8 Iniciativas que empoderam as mulheres nos setores da arquitetura e construção

8 Iniciativas que empoderam as mulheres nos setores da arquitetura e construção

Enquanto em muitos países do mundo os setores da construção, da arquitetura, da engenharia e do planejamento urbano ainda estão dominados por homens, as iniciativas que empoderam as mulheres nestas disciplinas estão surgindo em todo o mundo. Estes movimentos, - que desempenham um papel fundamental na integração do poder feminino - adotam muitas formas como sites, plataformas, organizações, etc. que trabalham com profissionais, artesãs e trabalhadoras. 

Desde capacitar e conectar mulheres de destaque, garantir exposição e promover o trabalho de pioneiras, essas iniciativas têm o objetivo comum de estimular o setor feminino a causar impacto em suas cidades.

Para saber mais sobre essas plataformas, o ArchDaily reuniu neste artigo oito iniciativas diferentes que empoderam as mulheres nos setores de arquitetura e construção.

400 Forward

Cortesia de Tiffany Brown, 400 Forward
Cortesia de Tiffany Brown, 400 Forward

400 Forward é um projeto que busca, inspira e orienta a próxima geração de arquitetas. Com destaque para a habilitação profissional da 400ª arquiteta afro-americana em 2017, o programa visa familiarizar as jovens com a arquitetura, fornecendo-lhes ferramentas para enfrentar os problemas de injustiça social. Fundado por Tiffany Brown, o 400 Forward também oferece bolsas de estudo e mensalidade para material de estudo, bem como exames de licenciamento em arquitetura, para mulheres afro-americanas.

Warchée

Warchée é uma organização que tem como objetivo a integração das mulheres na área da construção. Fundada por Anastasia Elrouss e nascida da constatação da rápida urbanização em regiões - principalmente no Oriente Médio - onde as mulheres ainda estão excluídas de certas profissões, a ONG busca criar um mundo inclusivo e em constante evolução. Com o objetivo de estar presente em todos os países, Warchée fornece às mulheres as ferramentas e habilidades adequadas para que possam encontrar um emprego neste setor e causar impacto em sua cidade.

Arquitetura na Periferia

Cortesia de Portal Aprendiz
Cortesia de Portal Aprendiz

O projeto Arquitetura na Periferia é o resultado da dissertação de mestrado da arquiteta Carina Guedes. Ele funciona desde 2014, oferecendo cursos de assistência técnica a mulheres em territórios com infraestrutura e moradia insuficientes, comunidades periféricas e ocupações. O projeto está estruturado em oficinas de quatro a seis meses e começa com aulas de desenho.

Rebelarchitette

Cortesia de rebelarchitette web
Cortesia de rebelarchitette web

Rebelarchitette criou um mapa-múndi público interativo mostrando 732 arquitetas notáveis ​​de todo o mundo. Lançado 2 anos após seu e-book Architette = Women Architects, WAW Map é uma plataforma aberta e colaborativa que é constantemente atualizada. Indo além da campanha #timefor50 #timeforequality, defendendo a participação igualitária de homens e mulheres na face pública da arquitetura, a nova plataforma promove a colaboração versus competição e riqueza na diversidade.

Mulheres pioneiras da arquitetura estadunidense

Cortesia de Beverly Willis Architecture Foundation
Cortesia de Beverly Willis Architecture Foundation

Mulheres Pioneiras da Arquitetura Americana é um site lançado pela The Beverly Willis Architecture Foundation, que busca promover e documentar mulheres importantes na arquitetura. É o resultado final de inúmeras entrevistas realizadas pela casa, compilação de pesquisas e documentação fotográfica, bem como verificação de fatos. Desde 2012, Beverly Willis e Wanda Bubriski trabalham para trazer à luz as obras completas de mulheres arquitetas nos Estados Unidos.

MMW- Mulher, Mujer, Woman

© MMW
© MMW

MMW é uma plataforma online dedicada às representações arquitetônicas, que tem como objetivo divulgar a produção feminina em nosso meio profissional. Criada pelas arquitetas brasileiras Carol Vasques e Débora Boniatti em reação à ainda escassa difusão de referências femininas, a plataforma busca “evidenciar a importância e relevância das mulheres no passado, presente e futuro da profissão”.

HerCity

Cortesia de UN-Habitat
Cortesia de UN-Habitat

HerCity é uma plataforma que envolve as mulheres no desenvolvimento urbano, a fim de fazer cidades melhores para todos. Virando as mesas e colocando mulheres como especialistas, a caixa de ferramentas digital visa criar cidades e comunidades mais inclusivas, equitativas e sustentáveis. A iniciativa coloca métodos e ferramentas à disposição dos atores urbanos em todo o mundo, a fim de apoiar as cidades que integrem a participação de mulheres em suas estratégias de longo prazo.

Wiki Women Design

Claire Bataille e Paul Ibens, ca. 1968. Arquivo de Claire Bataille e Paul Ibens Design, Collection Flemish Architecture Institute, Collection Flemish Community. Imagem © Paul Lambert 
Claire Bataille e Paul Ibens, ca. 1968. Arquivo de Claire Bataille e Paul Ibens Design, Collection Flemish Architecture Institute, Collection Flemish Community. Imagem © Paul Lambert 

O Flanders Architecture Institute tem trabalhado para trazer "as mulheres que deixaram sua marca na história do design belga para fora das sombras", através do Wiki Women Design. Usando a Wikipédia como plataforma, a iniciativa visa organizar sessões de edit-a-thons ou escritas, para compensar este atraso.

Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente em 10 de agosto de 2020, e atualizado em 11 de março de 2021.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "8 Iniciativas que empoderam as mulheres nos setores da arquitetura e construção" [8 Initiatives that Empower Women in the Architectural and Urban Fields] 14 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945590/6-iniciativas-que-empoderam-as-mulheres-nos-setores-da-arquitetura-e-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.