Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Portuguesa*

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Portugal

Projetos mais recentes em Portugal

Últimas notícias em Portugal

Centro de Interpretação do Românico, pelas lentes de Fernando Guerra

Premiado com o segundo lugar no Obra do Ano 2020 do ArchDaily Brasil, o Centro de Interpretação do Românico, projetado pelo escritório português spaceworkers, atrai o olhar por sua agradável confusão de formas e volumes de concreto, pontuados por subtrações e conectados por uma teia de vidro e metal que se faz perceber claramente apenas do interior do edifício.

Versatilidade das escadas de madeira em 20 casas portuguesas

Seja por uma necessidade de adaptação ao terreno ou qualquer outro fator que leve à verticalização de um edifício, a presença de diferentes níveis requer soluções que os conectem. As escadas cumprem a função de interligar os diferentes pavimentos e desenvolver os fluxos de uma edificação por meio de uma grande variedade de conformações, desenhos e materiais. Quando são feitas de madeira, as diferentes espécies proporcionam ainda uma abundância de cores e texturas que contribuem para dar um aspecto singular a este componente em cada projeto.

Estética, funcionalidade e preservação em 16 casas portuguesas de pedra

Conhecida por ser um material versátil, resistente, barato e longevo, a pedra vem sendo há muito tempo utilizada em sistemas construtivos tradicionais de diversas partes do mundo. Sua praticidade, neutralidade e disponibilidade em determinadas regiões são fatores diretamente relacionados a tais características e que, combinados ao seu apelo estético, influenciam no uso deste material em projetos arquitetônicos contemporâneos.

Thiago Bernardes conversa sobre projetos no Brasil e Portugal

Em entrevista ao ArchDaily, o arquiteto carioca Thiago Bernardes, fundador do escritório Bernardes Arquitetura, fala sobre seus projetos no Brasil e Portugal e as complexidades envolvidas em liderar um escritório com filiais no Rio de Janeiro, em São Paulo e Lisboa.

Open House Porto 2020 abre chamada para voluntários

Na sua 6ª edição, o Open House Porto (OHP) dá as boas vindas à cidade da Maia, que assim se junta a Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia para a grande festa anual da arquitetura organizada pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários.

Soluções mínimas: 10 projetos residenciais de até 60 m² em Portugal

Projetar em pequenas áreas é um desafio que parece estar cada vez mais presente no ofício arquitetônico, visto o aumento das densidades urbanas e os espaços cada vez menores dedicados às residências. Para os arquitetos portugueses, lidar com a pequena escala e seus pormenores é algo já estabelecido no pensamento projetual, visto o modo como transformam as plantas compartimentadas de edifícios seculares através de reabilitações e reformas que proporcionam uma atmosfera contemporânea e funcional aos seus habitantes. Nesta ocasião, reunimos dez projetos, através de fotografias e plantas, como alguns poucos exemplos deste talento português. 

Interiores de Lisboa: 15 apartamentos residenciais na capital portuguesa

Rica em imóveis de alto valor histórico e cultural, Lisboa conta com uma vasta produção arquitetônica voltada para projetos de reabilitação. Sem espaço para novos edifícios - a não ser que se aceite pagar o alto preço do solo - a arquitetura contemporânea lisboeta prescinde da tabula rasa e enfrenta o desafio de intervir e interferir naquilo que já existe, muitas vezes se conformando em desenhar apenas os espaços interiores.

Vídeo explora o espaço e os usos cotidianos em uma escola infantil no Porto

O mais recente vídeo produzido pela Building Pictures apresenta um projeto do escritório português CREA, que inclui a reabilitação da escola do Bom Sucesso, a construção de uma quadra poliesportiva e de um novo jardim de infância. O filme começa com a contextualização da escola no tecido urbano. É ali, bem no centro de uma zona densamente ocupada, que se localiza o projeto. Ouvem-se o barulho dos carros e a agitação frenética da cidade.

Acervo de Carrilho da Graça será incorporado pela Casa da Arquitectura

O acervo de mais de 40 anos de atividade profissional do arquiteto João Luís Carrilho da Graça será incorporado à Casa da Arquitectura, reforçando a dimensão nacional do arquivo da instituição. A cerimônia de assinatura acontece neste sábado, 15 de fevereiro, às 15h30, nas dependências do Arquivo da CA.

Anunciados os curadores da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2022

A Trienal de Arquitectura de Lisboa divulgou os curadores de sua 6ª edição, que ocorrerá no ano de 2022. Os nomes escolhidos foram Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, pela grande experiência profissional nas diversas vertentes da disciplina, que inclui formação, atividade acadêmica e de projeto em Portugal e outros países. A dupla vai dedicar-se ao longo de três anos a preparar a Trienal 2022, que se inicia com um trabalho exploratório de pesquisa e a definição de uma equipe curatorial para o desenvolvimento programático, terminando com toda a sua implementação.

Carregando... Pode demorar alguns segundos