Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. A história por trás da arquitetura de Odile Decq

A história por trás da arquitetura de Odile Decq

  • 13:00 - 8 Maio, 2019
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
A história por trás da arquitetura de Odile Decq
A história por trás da arquitetura de Odile Decq, FUTURO: Studio Odile Decq - TWIST Building. Imagem © Studio Odile Decq
FUTURO: Studio Odile Decq - TWIST Building. Imagem © Studio Odile Decq

Passado, Presente, Futuro é um projeto de entrevistas do Itinerant Office, que possibilita aos arquitetos aclamados compartilharem suas perspectivas sobre o mundo em constante evolução da arquitetura. Cada entrevista é dividida em três segmentos de vídeo: Passado, Presente e Futuro, nos quais os entrevistados discutem seus pensamentos e experiências de arquitetura através de cada uma dessas lentes. O primeiro episódio do projeto contou com a participação de 11 arquitetos da Itália e Países Baixos, já o segundo episódio é composto por entrevistas com 13 arquitetos da Espanha, Portugal, França e Bélgica.

O objetivo da série é pesquisar essas empresas de sucesso e tentar entender seus métodos e abordagens. Com a esperança de obter uma imagem mais clara do que significa ser um arquiteto no século XXI, os vídeos também podem servir de inspiração para a próxima geração de arquitetos e estudantes em ascensão quando eles entrarem no mercado de trabalho.

PRESENTE. Imagem © Piero Martinello por Platform Magazine
PRESENTE. Imagem © Piero Martinello por Platform Magazine

Odile Decq começou seu escritório de arquitetura, Studio Odile Decq, imediatamente após a formatura em meio ao sexismo e dúvidas sobre se as mulheres poderiam ou deveriam ser arquitetas por direito próprio, uma dúvida que ela, de fato, queria afastar desde a infância. Hoje, Odile Decq encoraja aqueles que trabalham com ela para serem equilibrados e quer incutir neles o desejo de fazer qualquer coisa e tudo ao mesmo tempo. Decq tem grandes esperanças para as futuras gerações de arquitetos que podem criar algo inteiramente novo e reinventar o mercado de trabalho no qual vivemos hoje.

A seguir, os vídeos e algumas citações selecionadas da entrevista com Odile Decq.

PASSADO:

Odile Decq fala sobre sua insatisfação com sua educação arquitetônica, iniciando seu próprio escritório após a formatura e o sexismo e os preconceitos que enfrentou ao longo do caminho.

Past, Present, Future - PAST. Interview with Odile Decq from Itinerant Office on Vimeo.

GIANPIERO VENTURINI: Quais foram as razões pelas quais você decidiu estudar arquitetura?

ODILE DECQ: “Eu decidi me estabelecer como arquiteta imediatamente após o meu diploma, sem trabalhar para uma empresa. Eu nunca trabalhei para um arquiteto.”

“(...) um amigo do meu pai disse aos meus pais:“ Sabe, isso é muito legal e muito conveniente que as jovens agora queiram começar a estudar arquitetura, porque elas são mais pragmáticas do que nós - os homens - e elas serão muito eficientes ao trabalhar em nossos escritórios - o escritório dos homens - trabalhando na despensa e na cozinha. »Então eu pensei, meu Deus, sou reconhecida por ser pragmática, talvez eu possa aplicar isso e mostrar que sou muito boa em projeto, da maneira em que eu posso construí-los. Era isso que eu queria provar no começo, que eu poderia fazê-lo ”.

PRESENTE:

Decq descreve o tipo de pessoa com quem ela gosta de trabalhar, bem como o que ela considera mais interessante sobre a prática de arquitetura e por que ela acha que isso é importante hoje em dia.

Past, Present, Future - PRESENT. Interview with Odile Decq from Itinerant Office on Vimeo.

GV: Quais tipos de tópicos você está tentando pesquisar hoje?

OD: “Para mim, arquitetura é uma aventura. Deve ser um lugar onde as pessoas possam mudar, viver em boas condições, esquecer a dureza da vida lá fora, então tem que ter um tipo de abordagem humanista, qualquer que seja o projeto - um museu, habitação, escritórios, sempre tem que ter algo além do programa funcional para proporcionar às pessoas algo melhor e mais confortável”.

FUTURO:

Decq vê o futuro cheio de oportunidades para as próximas gerações de arquitetos e descreve como ela vê os ciclos da profissão e as oportunidades de quebrar esse ciclo.

Past, Present, Future - FUTURE. Interview with Odile Decq from Itinerant Office on Vimeo.

GV: Que conselho você daria para as novas gerações de arquitetos?

OD: “(...) o mundo não precisa - talvez não mais - de arquitetos que só fazem plantas ou constroem prédios, porque as máquinas e os robôs farão isso melhor do que nós. Então, o que permanecerá para as pessoas que estudam arquitetura é a maneira de pensar e repensar a organização do mundo, a organização da sociedade e a organização das vidas das pessoas. (...) Eu sempre digo aos meus alunos que eles têm a oportunidade de sonhar um século, de sonhar seu tempo, o tempo de suas vidas, porque eles terão a oportunidade de reinventar e fazer. Então, não tenho conselho para lhes dizer, exceto: sonhem e realizem."

PASSADO. Imagem © Nicolas Guilbert
PASSADO. Imagem © Nicolas Guilbert

Um projeto por: Itinerant Office
Curadoria por: Gianpiero Venturini
Videos por: Luca Chiaudano

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "A história por trás da arquitetura de Odile Decq" [The Story Behind Odile Decq’s Adventurous Architecture] 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916398/a-historia-por-tras-da-arquitetura-de-odile-decq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.