Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas?

A pandemia do Coronavírus tem tomado conta dos noticiários há alguns meses e impondo modificações, até então inimagináveis, ao cotidiano de toda a população mundial. Ainda que a situação seja preocupante e até desesperadora em alguns casos, ter ciência do comportamento do vírus e entender formas de evitá-lo, parece ser o melhor caminho. A COVID-19 é uma doença respiratória e se espalha por gotículas no ar. O que a torna especialmente perigosa é sua alta taxa de contágio, uma vez que o vírus pode sobreviver fora do corpo humano, no ar e em superfícies como metal, vidro e plásticos, se estes não forem desinfetadas adequadamente. Mas de que forma o vírus se comporta em cada um dos materiais? [Última atualização: Julho de 2020]

Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas? - Imagem 2 de 5Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas? - Imagem 3 de 5Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas? - Imagem 4 de 5Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas? - Imagem 5 de 5Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas? - Mais Imagens

Tem sido visto que as transmissões entre humanos apresenta tempo de incubação entre 2 e 10 dias, propagando-se por gotículas expelidas através de tosses e espirros, por mãos ou superfícies contaminadas. Para se ter uma ideia, uma única tosse pode produzir até 3 mil gotículas e, segundo um estudo realizado por virologistas nos Estados Unidos, o vírus pode sobreviver por até três horas após ser expelido em gotículas no ar. Quando estas chegam às superfícies, como paredes, roupas, móveis e outros objetos, o vírus possui comportamentos distintos de acordo com o material da superfície.

Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas? - Imagem 2 de 5
Cobre © donatas1205 / Shutterstock

Como é possível observar nesses gráficos, o Sars-Cov-2 (nome correto do Coronavírus que vem causando a pandemia) permanece vivo em superfícies plásticas e de aço inoxidável por cerca de 72 horas. Em superfícies de cobre, no entanto, o vírus apresenta um comportamento distinto, morrendo após 4 horas. Em superfícies de papelão o vírus permanece por cerca de 24 horas, o que acende um grande alerta quanto aos itens entregue pelo correio ou serviços de delivery.

Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas? - Imagem 3 de 5
Aço inoxidável © boonchai sakunchonruedee / Shutterstock

Outro estudo científico fez um apanhado de 22 artigos acerca da persistência de todos os tipos de coronavírus, mas ainda sem dados sobre o próprio SARS-CoV2, por este ser uma mutação recente. Os resultados mostraram que, enquanto em superfícies de vidro ou madeira o vírus pode permanecer por até 4 dias, em outras de alumínio ele ficará vivo por cerca de 8 horas. Mas o mais importante é que a pesquisa mostrou que os coronavírus podem ser inativados em um minuto desinfectando as superfícies com álcool ou 0,5% de água oxigenada ou água sanitária contendo 0,1% de hipoclorito de sódio, os quais não deixam de ser produtos de limpeza doméstica comuns.

É importante reiterar que, tratando-se de uma doença muito nova, não há conclusões definitivas sobre esse assunto. Há pesquisadores que apontam que a possibilidade de contágio a partir de uma superfície possa ser difícil, mas ainda não há estudos científicos comprovando isso. A CDC (Centers for Disease Control and Prevention) publicou em seu site que "Pode ser possível que uma pessoa possa adquirir o COVID-19 tocando em uma superfície ou objeto com o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente seus olhos. Não se acredita que essa seja a principal maneira como o vírus se espalha, mas ainda estamos aprendendo mais sobre como esse vírus se espalha." Portanto, a prudência parece ser o caminho mais seguro a se seguir.

Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas? - Imagem 5 de 5
Madeira © wk1003mike / Shutterstock

Em situações como essa sempre acabamos nos indagando de que forma nossa profissão pode contribuir. A arquitetura hospitalar já segue padrões de projeto que evitam, ao máximo, a proliferação de possíveis patógenos em suas superfícies e sistemas. Buscar incorporar alguns dos seus preceitos para projetos com outras tipologias pode ser algo a ser considerado em tempos de crise, como esse. Mas é sempre importante lembrar que recursos naturais e gratuitos, como o sol e o vento, podem tornar os ambientes muito mais saudáveis de uma forma natural e passiva. Ou mesmo pensar em materiais autolimpantes, que podem reagir automaticamente e matar vírus e bactérias, pode ser um exercício positivo para antecipar novas pandemias no futuro. As possibilidades são infinitas, e a única certeza que temos é que é em tempos de crise que as melhores idéias aparecem.

Referências

  • Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. Disponível neste link.
  • Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. Disponível neste link
  • Natural Ventilation for Infection Control in Health-Care Settings. Disponível neste link

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive nas superfícies cotidianas?" 20 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936048/por-quanto-tempo-o-coronavirus-sobrevive-nas-superficies-cotidianas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.