O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Estes protótipos CNC foram mapeados em 3D a partir de formas naturais

Estes protótipos CNC foram mapeados em 3D a partir de formas naturais

Estes protótipos CNC foram mapeados em 3D a partir de formas naturais
Ishi Kiri / Fasetto. Cortesia de Anoma
Ishi Kiri / Fasetto. Cortesia de Anoma

Anoma, liderada pela artista indiana Ruchika Grover, é um estúdio de design de produto que explora o potencial da pedra natural. Suas superfícies, esculturas e instalações são criadas através de um processo único, que combina fabricação digital e mão de obra tradicional.

Ishi Kiri / Haibu. Cortesia de Anoma The breathing surfaces / Raza. Cortesia de Anoma Foliage / Monstera. Cortesia de Anoma Kinetic #07. Cortesia de Anoma + 23

Proceso de Fabricação. Cortesia de Anoma
Proceso de Fabricação. Cortesia de Anoma

Grover geralmente começa ilustrando conceitos no papel. Ela é continuamente inspirada por formas e texturas naturais que se manifestam fortemente no trabalho de Anoma. Por exemplo, a coleção de superfícies Foliage do estúdio destaca os padrões de veios geralmente negligenciados nas folhas. Durante sua conceituação, seis espécies de plantas foram selecionadas - Bodhi, Maple, Monstera, Vidoeiro, olmo e lírio  - e amostras de suas folhas foram mapeadas tridimensionalmente no estúdio. Em seguida, informado por extensivos estudos botânicos, Grover interpretou as redes de veias naturais em padrões sutis, dimensionando-as de forma considerável para colocá-las em foco.

Foliage / Maple. Cortesia de Anoma
Foliage / Maple. Cortesia de Anoma

Uma vez que o desenho bidimensional toma forma, o processo se move para a modelagem assistida por computador, onde medições precisas são determinadas e detalhes intrincados são adicionados; linhas são extrudadas e concedidas alturas e profundidades, enquanto as bordas são chanfradas. Em seguida, vários protótipos são desenvolvidos ao longo de um período de quatro a seis meses; uma variedade de padrões (tamanhos e tamanhos variados), materiais (calcário, granito e mármore, etc.) e ferramentas são empregadas em um esforço para avaliar o que funciona melhor. Isso envolve dimensões sendo traduzidas em diretivas de fabricação e sendo alimentadas em uma fresadora CNC (Computer Numerical Controlled).

Ishi Kiri / Rokakku. Cortesia de Anoma
Ishi Kiri / Rokakku. Cortesia de Anoma

Depois que a pedra base é posicionada e fixada na máquina CNC, uma ferramenta cilíndrica rotativa executa operações de corte e perfuração de acordo com as diretivas que são alimentadas. A ferramenta de corte, diamante ou com ponta de metal duro, pode se mover ao longo de múltiplos eixos, enquanto a pedra base também é frequentemente movida através da cama de moagem em direções diferentes. O processo de fresagem gera muito calor. A água reciclada é, então, circulada para regular a temperatura da ferramenta de corte e da pedra base. Isso ajuda a evitar o desgaste rápido da ferramenta e a expansão térmica indesejada da pedra.

The breathing surfaces / Xylem. Cortesia de Anoma
The breathing surfaces / Xylem. Cortesia de Anoma

O processo, no entanto, não termina aí: as superfícies são finalizadas à mão. Artesãos habilidosos esculpem texturas intrincadas na pedra usando uma variedade de técnicas - lascando, lixando e jateando. Este último passo ajuda a adicionar um toque humano a um produto predominantemente fabricado digitalmente.

Foliage / Birch. Cortesia de Anoma
Foliage / Birch. Cortesia de Anoma

A maioria dos produtos da Anoma pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos. Suas superfícies estão disponíveis em painéis modulares medindo 24"x 24" (60cm x 60cm) e 24"x 48" (60cm x 120cm) em três opções mínimas de material - Granito Cinza Grafite, Calcário Crèma e Mármore Branco Pristine. Os padrões, no entanto, são personalizáveis e podem ser interpretados de acordo com os requisitos específicos do projeto: o estúdio trabalha com arquitetos e designers para criar instalações personalizadas em uma variedade de escalas e tipologias.

Kinetic #07. Cortesia de Anoma
Kinetic #07. Cortesia de Anoma

Dê uma olhada no processo de fabricação no vídeo abaixo.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Suneet Zishan Langar
Autor
Cita: Zishan Langar, Suneet. "Estes protótipos CNC foram mapeados em 3D a partir de formas naturais" [These CNC Prototypes Were 3-D Mapped From Natural Forms] 04 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899564/estes-prototipos-cnc-foram-mapeados-em-3d-a-partir-de-formas-naturais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.