Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri

O escritório britânico Foster + Partners está liderando uma grande reforma em um edifício histórico de Madri, na Espanha. O projeto consiste na construção de um conjunto corporativo para a Acciona e busca requalificar uma antiga edificação industrial de 1905, criando mais de 10 mil metros quadrados de escritórios.

Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri - Imagem 2 de 6Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri - Imagem 3 de 6Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri - Imagem 4 de 6Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri - Imagem 5 de 6Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri - Mais Imagens+ 1

O novo empreendimento corporativo da Acciona, empresa espanhola de infraestrutura sustentável e energia, já está em construção. O projeto propõe a reforma de uma antiga indústria, datada do início do século XX, com o objetivo de "criar um exemplo de sustentabilidade para edifícios reabilitados e, ao mesmo tempo, trazer novos ares para o entorno".

Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri - Imagem 6 de 6
Edifício industrial histórico construído em 1905 por Luis de Landecho. Imagem Cortesia de Rubén Pérez Bescos / Foster + Partners

Originalmente utilizado como uma indústria de gás natural que fornecia energia para a região, o edifício foi abandonado e, em 2017, adquirido pela Acciona. Localizado na Calle 30, com acesso direto ao transporte público, os 10 mil metros quadrados de novos escritórios se estendem até a estação de metro Méndez Álvaro, passando por um conjunto paisagístico que dissolve o limite entre o que é público e o que é privado. 

Este projeto oferece a rara oportunidade de oferecer a esse edifício imponente um novo sopro de vida. É um grande exemplo do trabalho de Luis de Landecho no início do século XX. Nosso projeto pretende resgatar esse espírito original e, ao mesmo tempo, criar novos espaços que são flexíveis e adaptáveis a novas formas de trabalho. Junto da Acciona, nós desenvolvemos um projeto que é guiado pela visão conjunta que temos de sustentabilidade e demonstra nosso comprometimento com o meio ambiente. -- Nigel Dancey, Arquiteto Responsável pelo Foster + Partners

Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri - Imagem 3 de 6
Vista do interior do escritório. Imagem Cortesia de Foster + Partners

Foram introduzidos uma série de pavimentos escalonados por debaixo dessa histórica cobertura. "Feitos de madeira, uma fonte sustentável de material de construção, a estrutura leve permite flexibilidade espacial, e ao mesmo tempo, integra iluminação, ventilação e outros fatores". Essa estrutura é feita de materiais naturais, é reciclável e desmontável, e portanto, resguarda mais de 1000 toneladas de gás carbônico, contribuindo para o meio ambiente. 

Criando um ambiente biofílico, este projeto parte de uma abertura zenital central, que traz luz natural ao interior e reduz a necessidade de consumo de energia artificial. Além disso, o edifício irá incluir uma nova área externa que "incluí um parque de mais de 10 mil metros quadrados, com 300 árvores e espaços de trabalhos externos, além de áreas para reuniões informais protegidas pela copa das árvores". 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Foster + Partners converte edifício industrial em escritórios em Madri" [Foster + Partners Transforms Historic Industrial Building into Offices for Acciona in Madrid, Spain] 12 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958041/foster-plus-partners-converte-edificio-industrial-em-escritorios-em-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.