O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Portuguesa*

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Portugal

Projetos mais recentes em Portugal

Últimas notícias em Portugal

Portugal colocará em circulação moeda em homenagem a Eduardo Souto de Moura

07:00 - 11 Dezembro, 2018
Portugal colocará em circulação moeda em homenagem a Eduardo Souto de Moura, Moeda em homenagem a Eduardo Souto de Moura. Image via Banco de Portugal. Divulgação
Moeda em homenagem a Eduardo Souto de Moura. Image via Banco de Portugal. Divulgação

Uma moeda comemorativa em homenagem ao arquiteto Eduardo Souto de Moura será colocada em circulação esta semana em Portugal. Parte da série "Arquitetura Portuguesa" de moedas temáticas emitidas pelo Banco de Portugal, a moeda, que vale 7,50 Euros, estará disponível ao público a partir desta quarta-feira, 12 de dezembro, em tesourarias do Banco de Portugal e instituições de crédito.

A expografia da "Infinito Vão", exposição sobre 90 anos da arquitetura brasileira, por João Mendes Ribeiro

14:00 - 5 Dezembro, 2018
A expografia da "Infinito Vão", exposição sobre 90 anos da arquitetura brasileira, por João Mendes Ribeiro, © Its. Ivo Tavares Studio - architectural photographer
© Its. Ivo Tavares Studio - architectural photographer

A “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira” está em cartaz na Casa da Arquitectura. Para dar vida às ideias dos curadores Guilherme Wisnik e Fernando Serapião, o arquiteto João Mendes Ribeiro foi comissionado para conceber o projeto expográfico da exposição. Entrevistamos ele para saber quais foram suas principais inspirações e um pouco mais sobre seu processo projetual ao desenhar para expor grandes feitos da Arquitetura Brasileira.

Aluguel para turistas em bairro projetado por Álvaro Siza gera divisão entre moradores

07:00 - 1 Dezembro, 2018
Aluguel para turistas em bairro projetado por Álvaro Siza gera divisão entre moradores, © Flagrante / Romullo Fontenelle
© Flagrante / Romullo Fontenelle

Obras projetadas por arquitetos reconhecidos sempre atraíram a atenção das pessoas, sobretudo turistas, que de passagem por novas cidades buscam ver, mesmo que rapidamente, o máximo possível do melhor que aqueles lugares têm a oferecer. O fenômeno não é recente, mas com serviços como o Airbnb, que permitem uma breve estadia em residências alugadas, toma outra dimensão.

Casa da Arquitectura de Portugal comemora um ano de funcionamento com final de semana de atividades gratuitas

16:00 - 13 Novembro, 2018
Casa da Arquitectura de Portugal comemora um ano de funcionamento com final de semana de atividades gratuitas

Mais de 50 mil pessoas visitaram a Casa da Arquitectura – Centro Português Arquitectura ao longo do primeiro ano no reabilitado Quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos. Para comemorar este primeiro aniversário, a instituição organiza três dias de atividades gratuitas para todos, nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

Carrilho da Graça é o ganhador do primeiro Prêmio de Arquitetura Leon Battista Alberti

07:00 - 13 Novembro, 2018
Carrilho da Graça é o ganhador do primeiro Prêmio de Arquitetura Leon Battista Alberti, Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Image © Fernando Guerra | FG+SG

O arquiteto português João Luis Carrilho da Graça foi escolhido por unanimidade como vencedor da primeira edição do Prêmio de Arquitetura Leon Battista Alberti, atribuído pela Fundação Centro de Estudos Leon Battista Alberti, em nome do importante arquitecto e teórico de arte do Renascimento.

Casa Rosa do Mezzo Atelier vence o Prêmio de Arquitetura Paulo Gouveia

07:00 - 23 Outubro, 2018
Casa Rosa do Mezzo Atelier vence o Prêmio de Arquitetura Paulo Gouveia, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

A famosa e já bastante divulgada Casa Rosa, projetada pelo escritório Mezzo Atelier, venceu o Prêmio de Arquitetura Paulo Gouveia, galardão regional dos Açores, Portugal, que reconhece "obras de recuperação, reabilitação, reconstituição e reinterpretação cujo projeto mereça destaque por respeitar o patrimônio edificado e privilegiar a utilização de materiais endógenos, sem excluir o uso de linguagem contemporânea."

Francis Kéré: Eu desenho em papel, mas prefiro desenhar no solo

12:00 - 25 Setembro, 2018
Francis Kéré: Eu desenho em papel, mas prefiro desenhar no solo, © Eduardo Souza
© Eduardo Souza

Essa frase chamou a atenção durante a palestra de Diébédo Francis Kéré no AAICO (Architecture and Art International Congress), que ocorreu no Porto, em Portugal, entre 3 e 8 de setembro. Após ser introduzido por ninguém menos que Eduardo Souto de Moura, Kéré iniciou sua fala com a simplicidade e humildade que pautam seu trabalho. Suas obras mais conhecidas foram construídas em locais bastante remotos, onde materiais são escassos e a força de trabalho é dos próprios moradores, utilizando os recursos e técnicas locais.

O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só… a festa da cumeeira

14:00 - 13 Agosto, 2018
O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só… a festa da cumeeira, © Casa da Arquitectura
© Casa da Arquitectura

E, por fim, a obra terminou em festa. Concluída “Uma Casa de Brincar e Não Só… / Not Only a Playhouse”, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura entregou na última sexta-feira, dia 10 de agosto, o equipamento aos moradores do Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, Portugal. Música e performance fecharam de forma animada duas semanas de intenso trabalho no âmbito da segunda edição de “O Lugar de Partilha”.

O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só…

15:00 - 1 Agosto, 2018
O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só…, © Roberto Cremascoli
© Roberto Cremascoli

“O Lugar de Partilha” já está no terreno. Ao terceiro dia de trabalhos, preparam-se as fundações e instalam-se as estruturas metálicas que vão sustentar a Casa de Brincar e Não Só – Not Only a Playhouse que até 10 de agosto vai nascer no Conjunto Habitacional da Guarda (CHG), em Perafita, Matosinhos, Portugal, no âmbito do Laboratório de Autoconstrução organizado pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.

Inês Abreu Ribeiro vence Concurso Internacional de Ideias Sommer Pavilion

19:00 - 30 Julho, 2018
Inês Abreu Ribeiro vence Concurso Internacional de Ideias Sommer Pavilion, Projeto vencedor. Image Cortesia de OASRS
Projeto vencedor. Image Cortesia de OASRS

O Município de Cascais lançou, com a assessoria técnica da OASRS, lançou em maio deste ano o "Concurso Internacional de Ideias Sommer Pavilion" para a construção de uma intervenção efémera para o Jardim da Parada, ao lado da Casa Sommer, no centro da cidade de Cascais, em Portugal. O projeto "Gravidade em Suspenso" da autoria da arquiteta Inês Abreu Ribeiro e do engenheiro Fernando Coutinho de Vasconcelos Pereira da Silva sagrou-se vencedor. O júri considerou que, das 49 propostas apreciadas, a vencedora destacou-se pela “estimulante abordagem ao tema do concurso, explorando diferentes estados de água sob a forma de um “pavilhão da chuva” e um “pavilhão do nevoeiro” que se relacionam mutuamente.”

Carregando... Pode demorar alguns segundos