O futuro do transporte público na vida após Covid-19

Com a notícia promissora de uma vacina em potencial que em breve poderá fazer com que o mundo retorne a um modo de vida seminormal, questões estão sendo levantadas sobre como será o futuro do transporte público. Embora alguns prevejam que levará anos até que voltemos às formas de aglomeração, como sardinhas enlatadas em vagões de metrô lotados durante a hora do rush, não se trata apenas de como os indivíduos se sentem estando próximos uns dos outros enquanto se movem pela cidade. Tem mais a ver com como nossos outros hábitos diários, que foram remodelados como resultado da pandemia, podem mudar os objetivos gerais dos sistemas de transporte público em todo o mundo. Que estratégias podem ser implementadas para trazer o número de passageiros de volta aos níveis normais e para trazer o cenário da mobilidade de volta para onde estava, enquanto a sociedade continua a passar por grandes mudanças fundamentais?

O futuro do transporte público na vida após Covid-19 - Imagem 3 de 4
Metrô NYC Pré-Pandemia. Imagem © Victor Rodriguez via Unsplash

O cenário da mobilidade não é apenas uma conveniência para muitos moradores da cidade, é na verdade uma necessidade. Se o êxodo das áreas urbanas para as cidades rurais se concretizar como muitos previram, os impactos sobre as pessoas em todo o mundo seriam catastróficos. A expansão dos subúrbios, um aumento na poluição gerada pelos carros à medida que mais pessoas ocupam as estradas e uma lenta diminuição das terras cultiváveis urbanas são apenas a ponta do iceberg para os impactos ambientais. Socialmente, aqueles que ficam para trás nas cidades serão famílias de baixa renda que não têm dinheiro para deixá-las. As disparidades raciais serão ainda mais exacerbadas, o mercado de trabalho encolherá e os serviços de trânsito, que já enfrentam uma grave falta de financiamento, entrarão em colapso em breve.

Mas isso não precisa acontecer, e é provavelmente o pior cenário. O que o transporte público precisa fazer é reinventar o "como" por trás das maneiras como ele é capaz de mover milhões de pessoas pelas cidades e o "por que", que será afetado pelos resultados de longo prazo da pandemia e sua capacidade de apelar para as massas.

O futuro do transporte público na vida após Covid-19 - Imagem 2 de 4
Uso Diário Transporte Público NYC via Time Magazine. Imagem © Kaley Overstreet

O número de passageiros em sistemas de ônibus e ferrovias caiu significativamente desde que os primeiros casos de COVID-19 foram diagnosticados nos Estados Unidos no início deste ano. O número de passageiros diminuiu 87% na área da Baía de São Francisco, 79% em Washington D.C. e 74% na cidade de Nova York - fornecendo estatísticas significativas que moldam a história de como o transporte público precisa ser revisitado no futuro.

O medo de usar o transporte público é algo que levará tempo para se dissipar e exigirá trabalho dos órgãos públicos. O MTA de Nova York exige que os passageiros usem máscaras ou paguem uma multa e também começou a fechar o metrô, que costumava funcionar 24 horas por dia, para limpezas à noite, conferindo aos passageiros diários uma sensação de segurança. Outras cidades realizaram estudos internos que mostram que a transmissão do vírus nos sistemas de transporte público é baixa. Por exemplo, Staten Island, um bairro ao sul da cidade de Nova York depende muito do uso do carro e tem consistentemente um número maior de casos do que bairros dependentes de metrô e ônibus em Manhattan. Hong Kong, uma das cidades mais densas do mundo que usa intensamente seu sistema de transporte público, registrou menos de um décimo dos casos diagnosticados no estado rural do Kansas.

O futuro do transporte público na vida após Covid-19 - Imagem 4 de 4
Usuários com máscaras durante a pandemia no metrô de Paris. Imagem © Davyn Ben via Unslpash

Repensar o transporte público também precisa estar em paralelo com a reinvenção do seu uso. Os deslocamentos na hora do rush podem ser uma coisa do passado, pois uma grande parte da força de trabalho global têm explorado modelos de trabalho híbridos nos quais os funcionários trabalham em casa, o que equivale a menos passageiros diários. Isso por si só significa que o número de usuários de transporte público pode nunca mais retornar aos níveis de antes da pandemia, forçando esses sistemas a se tornarem inovadores, eficientes e mais confiáveis do que nunca para convencer as pessoas a usar ônibus ou trem.

O transporte público é crucial para a cultura urbana e o modo de vida. Também apoia a economia, dando autonomia às pessoas para se locomoverem à negócios e à lazer. No futuro, depois da ameaça da pandemia, o transporte público precisará se tornar mais inovador e manter suas qualidades essenciais antes que o trem proverbial deixe a estação e seja tarde demais.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para criar uma arquitetura saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de revisar os conselhos e informações mais recentes sobre COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este artigo faz parte do Tópico do ArchDaily: Resumo do Ano. Todos os meses exploramos um tópico em profundidade por meio de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre nossos tópicos mensais. Como sempre, no ArchDaily agradecemos as contribuições de nossos leitores; se você deseja enviar um artigo ou projeto, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "O futuro do transporte público na vida após Covid-19" [Bus or Bust? The Future of Public Transit in Life After COVID-19] 08 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952716/o-futuro-do-transporte-publico-na-vida-apos-covid-19> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.