Novo site documenta a obra de mulheres pioneiras na arquitetura

A Beverly Willis Architecture Foundation lançou um novo site chamado "Pioneering Women of American Architecture". O site procura promover e documentar mulheres importantes para a história da arquitetura, sendo o resultado de numerosas entrevistas, pesquisas e documentação fotográfica. Desde 2012, Beverly Willis e Wanda Bubriski têm trabalhado para trazer visibilidade à obra de arquitetas dos EUA.

Um júri de historiadores da arquitetura selecionou as mulheres no site com base em critérios bem definidos. Algumas das profissionais apresentadas no site são Marion Mahony Griffin, Ada Louise Huxtable e Ray Kaiser Eames.

Cortesia de Beverly Willis Architecture Foundation

De acordo com o site, Reyner Banham chamou Griffin de "a primeira mulher arquiteta dos EUA (e talvez do mundo) que não precisava dar satisfações em um mundo de homens". Griffin trabalhou ao lado de Frank Lloyd Wright, espalhando o estilo da American Prairie School não apenas nos EUA, mas também na Austrália e na Índia.

Cortesia de Beverly Willis Architecture Foundation

Sendo uma crítica de arquitetura do New York Times, Huxtable tinha controle sobre a reputação de outros arquitetos. Seu novo perfil on-line destaca suas realizações, tendo sido a primeira mulher a fazer parte do júri do prêmio Pritzker, recebido uma Bolsa de Guggenheim e um Prêmio Pulitzer, entre outros. 

Cortesia de Beverly Willis Architecture Foundation

O website discute também a contribuição de Ray Eames em diversos campos, da arquitetura ao design de mobiliário, têxtil, filmes e brinquedos. Foi graças ao passado artístico de Ray que os painéis ousados e coloridos que lembram Mondrian tiveram lugar na fachada da Casa Eames. 

Graças a BWAF, todas essas mulheres, e outras 47, foram imortalizadas no novo website. O site foi concebido pelo estúdio Yay Brigade, de Los Angeles, e apoiado pelo National Endowment for the Arts e dezenas de outros estúdios de design. A BWAF planeja expandir o site, acrescentando mais profissionais ao arquivo, e espera que a história dessas arquitetas encoraje jovens mulheres a seguirem a carreira arquitetônica. 

Sobre este autor
Cita: Leardi, Lindsey. "Novo site documenta a obra de mulheres pioneiras na arquitetura" [New Website For Women Pioneers in Architecture] 01 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886358/novo-site-documenta-a-obra-de-mulheres-pioneiras-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.