Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners

Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners
© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti

© Giorgio Marafioti © Giorgio Marafioti © Giorgio Marafioti © Giorgio Marafioti + 33

Casas  · 
Collina d'Oro, Suíça
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Attilio Panzeri & Partners
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    A3 System, Aircond, Cavadini SA, Frassinagodiciotto con Alberto Manetti, Gerhi SA, Guscetti camini, Manucasa, Mecoba SA, Milesi, PSLab, Ruprecht ingegneria SA, Spinelli SA, Studio Tecnico Idalgo Ferretti
  • Ano do projeto

    2017
  • Tradução

    Alessandra Arrigoni
Mais informações Menos informações
© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada num terreno que possui uma vista esplêndida para o Lago Lugano. A paisagem sugestiva e a presença iminente da massa rochosa atrás do terreno ditaram os princípios de toda a edificação. A residência se relaciona com a pedra - a partir da qual se origina - em um diálogo dinâmico e, ao mesmo tempo, se estende em direção ao lago. A morfologia intrínseca do local e sua orientação sul-oeste em direção ao lago direcionaram a escolha do arquiteto.

© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti

A edificação é totalmente fechada para as outras moradias localizadas no nordeste, mas permanece completamente aberta nos outros lados, estabelecendo uma relação estreita com a paisagem circundante. A obra parece um bloco de concreto exposto pigmentado em preto -  cor preta que deriva da rocha da qual foi criado - com tábuas cruas dispostas na mesma direção. Essa característica anima a fachada, enfatizando a alternância de aberturas e fechamentos.

© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti

A luz entra através das aberturas de altura total, preenchendo e envolvendo os espaços interiores e criando um ambiente acolhedor e confortável. Portas e janelas em madeira de carvalho natural aumentam essa peculiaridade. O contraste interno entre o branco do gesso e o preto do concreto cria jogadas sugestivas, sublinhadas pelos vislumbres que a residência oferece habilmente. A continuidade dos espaços é um importante ponto de conexão para todo o projeto. A moradia isolada é construída em três níveis. O primeiro abriga as salas técnicas, a garagem e os espaços para os hóspedes.

© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti
Planta - térreo
Planta - térreo
© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti

Graças à cor branca da resina no chão e gesso nas paredes, os dormitórios ganham um brilho surpreendente e abrem-se para um pátio externo. A área de estar está localizada no térreo: uma espaçosa sala de estar com uma grande lareira com vista para o jardim, que se projeta em uma piscina de borda infinita, onde a vista abrange toda a paisagem circundante. No nível superior, a zona noturna oferece quatro dormitórios e um escritório, cada um com banheiro privativo e guarda-roupa. A cobertura é plano e coberto com cascalho preto.

© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti

Grande importância é dada ao layout externo que é o resultado de escolhas importantes, com uma grande variedade de plantas e várias espécies; a alternância do piso cria um simpósio perfeito. A pavimentação da área veicular é feita de pequenos cubos de granito que entra no saguão da residência, reforçando a continuidade entre o interior e o exterior. Graças a uma passagem na rocha, você pode subir a um mirante que oferece uma vista maravilhosa de todo o complexo e do lago. O resultado final aproveita o terreno e se mistura em perfeita harmonia com a paisagem circundante.

© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners" [Villa Montagnola / Attilio Panzeri & Partners] 29 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906578/residencia-montagnola-attilio-panzeri-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.