O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Portuguesa*

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Portugal

Projetos mais recentes em Portugal

Últimas notícias em Portugal

Prêmio Obra do Ano 2019: Conheça os 15 finalistas do maior prêmio da arquitetura lusófona

11:48 - 16 Abril, 2019
Prêmio Obra do Ano 2019: Conheça os 15 finalistas do maior prêmio da arquitetura lusófona

Temos o prazer de apresentar, hoje, os projetos finalistas do Prêmio Obra do Ano 2019 (ODA19). Após duas semanas de nomeações, e mais de 10.000 votos, foram escolhidos os projetos favoritos entre centenas de obras construídas nos países de língua portuguesa. Nosso júri de especialistas, composto por nossos próprios leitores, realizou, mais uma vez, um excelente trabalho na seleção das 15 obras. Os finalistas abrangem uma diversidade notável de programas. Há projetos culturais, comerciais, educacionais, praças, residências de alto padrão e remodelações. A seleção é uma amostra interessante da produção arquitetônica contemporânea em Brasil e Portugal, fortemente marcada pela exploração dos materiais, a riqueza de nossos contextos geográficos e os diversos desafios enfrentados pelas nossas sociedades.

Arquiteturas de Lisboa, pelas lentes de Sebastian Weiss

13:00 - 6 Abril, 2019
Arquiteturas de Lisboa, pelas lentes de Sebastian Weiss, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – ESEL / BBarquitectos. Image © Sebastian Weiss
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – ESEL / BBarquitectos. Image © Sebastian Weiss

Projeto fotográfico: City of Light

Eduardo Souto de Moura: "Ser incompetente é uma forma de ser reacionário"

11:30 - 2 Abril, 2019
Eduardo Souto de Moura: "Ser incompetente é uma forma de ser reacionário", Cortesia de ArchDaily
Cortesia de ArchDaily

Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prêmio Pritzker de 2011, talvez seja, ao lado de Álvaro Siza, o arquiteto português influente da atualidade, com uma produção consistente marcada por obras que mostram impressionante atenção às especificidades locais.

Desenhos de Norman Foster, Álvaro Siza e Souto de Moura em leilão na FAUP

13:00 - 25 Março, 2019
Desenhos de Norman Foster, Álvaro Siza e Souto de Moura em leilão na FAUP, Desenho de Eduardo Souto de Moura. Image Cortesia de Comunidade, Cultura e Arte
Desenho de Eduardo Souto de Moura. Image Cortesia de Comunidade, Cultura e Arte

Desenhos, fotografias, serigrafias e outras peças originais produzidas por arquitetos e artistas de diferentes partes do mundo serão leiloadas na Faculdade de Arquitetura do Porto. A iniciativa “Quem dá mais”, uma venda livre promovida por estudantes do segundo ano do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIArq) da FAUP, contará, entre outros, com trabalhos Norman Foster, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.

Cooperação Brasil-Portugal trará exposições e modelos dos Centros de Interpretação do patrimônio

07:30 - 16 Março, 2019
Cooperação Brasil-Portugal trará exposições e modelos dos Centros de Interpretação do patrimônio, Porto, Portugal. Foto: Fernanda Pereira
Porto, Portugal. Foto: Fernanda Pereira

A delegação brasileira da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em missão a Portugal trouxe novidades no campo do Patrimônio Cultural. Em maio de 2019, o país europeu receberá uma missão de intercâmbio com gestores, prefeitos e trades turísticos brasileiros. O objetivo é conhecer referências em Centros de Interpretação portugueses, a fim trazer modelos para as 13 cidades detentoras de sítios culturais Patrimônio Mundial, no Brasil.

Casas portuguesas: 15 casas em terrenos estreitos

07:30 - 10 Março, 2019
Casas portuguesas: 15 casas em terrenos estreitos, Casa do Arco / FRARI - architecture network. Imagem: © ITS – Ivo Tavares Studio
Casa do Arco / FRARI - architecture network. Imagem: © ITS – Ivo Tavares Studio

Muitas das soluções de projeto mais interessantes resultam das condições do local onde são construídas, seja pelo clima, pela disponibilidade de materiais e mão de obra, pelas técnicas construtivas e, sobretudo, pela forma com que esses critérios são pensados no contexto muito específico do lote em que se encontram. O terreno é, por excelência, o espaço para colocar em prática essas estratégias, e com cidades que apresentam cada vez mais parcelas de dimensões reduzidas, lidar com espaços estreitos para construir passa a ser uma realidade recorrente.

Sobre o futuro - Inauguração do Mês da Arquitetura de Maia 2019

08:00 - 28 Fevereiro, 2019
Sobre o futuro - Inauguração do Mês da Arquitetura de Maia 2019, Cortesia de Mes de Arquitetura de Maia
Cortesia de Mes de Arquitetura de Maia

No dia 01 de março de 2019, será inaugurada o MAM’19 - Mês da Arquitetura da Maia - Fast Forward, com curadoria da arquiteta portuguesa Andreia Garcia. O MAM´19 tem como escopo propor uma antevisão do território daqui a 100 anos e contará com a participação de 8 ateliers de arquitetura emergentes e 4 críticos da arquitetura. Como parte da parceria entre o ArchDaily e o MAM'19, publicaremos nos próximos dias uma série de artigos feitos por críticas e críticos convidados. Veja abaixo o texto de Andreia Garcia explicando o evento.

Arte e Arquitetura: "As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade" por Marta Vilarinho de Freitas - parte III

21:00 - 24 Fevereiro, 2019
Arte e Arquitetura: "As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade" por Marta Vilarinho de Freitas - parte III, Cortesia de Marta Vilarinho de Freitas
Cortesia de Marta Vilarinho de Freitas

Recebemos da arquiteta Marta Vilarinho de Freitas uma série de desenhos sobre a cidades e arquiteturas portuguesas. Criadora do projeto "As Cidades e a Memória - a Arquitetura e a Cidade", Marta mostra um conjunto de ilustrações sobre situações urbanas que evocam o o universo da arquitetura e o seu mundo criativo e fascinante.

Casa da Arquitectura promove exposição sobre a obra do arquiteto brasileiro Fabio Penteado

16:00 - 21 Fevereiro, 2019
Casa da Arquitectura promove exposição sobre a obra do arquiteto brasileiro Fabio Penteado, Desenhos originais do Centro de Convivência Cultural. Image Cortesia de Arquivo Fabio Penteado
Desenhos originais do Centro de Convivência Cultural. Image Cortesia de Arquivo Fabio Penteado

Autor de projetos de grande porte como o clube Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, o Centro de Convivência Cultural, em Campinas, e o Parque Cecap, em Guarulhos, o arquiteto paulista Fabio Penteado (1929-2011), que completaria 90 anos no próximo mês de junho, terá sua obra revisitada em uma exposição em Portugal. 

Álvaro Siza projetará requalificação do Miradouro do Zebro em Portugal

07:30 - 18 Dezembro, 2018
Álvaro Siza projetará requalificação do Miradouro do Zebro em Portugal, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Portugal terá mais uma obra de autoria de Álvaro Siza. O mais ilustre arquiteto português foi convidado pelas autoridades de Oleiros a projetar a requalificação do Miradouro do Zebro, importante ponto turístico da cidade que se localiza na região central do país.

Carregando... Pode demorar alguns segundos