6 Museus brasileiros com visitas online para conhecer sem sair de casa

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Imagem: © Nelson Kon

Em meio a um período de restrições e isolamento, não é apenas o aspecto social que fica submetido ao distanciamento. O hábito de visitar museus e exposições também teve de ser interrompido na vida dos brasileiros e, apesar da experiência física frente às obras sempre representar uma oportunidade inesgotável de apreensão do impacto da imagem, a possibilidade de conhecer mostras e edifícios de museus online representa uma forma de manter preenchido este espaço no cotidiano de todos. As visitas online também são interessantes por viabilizarem o acesso à arte e à cultura de forma mais ampla e facilitada, e podem ser um estímulo àqueles que não têm por hábito na vida este tipo de atividade, para que um possível interesse se desperte e, passado o período de fechamentos, fomente a participação ativa no circuito museológico e artístico disponível nas cidades.

Embora este tipo de pauta esteja em destaque nos últimos meses, para além da circunstância momentânea, cada vez mais, na busca de inserção em uma realidade de absoluto protagonismo da internet no dia a dia de muitas pessoas, os museus brasileiros estão disponibilizando seus acervos e coleções, assim como percursos que simulam visitas presenciais, em suas plataformas digitais. A seguir, apresentamos uma seleção de visitas a museus brasileiros disponíveis online para explorar as diversas possibilidades que os recursos digitais representam ao acesso à cultura no país nos mais diferentes tipos de mostra.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Imagem: © Nelson Kon

Um dos principais museus de São Paulo, a Pinacoteca do Estado já disponibilizou não só seu acervo, mas o próprio espaço do museu digitalizados há alguns anos em sua visita virtual. As imagens panorâmicas e o uso de realidade virtual criam uma experiência imersiva no ambiente do museu, que permite ver sua coleção permanente com grande aparato informativo complementado por vídeos e notas sobre as obras, assim como o edifício que teve seu projeto expográfico projetado em 1998 por Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Ricoy Torres. Além disso, a Pinacoteca tem promovido a conexão com seu público por meio da hashtag #pinadecasa, com conteúdos digitais todos os dias a respeito de sua coleção permanente e exposições.

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer. Imagem: EQVBlogspost

Os museus de arquitetura também participam do movimento de levar o público virtual a uma experiência de aproximação com seus acervos. Um exemplo notável é o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo mais reconhecido nome da arquitetura brasileira, em Curitiba, no Paraná. O MON conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas de alguma forma à produção do arquiteto, e parte desta coleção, além do percurso pelo edifício, está disponível na visita digital. Nela é possível, ainda, relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pelo museu.

Museu Nacional

Museu Nacional. Imagem: Google Arts & Culture

O caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro é um exemplo de que a internet pode servir à memória de forma sensível e até mesmo nostálgica. Em uma ação promovida pela instituição em conjunto com o Google Arts & Culture, é possível visitar virtualmente o espaço do museu da forma como estava antes do incêndio que devastou o edifício e seu acervo em 2018. Com imagens feitas em 2016, a plataforma disponibiliza um tour guiado pelo ambiente e relembra coleções a partir de uma aproximação em algumas obras.

Museu Casa Guignard

Museu Casa Guignard. Imagem: eravirtual.org

A plataforma Era Virtual é dedicada a reunir visitas online disponíveis em diversos tipos de museu no Brasil. Nela, é possível encontrar uma série de visitas a museus-casa, um tipo específico de espaço, geralmente ligado à vida e obra de artistas que viveram no país. Um dos tours disponíveis é à casa em Ouro Preto que recebeu o acervo do artista carioca que viveu em Minas Gerais, Alberto da Veiga Guignard. O percurso digital pelo espaço, além de transitar pelo ambiente da casa, também possibilita ver o chafariz em pedra sabão no jardim, de autoria atribuída pelo IPHAN a Aleijadinho, e um breve passeio pela Rua Direita na cidade. No Era Virtual, é possível visitar outros museus-casa, como a Casa de Cora Coralina na Cidade de Goiás e a Casa de Guimarães Rosa em Cordisburgo, Minas Gerais.

Museu Casa Portinari

Museu Casa de Portinari. Imagem: museucasadeportinari.org

Outro museu deste universo que disponibiliza uma visita virtual para seu público é o Museu Casa Portinari, que apresenta, no edifício que foi a residência do artista em Brodowski, São Paulo, um acervo ligado à vida e à obra do pintor, que vai desde objetos pessoais, até pinturas murais em afresco.

Museu da República

Museu da República. Imagem: eravirtual.org

Inaugurado em 1960, no momento da transferência da capital do país para Brasília, o Museu da República no Rio de Janeiro conserva os elementos materiais e imateriais que constituem a história do período republicano do Brasil. Além da possibilidade de conhecer seu acervo, um grande ponto de interesse na visita online ao museu é a oportunidade de se aproximar de seu edifício, o antigo Palácio do Catete, que por 63 anos foi sede do poder executivo do país.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Julia Daudén. "6 Museus brasileiros com visitas online para conhecer sem sair de casa" 04 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936525/6-museus-brasileiros-com-visitas-online-para-conhecer-sem-sair-de-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.