Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços

Com o crescimento populacional, adensamento das cidades e aumento do preço dos imóveis, arquitetos e urbanistas têm buscado alternativas de novas configurações espaciais para a ocupação e habitação nos centros urbanos. A profusão de moradias e espaços de trabalho compartilhados é um dos exemplos de como o campo da arquitetura está se adaptando às novas formas de viver em sociedade. 

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 2 de 14Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 4 de 14Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 7 de 14Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 9 de 14Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Mais Imagens+ 9

Além dos chamados coworkings e colivings, os edifícios de uso misto, espaços flexíveis e instalações temporárias também estão relacionados, cada um à sua maneira, à ideia de compartilhamento dos espaços. Em uma intervenção nos pilotis do MAR (Museu de Arte do Rio), por exemplo, o Estúdio Chão propõe um questionamento intimamente relacionado à convivência junto ao outro: “E se a gente não aceitasse a ideia de que, para convivermos, seria preciso nos prendermos atrás de muros e evitarmos o perigo que acreditamos morar lá fora, a assustadora ameaça do outro?”.

A seguir, apresentamos 13 projetos ao redor do mundo, entre edifícios de uso misto, instalações temporárias, coworkings e colivings, que promovem, de diferentes formas, o uso compartilhado dos espaços. 

Edifícios de uso misto

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 12 de 14
Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV. Imagem: © Juliusz Sokołowski

"Concordia Design é um edifício de uso misto que contém espaços de coworking, um lugar para eventos, uma praça de alimentação, uma cafeteria e um terraço na cobertura da ilha Słodowa em Wrocław, Polônia. O projeto é uma renovação e extensão de um edifício patrimonial do século XIX, conservando a fachada do edifício existente e agregando uma extensão contemporânea para criar um ponto focal para o parque vizinho e um destino que melhorará a experiência da ilha para os visitantes."

Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 14 de 14
Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos. Imagem: © Nelson Kon

"A nova unidade do SESC – conjunto complexo de instalações de recreação e serviços – que ocupará o edifício sede da antiga Mesbla, localizado na esquina da Rua 24 de Maio com a Rua Dom José de Barros, centro de São Paulo, é um problema exemplar de transformação no patrimônio urbano construído."

WERK12 / MVRDV + N-V-O Architekten

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 5 de 14
WERK12 / MVRDV + N-V-O Architekten. Imagem: © Ossip van Duivenbode

"Formando o núcleo do distrito Werksviertel-Mitte, um plano de regeneração urbana em um antigo local industrial, o empreendimento de 7.700 metros quadrados de uso misto localizado perto da Estação Leste de Munique se destaca com sua fachada artística ousada e expressiva, com expressões verbais de cinco metros de altura encontradas em quadrinhos alemães."

Clínica e Centro Comunitário Punggol / Serie Architects + Multiply Architects

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 10 de 14
Clínica e Centro Comunitário Punggol / Serie Architects + Multiply Architects. Imagem: © Hufton + Crow

"O Oasis Terrace é uma nova geração de centros comunitários desenvolvidos pelo Conselho de Habitação e Desenvolvimento de Singapura para atender seus bairros residenciais públicos. É composto por instalações comuns, comércios e uma policlínica do governo. Os jardins desempenham mais do que apenas um papel estético na comunidade, sendo também um projeto de horticultura coletivo. Reunindo os moradores para plantar, manter e desfrutá-los, os jardins ajudam a nutrir os laços comunitários."

Instalações temporárias

Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 8 de 14
Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio. Imagem: © Marko Mihaljević

"Por ser tratar de um rio de planície e portanto, naturalmente inundável durante as épocas mais chuvosas do ano, é proibido construir nestas áreas de amortecimento. Desta maneira, a proposta da instalação Sava assume um caráter temporário, uma intervenção concebida para ativar as margens do rio através de programas efêmeros, transformando estas áreas em espaços públicos habitáveis."

Intervenção TransBorda / Estúdio Chão

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 2 de 14
Intervenção TransBorda / Estúdio Chão. Imagem: © Renato Mangolin

"Convidados pelo MAR (Museu de Arte do Rio) a criar uma arena para a programação pública de rodas, debates e performances durante o período da exposição “Quem não luta tá morto! Arte, Democracia e Utopia”, nós nos propusemos a provocar os próprios limites do museu com o espaço público. Imaginamos um conjunto de arquibancadas e plataformas que transformasse o ato de ocupar os pilotis do MAR num gesto de atravessamento de muros e ativação do espaço público."

Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 1 de 14
Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS. Imagem: © URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

"O Urban Bloom é um experimento no espaço urbano que tem como precedente as necessidades de projeto e infraestrutura. A única necessidade aqui era por liberdade. O projeto renova e revigora um espaço, que originalmente era um estacionamento, transformando-o em um jardim urbano construído por meios artificiais. É um projeto voltado para uma cidade que enfatiza as pessoas." 

Coworking

Co-working utopic_US Conde de Casal / Izaskun Chinchilla Architects

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 9 de 14
Co-working utopic_US Conde de Casal / Izaskun Chinchilla Architects. Imagem: © Imagen subliminal

"Segundo estudos, o fenômeno co-work está intrinsecamente associado ao mundo urbano atual. A densidade, a mistura de pessoas e oportunidades que produz uma grande urbe, favorece o aparecimento de lugares cuja razão de ser é compartilhar a criatividade. Por isso, nos pareceu natural que nossos espaços homenageassem e se inspirassem em grandes cidades." 

Sinergia Cowork Palermo / Emilio Magnone + Marcos Guiponi

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 4 de 14
Sinergia Cowork Palermo / Emilio Magnone + Marcos Guiponi. Imagem: © Marcos Guiponi

"Sinergia Cowork começou como um projeto de desenvolvimento imobiliário, com 32 escritórios e 4 salas de reuniões para aluguel. Uma operação dentro de um espaço reciclado que anteriormente funcionava como carpintaria, oficina mecânica, estúdio de cinema e armazém. Os escritórios funcionam como um coworking: um conceito recente nos espaços de escritórios contemporâneos, onde o usuário se insere em um ambiente colaborativo heterogêneo que melhora seu trabalho e habilidades sociais."

Espaço Coworking / APPAREIL

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 3 de 14
Espaço Coworking / APPAREIL. Imagem: © José Hevia

"A remodelação deste típico armazém oferece um simples espaço aberto de trabalho destinado a um grupo de profissionais independentes do mundo da arquitetura e das disciplinas próximas. Os espaços foram desenhados para fomentar o desenvolvimento do trabalho de forma transparente, compartilhando ideias e estimulando as colaborações potenciais." 

Coliving

The Student Hotel Campus Marina Barcelona / Masquespacio

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 11 de 14
The Student Hotel Campus Marina Barcelona / Masquespacio. Imagem: © Luis Beltran

"A cadeia hoteleira holandesa The Student Hotel, um híbrido único que combina o co-living e o co-working, acaba de abrir seus dois primeiros Campus exclusivamente para estudantes nos distritos de Marina e Poble Sec em Barcelona, Espanha. A propriedade conta com piscinas, salas de jogos, lounge interior e exterior, além de uma sala silenciosa para estudar que estimula a conectividade e o co-working, enquanto facilita um espaço amplo para a aprendizagem e o desenvolvimento." 

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 7 de 14
Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city. Imagem: © Ossip van Duivenbode

"Contemplando o cuidado entre as gerações, uma família composta por dois diferentes núcleos familiares decide construir uma casa juntos. Enquanto o casal mais jovem já vive na cidade, os avós vivem no campo e estão ansiosos para voltar à proximidade das amenidades urbanas."

Edifício Residencial Treehouse / Bo-DAA

Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços - Imagem 6 de 14
Edifício Residencial Treehouse / Bo-DAA. Imagem: © Rohspace

"O Treehouse é um complexo de co-habitação com 72 unidades no coração de Kangnam, o centro de startups de Seul. Composto por micro-estúdios e micro-lofts, é projetado para profissionais solteiros e seus companheiros animais. O Treehouse é centrado por um jardim interno, repleto de áreas de trabalho colaborativas, áreas de descanso relaxantes, cozinha comunitária, lavanderia e espaços para animais de estimação."

Este artigo é parte do Tópico do mês do ArchDaily: Como viveremos juntos. Todo mês, exploramos um tópico através de artigos, entrevistas, notícias e obras. Saiba mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, no ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou um trabalho, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Viver em comunidade: 13 projetos que promovem o uso compartilhado dos espaços" 30 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946445/viver-em-comunidade-13-projetos-que-promovem-o-uso-compartilhado-dos-espacos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.