Nossa fé no projeto: dos arcos dourados do McDonalds às igrejas em Kerala

Quando agosto chega ao fim e nossas férias - seja do trabalho ou da escola - já começam a parecer lembranças distantes, talvez seja um bom momento para refletir sobre nossa fé no que fazemos. Às vezes, a arquitetura nos proporciona a possibilidade de supervisionar mudanças maciças e empolgantes. Às vezes os projetos não funcionam, apesar dos nossos melhores esforços. E às vezes, eles não são tão capazes de gerar mudanças quanto acreditamos que sejam. As histórias desta semana tocaram em nossa fé na arquitetura de várias formas, desde as literais (como as igrejas brilhantes de Kerala) até as mais abstratas (como quanto o bom gosto num projeto de fast-food pode resultar em verdadeiros bons sabores). Leia a seguir a revisão desta semana.

Nossa fé no projeto: dos arcos dourados do McDonalds às igrejas em Kerala - Mais Imagens+ 4

© Jeroen Musch, Mei Architects and Planners

Gestos Lentos num Fast-food

Com a inauguração da elegante nova loja conceito da McDonald's, concebida por Ross Barney Architects em Chicago (substituindo um muito amado edifício pós-modernista da marca), o fast-food está em alta. As marcas têm cada vez mais abandonado ou atualizado seus padrões de design corporativo para construir espaços que parecem menos fast-food e são mais interessantes. Mas as alterações no design não significam necessariamente alterações no produto ou na entrega - então, quanto está realmente em jogo?

A grande questão aqui não é quanto as redes de fast-food estão se modernizando: mas se os novos projetos são um reflexo de uma mudança ou se são simplesmente uma distração.

Cortesia de Foster + Partners

Foster + Partners

Foi uma semana de altos e baixos para a Foster + Partners. A boa notícia: foi aprovada uma torre em Budapeste, apesar de uma restrição recente da cidade em relação aos gabaritos de novas construções (não mais de 65 metros, de acordo com o novo edital). A cidade húngara recentemente derrubou algumas torres em um esforço de preservar a paisagem urbana histórica.

© DBOX for Foster + Partners

A empresa também se destacou bastante no programa Open House London deste ano (programado para 22 e 23 de setembro), que lançou seu catálogo nesta terça-feira. Entre os projetos da empresa que estão abertos para visitação estão a recém-concluída sede da Bloomberg Europa (pré-selecionada para o RIBA Stirling Prize de 2018), a Prefeitura de Londres e o próprio escritório da empresa. Se você estiver na cidade, não se esqueça de fazer rapidamente sua reserva: elas são limitadas e as vagas estão acabando rápido!

Mas nem tudo são rosas para o "arquiteto mais bem-sucedido da Grã-Bretanha". A proposta conjunta com a empresa FR-EE para o novo aeroporto da Cidade do México parou numa barreira esta semana, quando o presidente eleito do país pediu um referendo público para determinar o destino do projeto. Este não é o primeiro projeto de uma grande empresa de arquitetura a passar por uma revisão pública nos últimos meses - e apenas o tempo dirá se as coisas vão decolar.

Cortesia de Ennead Architects

Apontar e Fotografar

O Dia Mundial da Fotografia pode ter sido no último domingo, mas com esses últimos dias de verão ainda há desculpas mais do que suficientes para sairmos lá fora. Aqueles que estão começando a fotografar já sabem: é mais desafiador escolher a lente certa do que tirar uma boa foto. Se você está procurando por conselhos, você não precisará de nada além deste guia de lentes para fotografia de arquitetura. Ou, se você estiver mais interessado em uma perspectiva mais ampla, talvez uma visão geral sobre a fotografia com drones possa atender melhor às suas necessidades. Independentemente do que você precisa ou se interessa, nós podemos te ajudar.

E por falar em drones, a Ennead divulgou imagens de seu canteiro de obras feitas com drones para o seu projeto do Planetário de Xangai, que deve ser inaugurado em 2020. Confira o progresso (com uma música muito dramática) aqui.

Cortesia de Wikimedia

Vendo Duas Vezes

Foram celebrados os aniversários dos arquitetos finlandeses-americanos (e pai/filho) Eliel e Eero Saarinen nesta segunda-feira passada (145 e 108 anos, respectivamente). Sua relação familiar pode ser uma coincidência incomum e um importante ponto de interesse, mas sua influência na arquitetura está longe de ser suficientemente compartilhada. Do impacto acadêmico da Cranbrook Academy de Michigan às hipérboles arrebatadoras do Terminal TWA, o trabalho de ambos arquitetos continua a ecoar na prática arquitetônica atual.

© Stephanie Zoch

Guarde para o Final de Semana

Revisitar as igrejas estranhas e maravilhosas de Kerala, fotografadas por Stefanie Zoche. As estruturas, que são uma profusão de cores e um pós-modernismo alegre, mostram uma flutuabilidade não vista com frequência na arquitetura religiosa. Em suma, o plano perfeito para uma longa semana.

Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Nossa fé no projeto: dos arcos dourados do McDonalds às igrejas em Kerala" [This Week in Architecture: Our Faith in Design, from McDonalds' Golden Arches to Churches in Kerala] 31 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900822/nossa-fe-no-projeto-dos-arcos-dourados-do-mcdonalds-as-igrejas-em-kerala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.