As Bolas de Gelo / Mjölk architekti

As Bolas de Gelo / Mjölk architekti - Mais Imagens+ 18

Eidfjord kommune, Noruega
  • Arquitetos: Mjölk architekti; Mjölk architekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acron, Celtimax
  • Outros Participantes: Pavlína Müllerová, Libor Nejezchleb, Michal Hejzlar, Alessandro Nicolo, Lucia Horkavá, Jan Smetana, Vojtěch Hejtmánek, Zdeněk Rafaj, Aleš Rafaj
  • Arquitetos Responsáveis: Lukáš Holub, Jan Mach, Jan Vondrák
  • Cidade: Eidfjord kommune
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Mjölk architekti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cinco anos atrás, nosso escritório ganhou a competição Warming Huts em Winnipeg, Canadá. A principal tarefa era criar um abrigo para patinadores na pista de patinação mais longa do mundo.

Conceito

Juntamente com outros dez escritórios de todo o mundo (incluindo, por exemplo, o de Frank Gerhy), passamos uma bela semana construindo a nossa proposta da competição. Durante a implementação, estávamos testando a tecnologia de construir objetos de gelo apenas pulverizando água em grandes balões de ar em forma de bolas.

Cortesia de Mjölk architekti

Como resultado, criamos iglus de gelo ligeiramente diferentes dos típicos iglus. Nosso dispositivo de criação de iglus, chamado Polar Hen, produz um envelope espesso de gelo com um traço muito específico de condutividade de luz. De fora, esses objetos têm uma aparência muito misteriosa, como se não fossem desse planeta.Graças à água, esses objetos possuem tom azul claro. Visitar o espaço interno é uma experiência original e inesperada, uma vez que o visitante não espera a escala que lá encontra.

Planta Baixa

Devido ao clima inesperadamente quente, voltamos para casa com apenas um objeto completamente acabado, mas, por outro lado, com muito ótima sensação de que nossa ideia original realmente funcionou.

Cortesia de Mjölk architekti

Nosso entusiasmo foi tão grande e o clima na República Tcheca tão frio que, depois de voltar à Liberec, espontaneamente criamos outro objeto na barragem de Liberec. A bola de gelo se tornou extremamente popular entre os transeuntes e os patinadores de gelo, e para nós isso representou uma conclusão bem sucedida do projeto.

Cortesia de Mjölk architekti

Este outono, tivemos uma oferta de Jan Smetana e Vojtěch Hejtmánek, que juntos na Noruega dirigem uma agência para eventos externos extremos, a Full On (www.fullon.no). Esta empresa tem sua sede no Parque Nacional Hardangervidda. Tentando explorar outras opções, eles descobriram nosso projeto do Canadá e então tiveram a ideia da parceria. Nosso objetivo era criar uma vila de gelo singular em um dos lagos congelados na parte central de Hardangervida. Os objetos criados poderiam ser usados tanto como um potencial ponto para passar a noite e assistir a aurora boreal quanto como um abrigo para pescadores ou para esquiadores de cross country se protegeram do mau tempo.

Cortesia de Mjölk architekti

Depois de várias semanas de preparação, nossa equipe foi para a Noruega com três novos balões de ar.

Nós escolhemos formas geometricamente simples porque estas funcionam melhor estética e estaticamente. A maior forma foi a de um pão que mediu 3,5 metros. Em seguida, uma bola simples com diâmetro de 2 metros. O último objeto era um cilindro longo que poderia permanecer sozinho ou servir como conexão entre dois outros objetos.

Cortesia de Mjölk architekti

A previsão do tempo não estava melhor desta vez,então, logo após a chegada, decidimos começar a construir nossa vila. O local foi incrível. Devido à geada, literalmente vimos a vila crescer. Em quatro dias, conseguimos concluí-la. Dez objetos inteiros. Ficamos satisfeitos. Infelizmente, então, houve o aumento da temperatura e o nosso trabalho foi finalizado e destruído pela força da natureza.

Cortesia de Mjölk architekti

O objetivo da expedição foi explorar todas as características do gelo em diferentes condições de temperatura, e explorar a estabilidade de cada objeto e confirmar a funcionalidade de toda a tecnologia. Tudo isso foi feito e nossas expectativas e de nossos investidores foram atendidas. A própria instalação tornou-se muito popular e é bem possível que mais alguns objetos surjam este ano.

Cortesia de Mjölk architekti

Deve acontecer a abertura oficial da Vila Ice Balls no novo Dagali Outdoor Center no próximo ano.

Cortesia de Mjölk architekti

Descrição do Produto: A tecnologia das bolas de gelo é baseada na pulverização de água num balão inflado durante seu congelamento. Depois de criar a crosta de gelo, esses balões são desinflados e usados para construir outro objeto congelado. A condição necessária é a temperatura estar abaixo de -6 graus.

Os objetos recém-formados possuem características bastante claras e acústicas. Essas características diferenciam-nas de outros iglus padrão ou hotéis de gelo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Nacional Hardangervidda, Eidfjord kommune, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "As Bolas de Gelo / Mjölk architekti" [The Ice Balls / Mjölk architekti] 11 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872807/as-bolas-de-gelo-mjolk-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.