Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor

Com o objetivo de criar experiências ambientais imersivas em espaços interiores, o estúdio de design Aqua Creations desenvolveu o Manta Ray Light, uma instalação de iluminação construída com a tecnologia LED RGB responsiva que mistura as cores vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue) para gerar mais de 16 milhões de tons de luz. Ao predefinir seu espectro de cores, diminuir o brilho em uma escala de 0,1 a 100% e até carregar imagens e vídeos em sua memória interna, o sistema permite adicionar cor e movimento a espaços expressivos ou proporcionar uma sensação de calor e foco nos espaços íntimos e privados.

Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor - Imagem 2 de 6Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor - Imagem 3 de 6Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor - Imagem 4 de 6Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor - Imagem 5 de 6Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor - Mais Imagens+ 1

Modificando a abordagem para o projeto de espaços interiores, a automação residencial foi incorporada às 'veias' da arquitetura para automatizar sua operação, acessibilidade, segurança e conforto. No mesmo caminho, emergem inovações que acompanham esses avanços, aprimorando ainda mais sua capacidade de modificar ambientes de maneira inteligente, de acordo com as necessidades e exigências de cada usuário.

Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor - Imagem 6 de 6
Manta Ray Light from Aqua Creations. Image © Ross Belfer (Xhibition)

Manta Ray Light foi criado para funcionar como um sistema prático de iluminação ou como uma ferramenta para arte experimental. Dessa forma, pode-se imitar a atmosfera precisa de um determinado momento, fornecer iluminação focada no trabalho ou animar interiores em casas noturnas e salas de espetáculos. Ao mesmo tempo, permite projetar cenas dinâmicas, ajustando-se à cor da luz natural vinda do exterior, ou até mesmo gerar estímulos sensoriais para fins terapêuticos.

Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor - Imagem 2 de 6
Manta Ray Light from Aqua Creations. Image © Ross Belfer (Xhibition)

Como nos contam seus criadores, "cada Manta Ray Light é predefinido com dez combinações, no entanto, é possível programá-los em um número quase infinito de cores, com exatamente 16.387.064 opções". Nesse caso, cada lâmpada é composta por mais de 4.000 luzes LED endereçáveis e pode ser programada ou controlada ao vivo e direta através de um cartão de memória micro WIFI, localizado em seu interior. O sistema pode ser operado usando computadores, aplicativos de celular ou controle remoto.

Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor - Imagem 3 de 6
Manta Ray Light from Aqua Creations. Image © Ross Belfer (Xhibition)

O projeto Manta Ray Light faz parte de uma família de inovações dinâmicas que usam a tecnologia de LED responsiva para se adaptar à Internet das Coisas, promovendo a adaptabilidade dos espaços físicos no presente e sua multifuncionalidade em cenários futuros. Confira um vídeo de seu funcionamento e saiba mais detalhes sobre a instalação aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Ambientes adaptáveis: Moldando o espaço através da luz e da cor" [Entornos adaptables: Moldeando el espacio a través de la luz y el color] 18 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935794/ambientes-adaptaveis-moldando-o-espaco-atraves-da-luz-e-da-cor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.