Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade

Com o título de Composite Presence [Presença Composta em tradução literal], o pavilhão belga da 17ª Exposição Internacional de Arquitetura - A Bienal de Veneza, irá explorar a complexa relação entre arquitetura e as cidades de Flandres e Bruxelas, a partir do tema "a memória como uma prática arquitetônica". Com curadoria de Bovenbouw Architectuur, em colaboração com o Flanders Architeture Institute, o pavilhão nacional estará aberto para visitas de 22 de maio a 21 de novembro de 2021.

Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 2 de 15Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 3 de 15Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 4 de 15Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 5 de 15Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Mais Imagens+ 10

Dirk Somers é um premiado arquiteto belga, professor universitário e sócio fundador do escritório de arquitetura Bovenbouw Architectuur. A exposição tem também participação de Sofie De Caigny do Flanders Architecture Institute, um instituto que tem feito parte das bienais venezianas de arquitetura a cada quatro anos desde 2004, apoiando a comunidade francesa da Bélgica. O pavilhão tem como objetivo redefinir as disciplinas e as bases da arquitetura.

Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 6 de 15
© Klaas Verdru

Lidar de maneira respeitosa e criativa com as camadas históricas da cidade leva automaticamente a diferentes perspectivas da sociedade. Nesse sentido, o Composite Presence baseia-se no cerne da disciplina de arquitetura para responder à pergunta do curador Hashim Sarkis: como vamos viver juntos? -Sofie De Caigny, Flanders Architecture Institute, comissária da Composite Presence.

Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 9 de 15
© We Document Art

O pavilhão aborda a questão de 'como a cidade e a arquitetura podem florescer juntas?' . Ao longo dos anos, toda a região de Flandres e sua capital Bruxelas desenvolveram uma relação única com sua arquitetura. Camadas históricas, especificidades morfológicas e confrontos imprevisíveis influenciaram no tecido urbano contemporâneo das regiões. Para mostrar esta paisagem urbana em camadas, o Bovenbouw Architectuur projetou uma cenografia que consiste em uma série de modelos em escala 1:15, dispostos na altura de mesas para representar uma paisagem sinuosa de um ambiente urbano típico da região.

O estúdio optou por recriar cinquenta projetos de arquitetura diferentes dos últimos 20 anos, exibindo uma variedade arquitetônica equilibrada e reunindo diferentes estilos, funções e tipologias. Os projetos selecionados variam entre "modestos reaproveitamentos" e "novas construções brilhantes", contribuindo para o conceito de uma cidade "que reúne diversos fragmentos, porém equilibrada". Os arquitetos das cidades de Antuérpia e Gante também contribuíram para o projeto do pavilhão juntamente com a Equipe de Arquitetos do Governo Flamengo.

Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 8 de 15
© Bovenbouw Architectuur

A paisagem modelo é uma ilustração única do atrito entre o planejamento urbano e a arquitetura em Flandres. – Dirk Somers

Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 11 de 15
© We Document Art

Pavilhão Composite Presence da Bélgica

Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade - Imagem 15 de 15
© Franky Verdickt

Bovenbouw Architectuur

Fundado em 2011 por Dirk Somers, o escritório tem sede na Antuérpia, e apresenta um portfólio com temas educacionais, residenciais e públicos. Liderado por Somers, a equipe consiste atualmente em 18 arquitetos europeus, seu trabalho é caracterizado por apresentar conceitos inovadores, desassociados do desejo compulsivo da arquitetura de vanguarda da prática contemporânea. O trabalho do Bovenbouw Architectuur pode ser entendido como uma prática que se esforça em reunir o antigo e as novas ideias e interesses, mesclando esses dois mundos no dia a dia do projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade" [The Belgian Pavilion at the 2021 Venice Biennale, Curated by Dirk Somers, Explores the Relationship Between Architecture and the City] 05 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960973/pavilhao-belga-na-bienal-de-veneza-explora-relacao-entre-arquitetura-e-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.