Conheça os hospitais chineses construídos para controlar a pandemia de COVID-19

Enquanto a esmagadora maioria do mundo ainda está lutando contra o COVID-19, a situação econômica e social na China mostrou sinais de retorno a um novo estilo de vida normal nas últimas semanas. Em outro sinal de boas-novas, o governo chinês anunciou recentemente que os dois hospitais em Wuhan, que foram construídos desde o zero dentro de 10 dias fechariam suas portas no dia 15 de abril e os 30 pacientes restantes serão transferidos para outros hospitais em Wuhan para receber tratamento adicional. Outras regiões da China seguiram passos similares, também anunciando o fechamento de hospitais temporários, mostrando um sinal positivo de que a pandemia do COVID-19 finalmente está sendo derrotada no lugar onde surgiu pela primeira vez.

Copilamos uma lista com os hospitais temporários construídos nos primeiros dois meses de 2020, desenhados especificamente para tratar pacientes com sintomas de COVID-19. No total, a China construiu mais de 30 hospitais temporários em todo o país. A velocidade a qual completaram essas instalações médicas foi alcançada graças ao árduo trabalho de dezenas de milhares de pessoas que trabalharam 24 horas por dia.

Wuhan

Hospital Leishenshan / Central-South Architectural Design Institute
O Hospital Leishenshan está localizado próximo ao lago Huangjia, distrito de Jiangxia, Wuhan. Originalmente foi planejado agregar 1.500 camas e acomodar 2.000 pessoas do corpo médico nos dois edifícios separados em 75.000 m2. A construção começou no dia 26 de janeiro, a primeira ala de isolamento foi finalizada no dia 1 de fevereiro e o hospital aceitou os primeiros pacientes e os funcionários uma semana depois.

Hospital Huoshenshan / CITIC General Institute of Architectural Design and Research
A construção do Hospital Huoshenshan começou no dia 23 de janeiro e foi coordenada por quatro grupos de construtoras: China Construction Third Engineering Bureau, Wuhan Construction Engineering, Wuhan Municipal Construction Group e o Hanyang Municipal Construction Group. O hospital foi construído rapidamente devido a sua estrutura modular que proporcionou uma aparência "residencial" para cada unidade. Com um terreno de 34.000 m2, este hospital pode acomodar até 1.000 pacientes. O Hospital Huoshenshan entrou em funcionamento no dia 2 de fevereiro e os pacientes entraram oficialmente no dia seguinte.

Hospitais Temporários / Hanyang Municipal Design Institute
No dia 3 de fevereiro, Wuhan iniciou a construção de três hospitais temporários no estádio Wuhan Hongshan, no Wuhan Salon e no Wuhan International Convention and Exhibition Center. No dia seguinte, a cidade recebeu notícias positivas de que nas áreas circundantes haviam sido construídos oito hospitais temporários adicionais para tratar pacientes com COVID-19. No total, estes 11 hospitais temporários foram usados para tratar pacientes que estavam lutando contra a pneumonia como resultado da infecção por Coronavírus nas diferentes áreas de Wuhan.

© Changjiang Daily

O sistema médico móvel do Exército Popular da Liberação (PLA nas suas siglas em inglês) consta de vários hospitais temporários que foram utilizados amplamente em diferentes tratamentos de emergência em tempos de crise nacional. O hospital temporário geralmente está composto por unidades médicas funcionais, enfermarias e unidades de suporte técnico. Essas enfermarias são unidades modulares de saúde que abrigam muitas funções, incluindo tratamento de emergência, tratamento cirúrgico e testes clínicos. De acordo com o padrão do governo, um hospital temporário precisa ser dividido, cada zona separada contém 50 leitos, com um posto de enfermagem para cada 250 leitos. O fluxo de trabalho médico-paciente é completamente independente e as águas residuais do local são tratadas separadamente.

Estádio Hongshan. Imagem © People's Daily

Nanjing

Projeto de contingência do Centro Médico de Saúde Pública de Nanjing / Southeast University Architectural Design and Research Institute
Este hospital temporário contém duas fileiras de volumes móveis, com um total de 288 salas de contingência isoladas e um módulo para trabalhadores da saúde. O projeto também inclui infraestrutura como estradas, abastecimento e drenagem de água, iluminação e infraestrutura pública, que ajudam a receber e tratar pacientes com COVID-19. O processo de projeto levou apenas 24 horas para um esboço esquemático e três dias para os desenhos executivos. O centro médico foi concluído em 14 dias, uma verdadeira representação da eficiência pela qual a cidade de Nanjing é conhecida.

© Nanjing Fabu

Xi’an

Centro Médico de Saúde Pública de Xi'an / China Northwest Architecture Design and research Institute Co. LTD
As nove enfermarias do Centro Médico de Saúde Pública de Xi'an e um departamento de UTI começaram a aceitar pacientes em 3 de fevereiro. Cada área de tratamento é dividida em salas com uma variedade de departamentos médicos fornecendo equipe eficiente que inclui profissionais, enfermeiros, exames, radiologia, farmácia, laboratório, etc. As três edificações deste centro médico foram projetadas e construídas em 20 dias.

© zhuyitai hospital

Zhengzhou

Hospital Zhengzhou Qiboshan / China Construction Seventh Engineering Division. CORP. LTD
Como o hospital designado para o tratamento da pneumonia COVID-19 em Zhengzhou, a versão de "Xiao Tang Shan" de Zhengzhou foi construída em 10 dias, um feito surpreendente concluído 5 dias antes do previsto. A área bruta total é de 26.210 m2, incluindo a reforma de um prédio ambulatorial existente de mais de 7.000 m2 e a construção de uma ala de hospitalização de 1.165 m2, com capacidade para 800 leitos.

© Henan Construction Industry Labor Management Institute

Weihai

Projeto de expansão do Hospital Weihai Chest
Após 15 dias de construção, o Hospital Weihai Chest foi concluído e ativado em 12 de fevereiro, cobrindo uma área total de aproximadamente 43.500 m2 (60 acres). O projeto de expansão planeja acomodar 300 pacientes e está equipado com unidades de inspeção e quarentena, uma sala de tratamento, uma área de consultórios, uma sala geral, uma área de descanso para os funcionários e um centro de recuperação.

© Weihai Daily

Fuqing

A nova construção da área hospitalar para tratamento de infecção 
A área hospitalar recém-construída na cidade de Fuqing está localizada ao lado do hospital da cidade de Fuqing. Toda a área, dividida em duas fases, gira em torno de 8.100 m2 e contém 200 leitos para pacientes. Entre elas, a primeira fase do projeto abrange uma área de 3.000 m2, incluindo um módulo ambulatorial de 1.300 m2 e uma área de isolamento de 1.700 m2, que fornece 45 camas adicionais. A segunda fase do projeto está em rápida construção que, após a conclusão, fornecerá 155 leitos adicionais e se tornará a maior enfermaria para doenças infecciosas da região.

© Haixia urban news

Shenzhen

Sala de Observação Temporária do Terceiro Hospital Popular em Shenzhen
Como o projeto para a segunda etapa do Terceiro Hospital Popular em Shenzhen está em construção intensiva, a primeira sala de observação temporária será concluída em breve, destinada especialmente para o tratamento de pacientes infectados com COVID-19 em Shenzhen. Construída com a ideia de planejar com antecedência a crise para não sobrecarregar o sistema de saúde, a construção começou em 25 de janeiro e as primeiras 30 camas foram colocadas em uso em 7 de fevereiro. Quando a construção da segunda etapa do hospital estiver concluída, 1.000 camas adicionais estarão disponíveis. A capacidade total do Terceiro Hospital Popular de Shenzhen será de 2.600 leitos, mais do que o número total de camas oferecidas pelos hospitais Wuhan Leishenshan e Huoshenshan. Hoje, o número total de casos confirmados em Shenzhen é de 419 casos, mas o Terceiro Hospital Popular de Shenzhen está bem preparado para todos os pacientes, no caso do ressurgimento do vírus.

© Shenzhen TV

Convidamos vocês a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para um design saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de conferir as dicas e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre este autor
Cita: Milly Mo. "Conheça os hospitais chineses construídos para controlar a pandemia de COVID-19" [A Closer Look at the Chinese Hospitals Built to Control the COVID-19 Pandemic] 26 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937809/conheca-os-hospitais-chineses-construidos-para-controlar-a-pandemia-de-covid-19> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.