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As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor

As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor
As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor, Center for Interpretation of The Battle of Atoleiros / Gonçalo Byrne Arquitectos + Oficina Ideias em Linha. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Center for Interpretation of The Battle of Atoleiros / Gonçalo Byrne Arquitectos + Oficina Ideias em Linha. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © Luis Gallardo - LGM Studio Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio Marafioti Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG + 19

Pigmentar o concreto pode ir além da função estética. Pode funcionar para evidenciar um volume, mesclar a edificação ao entorno, ou mesmo referenciar-se a uma intenção projetual. Veja, abaixo, uma seleção de projetos que utilizam o concreto pigmentado, e observe suas possibilidades:

Concreto preto

Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners

Nessa residência, o arquiteto buscou um contraste marcante entre o exterior escuro, as esquadrias em madeira e o interior completamente branco.

Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio Marafioti
Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio Marafioti

Textilmacher / tillicharchitektur

"A superfície fosca em concreto pigmentado com antracito responde ao seu entorno. Dependendo da estação, hora do dia, clima e incidência de luz, a fachada muda constantemente de caráter."

Textilmacher / tillicharchitektur. Image © Michael Compensis
Textilmacher / tillicharchitektur. Image © Michael Compensis

Casa L23 / Pitagoras Group

"O concreto aparente pigmentado define o volume estrutural. Para revestir alguns painéis da fachada foi escolhido o zinco antracito."

Casa L23 / Pitagoras Group. Image © Jose Campos
Casa L23 / Pitagoras Group. Image © Jose Campos

Concreto vermelho

Casa Terra / Bernardes Arquitetura

"A Casa Terra surge da intercalação de muros paralelos feitos de concreto pigmentado perpendiculares à galeria de circulação central. A articulação entre estes componentes gera espaços que, ora delimitam funções residenciais, ora criam pátios que se abrem ao jardim principal."

Casa Terra / Bernardes Arquitetura. Image © Leonardo Finotti
Casa Terra / Bernardes Arquitetura. Image © Leonardo Finotti

Museum Tonofenfabrik Lahr / Heneghan Peng Architects

Neste caso, o concreto pigmentado de vermelho mimetiza-se à edificação histórica original.

Museum Tonofenfabrik Lahr / Heneghan Peng Architects. Image © Thomas Bruns
Museum Tonofenfabrik Lahr / Heneghan Peng Architects. Image © Thomas Bruns

Center for Interpretation of The Battle of Atoleiros / Gonçalo Byrne Arquitectos + Oficina Ideias em Linha

"O corpo do edifício lembra a tatilidade da tradicional construção medieval, apresentando superfícies rugosas e texturizadas, alcançadas pelo uso de concreto pigmentado com expressão bruta e irregular, muito próximo das texturas primais obtidas pela mão humana."

Center for Interpretation of The Battle of Atoleiros / Gonçalo Byrne Arquitectos + Oficina Ideias em Linha. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Center for Interpretation of The Battle of Atoleiros / Gonçalo Byrne Arquitectos + Oficina Ideias em Linha. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Curno Public Library and Auditorium / Archea Associati

"Através de vários testes de laboratório e várias amostras, optou-se por um concreto colorido com uma “mescla” entre pigmentos naturais de óxido de ferro e com a adição de lubrificantes para tornar o concreto trabalhável de acordo com as conformações dos moldes."

Curno Public Library and Auditorium / Archea Associati. Image © Pietro Savorelli
Curno Public Library and Auditorium / Archea Associati. Image © Pietro Savorelli

Casa Boaçava / Una Arquitetos

"O muro de concreto que apóia a construção superior divide o sítio longitudinalmente, dando independência às áreas de serviço. Essa peça foi pigmentada com óxido de ferro. A presença deste material se amplia a partir das reflexões da luz, e acompanha a transição entre áreas externas e internas." 

Casa Boaçava / Una Arquitetos. Image © Leonardo Finotti
Casa Boaçava / Una Arquitetos. Image © Leonardo Finotti

Casa Pael / Pezo von Ellrichshausen

O concreto pigmentado foi feito em camada, de forma que a camada superior se derramasse sobre a camada anterior. ”É a casa chorona”, disse um carpinteiro, enquanto envernizava as placas do mobiliário, ”talvez a única maneira de evitar o envelhecimento é nascer velho”.

Casa Pael / Pezo von Ellrichshausen. Image © Cristobal Palma
Casa Pael / Pezo von Ellrichshausen. Image © Cristobal Palma

A Rosa de Vierschach / Pedevilla Architects

"A cor vermelha enfatiza a originalidade da nova estação de bombeiros. Todas as superfícies foram construídas com concreto pigmentado para destacar o caráter monolítico do edifício. As dimensões do volume permanecem reconhecíveis do lado externo, quase amplificando a aparência massiva da estrutura."

A Rosa de Vierschach / Pedevilla Architects. Image © Gustav Willeit
A Rosa de Vierschach / Pedevilla Architects. Image © Gustav Willeit

Casa das Histórias Paula Rego / Eduardo Souto de Moura

A edificação pode ser imediatamente reconhecida graças às suas duas torres em forma de pirâmide e ao concreto vermelho usado em sua construção.

Casa das Histórias Paula Rego / Eduardo Souto de Moura. Image © Vitor Gabriel
Casa das Histórias Paula Rego / Eduardo Souto de Moura. Image © Vitor Gabriel

Biblioteca de Ciencias, Ingenieria y Arquitectura PUCP / Llosa Cortegana Arquitectos

"Sua materialidade responde à natureza da praça, às suas condições exógenas, seu volume é perfurado de tal maneira que constrói olhares e controla o sol."

Biblioteca de Ciencias, Ingenieria y Arquitectura PUCP / Llosa Cortegana Arquitectos. Image © Juan Solano Ojasi
Biblioteca de Ciencias, Ingenieria y Arquitectura PUCP / Llosa Cortegana Arquitectos. Image © Juan Solano Ojasi

Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes

O edifício é uma passagem entre duas edificações. Através do concreto pigmentado em vermelho, ele ao mesmo tempo se mescla e se destaca dos volumes anteriores.

Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Concreto amarelo

Hornitos Hotel / Gonzalo Mardones V Arquitectos

"Cada volume foi feito de concreto armado pigmentado com as cores do deserto intensificando a intenção de mimesis para tentar passar despercebido."

Hornitos Hotel / Gonzalo Mardones V Arquitectos. Image © Nico Saieh
Hornitos Hotel / Gonzalo Mardones V Arquitectos. Image © Nico Saieh

2 Houses in Lerin / azpilicueta arquitectura y paisaje

O concreto pigmentado de amarelo busca que a construção se mescle com as edificações locais, construídas em adobe.

2 Houses in Lerin / azpilicueta arquitectura y paisaje. Image © Rubén Bescós
2 Houses in Lerin / azpilicueta arquitectura y paisaje. Image © Rubén Bescós

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA

"O Centro Cultural utiliza uma paleta mínima de materiais de elaboração local (concreto pigmentado, madeira, telhas de barro e tijolos) para integrar-se com o entorno."

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © Luis Gallardo - LGM Studio
Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © Luis Gallardo - LGM Studio

Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura

"O concreto pigmentado amarelo ocre representa a cor quente do solo do agreste brasileiro."

Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon
Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD

"O concreto utilizado na fachada é pigmentado e produzido por um método in-loco no pátio de obras; um tipo e tamanhos especiais de granulação foram selecionados para se alcançar o efeito desejado - para fazer a cor da fachada parecer com a cor do solo."

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD. Image © Jure Živković
Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD. Image © Jure Živković

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Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor" 05 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910768/as-possibilidades-do-concreto-pigmentado-18-edificios-impregnados-de-cor> ISSN 0719-8906

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