Espaços públicos e conjuntos urbanos: 12 praças vistas de cima

Algumas das características mais comumente atribuídas às praças estão relacionadas à presença de pessoas no espaço e aos usos que são atribuídos a ele, como, por exemplo, locais de convivência, práticas esportivas, turismo e manifestações. Estes diferentes usos, que muitas vezes vão além daqueles previstos no projeto, estão diretamente ligados ao nível do solo, onde as pessoas circulam e vivenciam o espaço. Vistas sob uma perspectiva aérea, por outro lado, as praças podem revelar outras características relacionadas ao seu desenho arquitetônico e sua inserção no contexto urbano.

Espaços públicos e conjuntos urbanos: 12 praças vistas de cima - Mais Imagens+ 8

A distribuição de espaços públicos em uma cidade, a conformação de vias e a chamada “relação entre cheios e vazios” são algumas das características que ganham maior visibilidade à medida em que o olhar se afasta e abrange mais elementos. A partir de fotografias aéreas, é possível perceber, por exemplo, como a forma da praça pode determinar o traçado urbano em algumas cidades, enquanto em outras, sua presença pode romper a ordem e o ritmo estabelecidos pelas quadras.

Em mais uma parceria com o Daily Overview, apresentamos a seguir uma série de praças vistas sob a perspectiva aérea. Confira:

Piazza Umberto I (Avola, Itália)

Avola, Itália. Image created by @dailyoverview, source imagery: @digitalglobe

A reconstrução da cidade de Avola, destruída em 1693 após um terremoto, foi inspirada nos tratados de arquitetura do Renascimento. O plano urbanístico de traçado hexagonal abriga uma rede viária ortogonal na qual as duas vias centrais principais formam uma cruz que determina quatro bairros e uma praça central.

Plaza Del Ejecutivo (Cidade do México, México)

Cidade do México, México. Created by @benjaminrgrant, source imagery: @digitalglobe

Assim como muitas praças de formas geométricas regulares, a Plaza Del Ejecutivo, na Cidade do México, está localizada no centro de ruas dispostas radialmente. As 16 ruas que partem da praça formam a Colonia Federal, cujo traçado se distingue das outras zonas da cidade.

Piazza di Porta Ravegnana (Bolonha, Itália)

Bolonha, Itália. Image created by @dailyoverview, source imagery: @bogdandada

A Torre Asinelli e a Torre Garisenda, ou Torres de Bolonha, estão localizadas na Piazza di Porta Ravegnana. Ao longo dos séculos, a praça sofreu muitas transformações, entre as quais a construção, entre os séculos XIX e XX, de vias que partem deste ponto em direção às diferentes “portas” da cidade.

Plaça del Doctor Letamendi (Barcelona, Espanha)

Barcelona, Espanha. © Daily Overview

Localizada em Eixample, a Plaça del Doctor Letamendi possui forma de um losango e é cortada pela rua d’Aragó. O chanfro característico dos blocos residenciais em Barcelona, são ainda mais recuados para dar lugar à praça e às vias ao seu redor.

Piazza Carlo Maria Carafa (Grammichele, Itália)

Grammichele, Itália. Created by @benjaminrgrant, source imagery: @digitalglobe

O sistema de ruas e lotes que se desenvolve na cidade de Grammichele, na Sicília, tem origem na praça Carlo Maria Carafa. As ruas que partem dos lados dos hexágonos da praça também passam por outras seis praças distribuídas ao redor da praça central. A cidade foi construída em 1693, após um terremoto ter destruído a então cidade de Occhialà.

AT&T Plaza (Chicago, Estados Unidos)

Chicago, Estados Unidos. Image created by @dailyoverview, source imagery: @nearmap

A AT&T Plaza é um espaço público no Millenium Park, em Chicago, conhecido por abrigar a escultura “Cloud Gate” ou “The Bean”. A escultura, criada por Sir Anish Kapoor, tornou-se um dos pontos turísticos de Chicago mais visitados e fotografados, o que faz da praça um local de grande circulação diária de turistas e habitantes da cidade.

Plaça de Tetuan (Barcelona, Espanha)

Barcelona, Espanha. Created by @benjaminrgrant, source imagery: @digitalglobe

A Plaça de Tetuan está localizada no cruzamento de duas vias em Eixample e possui uma forma circular, enquanto os blocos residenciais do entorno conformam uma espécie de “leque”, em um arranjo diferente dos característicos blocos residenciais de Barcelona.

Piazza San Pietro (Vaticano)

Praça da Basílica de São Pedro no Vaticano. Created by @benjaminrgrant, source imagery: @digitalglobe

A Piazza San Pietro, no Vaticano é uma das praças mais conhecidas e visitadas do mundo.  Projetada por Gian Lorenzo Bernini e construída entre 1656 e 1667, a praça é cercada por uma colunata sob a qual estão dispostas 140 estátuas de santos, e que precede a Basílica de São Pedro.

Poljana Marina Držića (Dubrovnik, Croácia)

Dubrovnik, Croácia. Drone photo by @spencerdavisphoto

Localizada na “cidade velha”, a Catedral da Assunção (construída entre os séculos XVII e XVIII) é circundada por um espaço público onde, assim como toda a área da cidade velha, não circulam carros. Assim, as ruas estreitas que culminam neste espaço encontram uma área livre e aberta que permite múltiplos usos.

Piazza Grande (Palmanova, Itália)

Palmanova, Itália. © Daily Overview

A cidade de Palmanova foi construída no século XVI (com expansões concêntricas nos séculos XVII e XIX) com objetivos militares e conserva até hoje o traçado urbano fortificado em forma estelar. A Piazza Grande, localizada no centro da cidade, possui forma hexagonal e é alcançada por meio de seis vias que terminam nos lados do hexágono. 

Piazza del Duomo (Milão, Itália)

Milão, Itália. Image created by @dailyoverview, source imagery: @maxartechnologies

A praça onde está localizado o Duomo di Milano, possui cerca de 17 mil metros quadrados e é centro da capital lombarda. Rodeada por pontos como a Galleria Vittorio Emanuele e o Palazzo Reale, é um local muito frequentado por turistas, mas também pelos habitantes da cidade.

Plaza Cinema (Madri, Espanha)

Madri, Espanha. © Daily Overview

A praça está localizada em uma área do bairro Palomeras Bajas, em Madri, caracterizada por uma malha ortogonal na qual as quadras são formadas por edifícios residenciais com pátios internos compartilhados. A praça, que ocupa a área de uma quadra, é bastante sombreada devido à presença de árvores.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Espaços públicos e conjuntos urbanos: 12 praças vistas de cima" 19 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943955/espacos-publicos-e-conjuntos-urbanos-12-pracas-vistas-de-cima> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.