Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar

O fotógrafo indiano Nipun Prabhakar compartilhou conosco uma série de imagens do Herbert F. Johnson Museum of Art, projetado pelo arquiteto sino-americano I.M Pei. O arquiteto fora contratado em 1968 pela Universidade de Cornell para construir um museu que também deveria servir como um centro cultural e de ensino para a comunidade acadêmica. Concluído em 1973, o edifício recebeu o Prêmio de Honra do Instituto Americano de Arquitetos em 1975.

Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 2 de 21Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 3 de 21Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 4 de 21Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 5 de 21Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Mais Imagens+ 16

Localizado no campus da universidade em Ithaca, Estado de Nova York, o edifício busca uma relação adequada com seu entorno em termos de dimensão, orientação solar e aberturas. O resultado é uma estrutura maciça de concreto de 9 pavimentos e seis mil metros quadrados, com um pavimento que se projeta em balanço sobre os jardins, oferecendo vistas para o parque de esculturas ao ar livre.

Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 20 de 21
© Nipun Prabhakar

Estas série de fotografias foi realizada ao longo do tempo, em diferentes estações do ano. Nipun Prabhakar comenta que “o concreto colorido feito in loco age, de certa forma, como uma tela onde a natureza pode refletir seus humores em diferentes tons. É algo que se pode ver nas fotos."

Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 3 de 21
© Nipun Prabhakar
Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 2 de 21
© Nipun Prabhakar

O edifício é muito simples e sóbrio, oferecendo, de certo modo, o palco para que as exposições e obras falem por si mesmas. Ao mesmo tempo, é uma estrutura vertical forte e opaca que se mantém firme no chão. Sua força simboliza, em alguma medida, a importância dos museus.

Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 4 de 21
© Nipun Prabhakar
Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 8 de 21
© Nipun Prabhakar

Em 2011, o escritório do arquiteto, agora intitulado Pei Cobb Freed & Partners, realizou a ampliação do edifício original, adicionando 1.700 metros quadrados em um novo bloco conectado ao edifício da década de 70. Confira a seguir o ensaio de Nipun Prabhakar.

Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 14 de 21
© Nipun Prabhakar
Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 5 de 21
© Nipun Prabhakar
Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 12 de 21
© Nipun Prabhakar
Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 13 de 21
© Nipun Prabhakar
Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 18 de 21
© Nipun Prabhakar
Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar - Imagem 16 de 21
© Nipun Prabhakar

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Pintos, Paula. "Museu da Universidade de Cornell projetado por I.M. Pei, pelas lentes de Nipun Prabhakar" [I.M. Pei & Partners' Herbert F. Johnson Museum of Art Captured by Nipun Prabhakar] 07 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961064/museu-da-universidade-de-cornell-projetado-por-im-pei-pelas-lentes-de-nipun-prabhakar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.