BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins

A Universidade Johns Hopkins, nos EUA, selecionou, dentre uma lista de quatro escritórios, o dinamarquês BIG para projetar seu novo Centro Estudantil, projeto que faz parte da proposta de regeneração da área central do campus, bem como da reativação da sua experiência social. Com a proposta entitulada "A Vila", o projeto é "um espaço de boas vindas aberto e moderno, que tem como objetivo ser um centro de engajamento social para todos os membros da comunidade universitária".

BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins - Imagem 2 de 7BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins - Imagem 3 de 7BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins - Imagem 4 de 7BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins - Imagem 5 de 7BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins - Mais Imagens+ 2

Com o início das obras marcado para a primavera de 2022 e seu término previsto em 2024, o novo Centro Estudantil recebeu elogios da comunidade docente e discente, bem como dos funcionários, os quais contribuíram para a seleção do escritório. Depois do Isenberg School of Management Business Innovation Hub para a University of Massachusetts Amherst e do Heights Building destinados à Arlington Public Schools, este Centro será o terceiro edifício acadêmico assinado pelo escritório, nos Estados Unidos. Os outros dois projetos foram completados em 2019 com parceria com Shepley Bulfinch como os arquitetos locais, junto de Rockwell Group para arquitetura de interiores e Michael Van Valkenburg Associates para o paisagismo.

Considerando as renomadas universidades da costa leste, é uma honra ser escolhido para criar uma estrutura para os alunos da Johns Hopkins. Nós imaginamos e desenhamos essa parte do Campus como se fosse uma vila condensada a partir de uma infinidade de espaços e pavilhões diferentes para a maior diversidade possível de atividades, interesses e subculturas. -Bjarke Ingels, Fundador e Diretor Criativo do BIG-Bjarke Ingels Group.

BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins - Imagem 6 de 7
Cortesia de BIG-Bjarke Ingels Group

Considerando os objetivos de sustentabilidade da universidade, o projeto foi elogiado por sua sensação de abertura, conexões com os espaços exteriores circundantes, abundância de luz natural e recursos sustentáveis integrados. Os 150 mil metros quadrados localizados ao sul do icônico espaço livre da Universidade englobam englobam espaços de relaxamento e socialização, espaços criativos e de artes cênicas, recursos estudantis e serviços de apoio, salas de estar e estudo, um centro de mídia digital, um espaço para apresentações com capacidade para 200 pessoas e um refeitório dinâmico. Gerando conectividade com a comunidade vizinha de Charles Village, o projeto cria um novo ponto de entrada dinâmico, na encruzilhada da atividade estudantil.

É comum que grandes ideias e insights ocorram quando estamos longe das mesas, quando temos uma chance de pensar, descansar e brincar. O novo Centro Estudantil foi projetado para provocar essas distrações necessárias que complementam a rigorosa vida acadêmica, um lugar para a próxima geração de grandes mentes destravarem a próxima grande descoberta  -- Leon Rost, Sócio do BIG-Bjarke Ingels Group.

BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins - Imagem 7 de 7
Cortesia de BIG-Bjarke Ingels Group

"Sem o foco acadêmico, mas totalmente social por premissa, o projeto será aberto para todos, reservado para ninguém e ostentará o tipo de espaço flexível que convida à conexão e colaboração ”, afirma Ronald J Daniels, presidente da Johns Hopkins University. A proposta propõe uma sala de estar central rodeada de espaços adaptados às necessidades da comunidade. Com entradas em todos os quatro pavimentos, o edifício mantém uma escala humana amigavel, enquanto a fachada aberta revela os espaços de refeição se abrindo para a praça.

Para além da estrutura, o uso de madeira promove um ambiente agradável e confortável, enquanto a luz natural do dia é filtrada entre as placas fotovoltaicas da cobertura. O projeto de planta livre permite que a luz entre por janelas altas, e deixa todas as atividades a mostra. Finalmente, a área interna consiste em um conjunto de espaços flexíveis que se abrem para quatro espaços coletivos, ao mesmo tempo que o paisagismo envolta do edifício cria espaços de estar para os alunos. 

BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins - Imagem 4 de 7
Cortesia de BIG-Bjarke Ingels Group

Centro Estudantil da Universidade John Hopkins

  • Nome: Centro de Envolvimento Social
  • Tipo: Concurso
  • Área: 13,935m2
  • Localização: Baltimore, Maryland, US
  • Cliente: Johns Hopkins University
  • Colaboradores: Shepley Bulfinch (Arquiteto local), Rockwell Group (Interiores), Michael Van Valkenburgh Associates (Paisagismo)
  • Arquiteto: BIG – BJARKE INGELS GROUP
  • Sócio Responsável: Bjarke Ingels, Leon Rost
  • Associado Responsável: Elizabeth McDonald
  • Arquitetos Responsáveis: Jason Wu, Lawrence Olivier Mahadoo
  • Equipe: Alex Wu, Xi Zhang, Chia-Yu Liu, Guillaume Evain, Jakub Kulisa, Kig Veerasunthorn, Mike Munoz, Tom Lasbrey, Tony Saba Shiber, Blake Smith, Corliss Ng, Florencia Kratsman, Francesca Portesine, Jamie Maslyn Larson, Gabriel Jewell-Vitale, Kevin Pham, Josiah Poland, Jialin Yuan, Ken Chongsuwat, Duncan Horswill, Ben Caldwell, Margaret Tyrpa, Terrence Chew, Tracy Sodder, Chris Pin, Alexander Matthias Jacobson, Tore Banke, Frederic Lucien Engasser, Xingyue Huang,Jesper Petersen, Kaoan Hengles

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "BIG projeta novo centro estudantil da Universidade Johns Hopkins" [BIG Selected to Design a Socially Engaging Hub for the Johns Hopkins University] 19 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951112/big-projeta-novo-centro-estudantil-da-universidade-johns-hopkins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.