar seus edifícios de bambu duráveis. O conteúdo de amido e açúcar no bambu o torna vulnerável a insetos como cupins, brocas, besouro de pólvora e até fungos. Se não forem tratados adequadamente, os edifícios de bambu durarão apenas alguns anos antes de serem comidos e começarem a se degradar.

Treatment tank at Bamboo Pure Factory in Sibang, Bali.. Image © Bamboo U
Treatment tank at Bamboo Pure Factory in Sibang, Bali.. Image © Bamboo U

Há muitos métodos e técnicas de tratamento químico de bambu disponíveis que transformam o bambu em um material de construção durável. O tratamento de varas redondas de bambu com borato é um dos métodos mais eficazes e fáceis de usar. Dê uma olhada em nosso artigo para obter um guia passo a passo sobre como tratar o bambu em seu quintal:

Lembre-se de tratar o bambu colhido o mais rápido possível, a capacidade de preservação do bambu diminui com o tempo após a colheita. Assim que o bambu for bem tratado, seque-o adequadamente antes de usá-lo para construção.

Dry storage and sorting area at Bamboo Pure factory in Sibang, Bali. Image © Bamboo U
Dry storage and sorting area at Bamboo Pure factory in Sibang, Bali. Image © Bamboo U

Considere as características do bambu em seu projeto

Ao projetar com bambu, existem alguns requisitos essenciais que devem ser considerados. Elementos como a luz solar e a umidade podem enfraquecer as peças de bambu e fazê-las apodrecer. Uma construção de bambu bem projetada precisa de um bom telhado e bases fortes que protejam o bambu.

An example of well designed buildings by IBUKU, with large overhangs and raised foundations. Image © Bamboo U
An example of well designed buildings by IBUKU, with large overhangs and raised foundations. Image © Bamboo U

As estruturas de bambu devem ser erguidas a pelo menos 40 cm do solo. Uma barreira de umidade entre o bambu e as bases também pode ser adicionada para proteção extra.

An example of well designed buildings by IBUKU, with large overhangs and raised foundations. Image © Bamboo U
An example of well designed buildings by IBUKU, with large overhangs and raised foundations. Image © Bamboo U

Um erro muito comum que vemos nas construções de bambu são os beirais projetados para serem muito curtos para proteger as colunas e o piso de bambu, tornando o bambu suscetível à ação do sol e da chuva. Estes beirais em edifícios de bambu devem ser projetadas para ter entre 60 e 150 centímetros, dependendo da altura da estrutura (edifícios mais altos precisarão de beirais maiores).

Another example of raised footings and overhangs on the Bamboo U Campus in Bali. Image © Bamboo U
Another example of raised footings and overhangs on the Bamboo U Campus in Bali. Image © Bamboo U

Por fim, a inclinação do telhado também é importante para garantir a longevidade da estrutura. Se construir um telhado de pelupuh de bambu ou bambu achatado, você precisará ter uma inclinação mínima do telhado de 40 graus e as vigas não devem ser colocadas a mais de 40 cm de distância. Leia nosso artigo sobre a construção de sistemas de cobertura fortes e duráveis para estruturas de bambu:

Controle de qualidade do seu bambu e construção no local

O controle de qualidade no local é a base para o sucesso de um projeto. Use apenas bambu devidamente seco e maduro para a construção. Os postes de bambu se contraem após a secagem e, à medida que encolhem, racham. Seus postes de bambu não devem conter mais de 18% de umidade para serem viáveis para a construção.

© Bamboo U
© Bamboo U

Cada vara de bambu é única, eles variam em cor, tamanho e forma. Uma vez na obra, comece separando seus postes de bambu de acordo com o tamanho e a curvatura, o que ajudará a economizar tempo e erros.

Por fim, armazene o bambu em uma plataforma elevada ou encoste-o na vertical contra uma parede ou estrutura. Evite colocar o bambu diretamente no chão, pois ele acumula umidade e pode apodrecer. Designe um espaço de armazenamento seco semipermanente no local para armazená-lo e cubra-o com lona de boa qualidade.

© Bamboo U
© Bamboo U
© Bamboo U
© Bamboo U

Este artigo foi publicado originalmente pela Bamboo U, uma empresa de arquitetura e design de bambu que se concentra no compartilhamento de formas sustentáveis de construção. Os cursos de bambu estão disponíveis em seu campus em Bali, Indonésia e online, ministrados em colaboração com a renomada empresa de projetos IBUKU e especialistas em bambu de todo o mundo. Do cultivo de bambu aos métodos de tratamento, design e modelagem de bambu, engenharia, carpintaria e construção: suas oficinas cobrem tudo o que há para saber sobre construção e design de bambu. Encontre mais e participe de uma oficina de bambu aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: BambooU, BambooU. "Como evitar os erros mais comuns ao construir com bambu" [How to Avoid the Most Common Mistakes When Building With Bamboo] 13 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966314/como-evitar-os-erros-mais-comuns-ao-construir-com-bambu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.