Edifício-paisagem: mercado de alimentos do MVRDV começa a ser construído em Taiwan

O MVRDV inovou em um mercado atacadista de frutas e vegetais em Tainan, Taiwan. Definido por um telhado verde acessível e com terraços, o mercado ao ar livre servirá como um importante centro na cadeia de fornecimento de Taiwan e um destino para reuniões, socialização e observação da paisagem circundante.

Chamado de “Mercado de Frutas e Vegetais de Tainan Xinhua”, o projeto do MVRDV transforma um aspecto muitas vezes prosaico da indústria de alimentos em uma experiência pública com os alimentos e a natureza. Localizado em uma posição estratégica entre a cidade e as montanhas, com boas conexões com transportes públicos, o edifício fica em um ponto conveniente para os comerciantes, compradores e visitantes.

Edifício-paisagem: mercado de alimentos do MVRDV começa a ser construído em Taiwan - Mais Imagens

O projeto é composto por uma estrutura aberta simples, com tetos altos ondulados que permitem a ventilação natural, e um telhado verde com terraço ondulado que desce ao nível do solo para oferecer acesso público. O dinâmico terraço, abrigando diferentes produtos da região, assume a aparência de colinas verdes, tornando-se uma continuação da paisagem. De um lado, uma estrutura de quatro andares contém os escritórios administrativos do mercado, um restaurante e um centro de exposições de produtos agrícolas. Este edifício simples cruza com a estrutura principal, oferecendo assim acesso secundário ao telhado paisagístico.

O projeto honra o ambiente circundante. Imagem © MVRDV

O projeto compreende uma estrutura aberta simples com tetos altos e ondulados que permitem a ventilação natural. Imagem © MVRDV

A cobertura verde será dividida em terraços, cada um com uma cultura diferente. Abacaxis, arroz, rosas e chá serão separados em níveis determinados pelas exigências climáticas de cada planta. Locais abrigados, bancos e mesas de piquenique serão incorporados à cobertura, oferecendo um equilíbrio entre a produtividade agrícola e a recreação.

O mercado a céu aberto será também um importante ponto de encontro. Imagem © MVRDV

Tainan, na minha opinião, é uma daquelas cidades que pra mim são tão bonitas talvez por sua natureza, campos agrícolas, fazendas, mar e montanhas. O mercado de Tainan pode tornar-se um edifício que simboliza esta beleza, uma vez que complementa a paisagem e o ambiente circundante. É completamente funcional e atende às necessidades de venda e compra de mercadorias, mas sua cobertura com sua coleção de produtos em crescimento permitirá que os visitantes aproveitem a paisagem enquanto escapam da agitação abaixo.
-Winy Maas, co-fundador do MVRDV

O projeto foi concluído em colaboração com a LLJ Architects, com conclusão da execução prevista para 2020.

A notícia do projeto acontece em seguida da divulgação do MVRDV sobre detalhes de sua proposta de transformação do histórico Palais du Commerce em Rennes, na França. Em janeiro, o escritório com base em Roterdã divulgou imagens de suas torres em Taipei, adornadas com fachadas interativas, juntamente com detalhes de seu complexo de uso misto KoolKiel, projetado para reconstruir um local pós-industrial em Kiel, na Alemanha.

Nome do Projeto: Tainan Wholesale Fruit and Vegetable Market
Localização: Distrito de Tainan Xinhua, Taiwan
Ano: 2016+
Cliente: Departamento de Agricultura do Governo da Cidade de Tainan
Área e Programa: Mercado de atacado e leilão de 80.000 m², incluindo 11.510 m² de área coberta (primeira fase), abrangendo 180 lotes de mercado e espaço para leilão, logística, armazenamento em freezer e instalações de serviços; escritório administrativo, portões e um restaurante na cobertura.
Arquitetura: MVRDV
Sócio Fundador Responsável: Winy Maas
Sócio/Diretor: Wenchian Shi
Equipe de Projeto: Hui-Hsin Liao, Xiaoting Chen, Chi Yi Liao, Chiara Girolami, Enrico Pintabona, Maria Lopez, Gustavo van Staveren, Emma Rubeillon, Dong Min Lee, Jose Sanmartin, Cheng Cai, Nienhsun Huang.
Imagens: Antonio Coco, Pavlos Ventouris
Copyright: MVRDV 2018 – (Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries)
Co-arquitetos: LLJ Architects; 510 Wu Yi Ling Architects, Taipei, Taiwan
Paisagismo: The Urbanists Collaborative, Taipei, Taiwan
Estrutura: Columbus Engineering Consultants Inc., Taipei, Taiwan
Instalações: Frontier Tech Institute, Taoyuang, Taiwan
Solo e Água: Kuo Soil and Water Technicians, Taipei, Taiwan

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Edifício-paisagem: mercado de alimentos do MVRDV começa a ser construído em Taiwan" [Construction of MVRDV's Landscaped Food Market Begins in Taiwan] 16 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912898/edificio-paisagem-mercado-de-alimentos-do-mvrdv-comeca-a-ser-construido-em-taiwan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.