Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar

Em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Nesse mesmo dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e desde 1981 a data é comemorada como forma de lançar luz sobre questões relativas ao acesso aos alimentos e à promoção de uma dieta saudável para todos.

Como forma de traçar um importante paralelo entre a arquitetura e urbanismo e questões relativas à alimentação, selecionamos uma série de artigos que mostram as possibilidades de promover, por meio de projetos arquitetônicos e urbanos, uma maior segurança alimentar para as pessoas. 

Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar - Imagem 2 de 10Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar - Imagem 5 de 10Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar - Imagem 9 de 10Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar - Imagem 10 de 10Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar - Mais Imagens+ 5

De pequenas hortas a nível residencial a projetos de agricultura urbana e paisagens de estufas em zonas rurais, os projetos, guias e artigos apresentados a seguir expõem algumas das formas de encurtar distâncias entre a produção e o consumo, estimular a participação comunitária no plantio de alimentos, conscientizar as pessoas sobre o processo de cultivo e promover a alimentação saudável e acessível.

Exemplos ao redor do mundo

Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar - Imagem 4 de 10
Imagem © Tom Hegen

Guias e diretrizes

Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar - Imagem 7 de 10
Casa + Agencia / Hérard & da Costa. Imagem © Philippe Ruault

Artigos

Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar - Imagem 3 de 10
Imagem © popupcity.net

Segurança alimentar, sob o título de Fome zero e agricultura sustentável, é o segundo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para saber mais sobre os ODS's aplicados à arquitetura, leia este artigo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Dia Mundial da Alimentação: arquitetura e a promoção da segurança alimentar" 18 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949624/dia-mundial-da-alimentacao-arquitetura-e-a-promocao-da-seguranca-alimentar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.