MVRDV transformará o histórico Palais du Commerce em Rennes, na França

MVRDV venceu um concurso para renovar e ampliar o Palais du Commerce em Rennes, França. Desenvolvido em colaboração com os co-arquitetos Bernard Desmoulin e os investidores Frey e Engie Avenue, a transformação do marco histórico "significará um renascimento para o edifício e seus arredores".

O projeto do MVRDV reativará a Place de la Republique e o Palais, transformando um antigo prédio público em uma peça central da principal rua comercial da cidade, como foi originalmente planejado. Apesar de ser respeitosa com o edifício existente, a proposta do MVRDV adota uma abordagem crítica com transparência e acessibilidade.

MVRDV transformará o histórico Palais du Commerce em Rennes, na França - Mais Imagens+ 10

Aérea. Imagens © ENGRAM

Situado na parte sul do centro da cidade de Rennes, o Palais du Commerce nasceu de duas fases de construção em 1885 e 1929, servindo como correios, biblioteca e escola de artes. Com a má integração entre o prédio e seus arredores, a maioria dos moradores não tem conhecimento das atividades internas: uma desconexão que o MVRDV procura corrigir.

Conexão. Imagem © ENGRAM

O projeto transformará a Place de la Republique em um espaço público convidativo, com a reorganização da rede de ônibus, áreas pedestres ajardinadas e a reabertura parcial da cobertura do rio Vilaine.

Conexão. Imagem © ENGRAM

A intervenção incluirá o aumento da transparência através da substituição de janelas por painéis maiores, enquanto as fachadas de vidro, no nível do solo, serão adicionadas aos arcos para aumentar o espaço comercial sem prejudicar a característica original.

Conexão. Imagem © ENGRAM

Notavelmente, uma grande e sinuosa escadaria será adicionada no centro da fachada externa, oferecendo uma referência explícita ao fato de que o prédio original não continha um elegante centro de recepção. A escadaria permitirá o acesso a um hall de entrada no segundo pavimento, estabelecendo um caminho através dos níveis superiores da edificação.

Rio. Imagem © ENGRAM

No extremo leste do edifício, uma extensão construída em madeira remeterá à forma original do edifício, adotando uma expressão arquitetônica moderna. Uma fachada de cerâmica texturizada preta com vidro opaco faz referência ao teto de ardósia do Palais, conectado ao prédio existente por uma galeria de vidro que oferece permeabilidade no nível da rua.

Rue de Pre Botte. Imagem © ENGRAM

O Palais du Commerce não é apenas um marco local, mas a sua transformação vai tornar a Place de la République um destino popular atuando, também, como um catalisador vital para o seu entorno. O nosso projeto aborda esta tarefa com uma apreciação da história do edifício, mas também olhando para o futuro, ajudando Rennes a conquistar a sua visão urbana. As adições que faremos são claramente de caráter moderno, mostrando esse projeto como o mais recente capítulo da história do edifício.
- Nathalie de Vries, sócia fundadora do MVRDV

Comércios. Imagem ENGRAM

Através de "métodos invisíveis", a proposta integra um extenso programa com subsolos sob a  Place de la Republique e um bistrô na cúpula central do projeto. Os espaços entre as coberturas diferentes são abertos para criar uma passagem contínua de uma extremidade à outra, com janelas envidraçadas para manter o skyline original. No total, o projeto de 18.000 metros quadrados conterá novas lojas, um hotel, espaço de coworking, escritórios, um museu LEGO e uma escola para a indústria culinária e hotelaria.

Bistro. Imagem © KREACTION

A construção começará em 2022, com conclusão prevista para 2025.

No mês passado, a empresa de Roterdã divulgou imagens de suas torres duplas em Taipei, adornadas com fachadas de mídia interativa, juntamente com detalhes de seu complexo KoolKiel de uso misto projetado para reconstruir um local pós-industrial em Kiel, na Alemanha.

Via: MVRDV

Localização: Rennes, França
Ano: 2018
Cliente: Frey, Engie Avenue
Tamanho e Programa: 18,000 m² - complexo multifuncional para trabalho, compras e recreação.
Arquiteto: MVRDV
Arquiteto Responsável: Nathalie de Vries
Equipe de Projeto: Nathalie de Vries, Bertrand Schippan with Antoine Muller, Solène de Bouteiller, Ana Melgarejo Lopez, Aurelien Goepp, Francesco Barone, Quentin Aubry
Imagens: © ENGRAM
Copyright: MVRDV 2018 – (Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries)
Co-arquiteto: Bernard Desmoulins
Designer: Mathieu Lehanneur
Iluminação: Les Eclaireurs
Consultoria Mobilidade: AM Environnement
Engenharia
: NOX
Sustentabilidade: ELAN
Consultoria Inovação: Urbanova
Consultoria C2C: EPEA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "MVRDV transformará o histórico Palais du Commerce em Rennes, na França" [MVRDV to Transform Historic Palais du Commerce in Rennes] 21 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911507/mvrdv-transformara-o-historico-palais-du-commerce-em-rennes-na-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.