Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Portuguesa*

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Portugal

Projetos mais recentes em Portugal

Últimas notícias em Portugal

Vídeo explora o espaço e os usos cotidianos em uma escola infantil no Porto

O mais recente vídeo produzido pela Building Pictures apresenta um projeto do escritório português CREA, que inclui a reabilitação da escola do Bom Sucesso, a construção de uma quadra poliesportiva e de um novo jardim de infância. O filme começa com a contextualização da escola no tecido urbano. É ali, bem no centro de uma zona densamente ocupada, que se localiza o projeto. Ouvem-se o barulho dos carros e a agitação frenética da cidade.

Acervo de Carrilho da Graça será incorporado pela Casa da Arquitectura

O acervo de mais de 40 anos de atividade profissional do arquiteto João Luís Carrilho da Graça será incorporado à Casa da Arquitectura, reforçando a dimensão nacional do arquivo da instituição. A cerimônia de assinatura acontece neste sábado, 15 de fevereiro, às 15h30, nas dependências do Arquivo da CA.

Anunciados os curadores da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2022

A Trienal de Arquitectura de Lisboa divulgou os curadores de sua 6ª edição, que ocorrerá no ano de 2022. Os nomes escolhidos foram Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, pela grande experiência profissional nas diversas vertentes da disciplina, que inclui formação, atividade acadêmica e de projeto em Portugal e outros países. A dupla vai dedicar-se ao longo de três anos a preparar a Trienal 2022, que se inicia com um trabalho exploratório de pesquisa e a definição de uma equipe curatorial para o desenvolvimento programático, terminando com toda a sua implementação.

10 Instalações de arte e arquitetura que transformaram a paisagem do norte de Portugal

A região de Alto Minho, no norte de Portugal, teve sua paisagem alterada por uma série de intervenções artísticas site-specific que fizeram parte do programa DESENCAMINHARTE. O evento visava promover a criação artística na região através de uma dinâmica em rede que estimulasse o reconhecimento da sua identidade.

Menos é Mais Arquitectos vence o PNAM’19 com o Hotel Rural Casa do Rio

A 5ª edição do PNAM, Prêmio Nacional de Arquitetura em Madeira de Portugal, foi entregue no último dia 8 de novembro no Mosteiro de Alcobaça. Organizado pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Ordem dos Arquitectos (OA) e Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), a premiação bienal destina-se a arquitetos portugueses que escolhem a madeira como matéria prima para as suas construções.

Guia de arquitetura de Lisboa: 24 lugares para conhecer na capital portuguesa

Eleita Capital Europeia da Cultura em 1994 e Capital Ibero-Americana da Cultura 2017, Lisboa tem sido destino de turistas de muitas partes do mundo nos últimos anos. Com uma programação cultural pujante, a cidade é sede de importantes acontecimentos relacionados à arte, à música, ao cinema, e, como não poderia faltar, à arquitetura. A Trienal de Arquitectura de Lisboa e o Open House - evento que organiza visitas guiadas gratuitas a edifícios marcantes de cidades ao redor do mundo - são alguns desses acontecimentos de relevância no campo arquitetônico, responsáveis por divulgar, debater e refletir questões ligadas à área.

Conheça as obras finalistas do PNAM'19 - Prêmio Nacional de Arquitetura em Madeira

Organizado pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Ordem dos Arquitectos (OA) e Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), a 5ª Edição do PNAM'19 Prêmio Nacional de Arquitetura em Madeira, - responsável por premiar as melhores construções em madeira com carácter permanente, construídas no território continental português e ilhas, realizadas por arquitetos portugueses e concluídas entre 1 janeiro de 2017 e 31 dezembro 2018 -, acaba de anunciar suas obras finalistas.

Boxing Boxes: Arquitetura e esporte como processo civilizador

Boxing Boxes [Caixas de Boxe, em português] é um projeto realizado após dois anos de pesquisa arquitetônica feita por Carlos Ortega Arámburo e Daniel de León Languré que agrega o boxe, como uma ferramenta de autodisciplina e controle de violência, a uma estrutura que ativa o espaço cívico em áreas marginalizadas. Na edição deste ano da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o arquiteto mexicano junto de uma equipe interdisciplinar local instalou o equipamento no bairro Portugal Novo, em Olaias, Lisboa.

Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva vencem a 15ª edição do Prêmio Fernando Távora

Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva são os vencedores da 15ª edição do Prêmio Fernando Távora, anunciou esta semana a Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos (OA). Com a proposta As Fronteiras do México, a dupla explora "o impacto da arquitetura e do urbanismo na intermediação dos problemas afetos às demarcações territoriais, às migrações, e à dimensão transfronteiriça do bem-estar dos povos".

MASS lab vence concurso para masterplan e conjunto habitacional no Porto

O escritório português MASS lab, liderado pelos arquitetos Diogo Rocha, Duarte Fontes e Lourenço Rodrigues, foi anunciado como vencedor do Concurso de Ideias para o Antigo Quartel de Monte Pedral, organizado pela Câmara Municipal do Porto, Portugal. O projeto vencedor combina uma nova rede de espaços públicos com uma variedade de tipologias habitacionais, conformando uma espécie de arquipélago no meio da cidade: um conjunto de ilhas urbanas que estruturam a malha urbana e onde a relação de proximidade prioriza o espaço entre - um espaço que será preenchido pelo tempo e pelas pessoas.

Carregando... Pode demorar alguns segundos