Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais

Ir além do emprego daqueles materiais mais usuais na arquitetura requer um exercício de criatividade e experimentação na busca por novas possibilidades que sejam ao mesmo tempo eficientes e inusitadas. Projetos de pequena escala, em particular, são uma boa oportunidade para a experimentação destes materiais menos comuns na arquitetura por possuírem, entre outros fatores, menos cargas atuantes sobre as estruturas e ainda, em alguns casos, por possuírem um caráter temporário. De todo modo, o uso de materiais pouco usuais no âmbito da arquitetura de pequena escala pode abrir portas para o seu emprego em outros projetos, até mesmo naqueles de maiores dimensões.

Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 2 de 8Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 3 de 8Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 7 de 8Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 8 de 8Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Mais Imagens+ 3

Os projetos apresentados a seguir são uma pequena amostra de como materiais pouco usuais na arquitetura podem ser explorados de forma a adquirir um lugar de destaque no projeto e evidenciar a existência de uma vasta gama de possibilidades de materiais construtivos.

Platanenkubus Nagold / Ludwig.Schoenle

Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 6 de 8
Platanenkubus Nagold / Ludwig.Schoenle. Cortesia de Ludwig.Schoenle

A partir de técnicas de “Plant Addition” (Adição de Plantas, em tradução livre), mudas de plátano foram dispostas em recipientes em seis níveis de forma a configurar uma parede verde. Ao longo do tempo, com o crescimento gradual das mudas, a parte superior é coberta por um dossel e a parte inferior é dominada por troncos mais grossos. 

Cabana Espelhada na Praia / ECE Architecture + Creative Forager

Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 5 de 8
Cabana Espelhada na Praia / ECE Architecture + Creative Forager. Imagem: © Mark Sephton

A cabana foi construída na praia de Worthing como uma instalação artística interativa. Os materiais utilizados foram folhas de acrílico espelhado fixadas nos painéis de madeira cortados a laser com acabamentos em cor cinza escuro.

Contemplação Particular / Maria Souto de Moura

Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 7 de 8
Contemplação Particular / Maria Souto de Moura. Imagem: © ITS – Ivo Tavares Studio

O projeto foi concebido para receber um Políptico, uma obra composta por um conjunto de painéis fixos e móveis, montados num suporte único. A composição em dois volumes é formada por uma entrada bifurcada de coloração terrosa que dá acesso ao espaço de contemplação formado por blocos de cortiça.

As Bolas de Gelo / Mjölk architekti

Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 4 de 8
As Bolas de Gelo / Mjölk architekti. Cortesia de Mjölk architekti

O objetivo do projeto era criar uma vila de gelo singular em um lago congelado na parte central de Hardangervida, na Noruega. A tecnologia utilizada para criar as bolas de gelo é baseada na pulverização de água num balão inflado. Depois de criada a crosta de gelo, esses balões são desinflados e usados novamente para construir os outros abrigos da vila.

O Laranjal / Lenschow & Pihlmann + Mikael Stenström

Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 3 de 8
O Laranjal / Lenschow & Pihlmann + Mikael Stenström. Imagem: © Hampus Berndtson

O pavilhão "O Laranjal" está situado nos jardins da Galeria de Arte de GI Holtegaard, na parte norte de Sealand, Dinamarca. O projeto consiste em uma estufa formada por uma estrutura de aço coberta por um plástico desenvolvido especificamente para proteger automóveis, barcos, entre outros objetos de grandes dimensões.

Pavilhão de Pesquisa ICD/ITKE / Universidade de Stuttgart, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 2 de 8
Pavilhão de Pesquisa ICD/ITKE / Universidade de Stuttgart, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Cortesia de ICD-ITKE

O Instituto de Design Computacional (CID) e o Instituto de Estruturas de Construção e Design Estrutural (ITKE) da Universidade de Stuttgart desenvolveram em conjunto um pavilhão de pesquisa fabricado totalmente por robôs a partir de componentes de fibra de carbono e vidro. O projeto interdisciplinar investiga a inter-relação possível entre estratégias de design biométrico e a produção robotizada.

Mahjong / Tomé Capa

Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais - Imagem 8 de 8
Mahjong / Tomé Capa. Cortesia de Tomé Capa

A instalação realizada na cidade de Braga, em Portugal, busca servir como mecanismo de contato entre as pessoas e a cidade. O volume, de forma sólida e geométrica, é composto por um grande número de caixas brancas de plástico. O seu interior, por outro lado, possui um desenho mais orgânico para livre apropriação pelos visitantes.

Este artigo faz parte do Tópico do Mês do ArchDaily: Pequena Escala. Cada mês exploramos um tópico em profundidade por meio de artigos, entrevistas, notícias e obras. Conheça mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, nós do ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou trabalho, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Arquitetura e experimentação: 7 projetos de pequena escala com materiais construtivos não usuais" 08 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948614/arquitetura-e-experimentacao-7-projetos-de-pequena-escala-com-materiais-construtivos-nao-usuais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.