IMS Paulista e Sesc 24 de Maio são finalistas do 2018 Mies Crown Hall Americas Prize

O diretor Dirk Denison e o presidente do júri do MCHAP de 2018, Ricky Burdett, anunciaram os seis finalistas da edição de 2018 do Mies Crown Hall America Prize. Selecionados de uma lista de 31 projetos, esses projetos concorrerão ao prêmio principal que será anunciado em outubro. Os autores do prêmio vencedor receberão US$ 50.000 para financiar pesquisas e uma publicação, além de serem reconhecidos como Presidentes Honorários da MCHAP na Faculdade de Arquitetura do IIT.

A seguir, conheça os seis edifícios finalistas - entre eles estão dois projetos brasileiros, o IMS Paulista, realizado por Andrade Morettin Arquitetos Associados, e o Sesc 24 de Maio, realizado por Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos. Todos foram concluídos entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017. Os textos descritivos, fornecidos pelo júri do MCHAP, celebram os méritos de cada projeto.

IMS Paulista / Andrade Morettin Arquitetos Associados em São Paulo, Brasil

Localização: São Paulo, Brasil

© Nelson Kon

Este edifício cultural - com galerias, biblioteca e cinema - na icônica Avenida Paulista de São Paulo, traz a experiência do espaço público para sua estrutura.

Edificio E, University of Piura / Barclay & Crousse Architecture

Localização: Piura, Peru

Cortesia de MCHAP

Situado dentro de uma paisagem de savana no norte do Peru, este novo edifício universitário cria uma rede compacta e complexa de salas de aula interconectadas, escritórios e espaços abertos projetados especificamente para acomodar alunos de origens desfavorecidas.

SESC 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos

Localização: São Paulo, Brasil

© Nelson Kon

No coração do denso, mas frágil centro histórico de São Paulo, esta instituição oferece instalações de lazer, esportes e de saúde - incluindo uma piscina na cobertura - para membros de sua associação, todos conectados por uma generosa rampa que passa pelos onze pavimentos aberta para todos.

Museu Smithsonian de História e Cultura Afro-americana / Freelon Adjaye Bond / Smith Group

Localização: Washington, EUA

© Brad Feinknopf

Respondendo com dignidade ao Monumento de Washington e às estruturas históricas vizinhas, as telas inclinadas de cobre deste novo museu abrigam uma experiência profunda e de múltiplos níveis para os visitantes deste local de peregrinação à cultura afro-americana.

Centro Cultural Teopanzolco / Isaac Broid + PRODUCTORA

Localização: Cuernavaca, México

© Jaime Navarro

Adjacente a uma pirâmide pré-hispânica, os telhados inclinados deste novo centro cultural cor de areia incluem um auditório de 800 lugares e espaços de performance, oferecendo vistas do local histórico e da cidade.

True North / Edwin Chan / EC3

Localização: Detroit, EUA

© Chris Miele

O uso inovador de estruturas industriais de aço galvanizado corrugado da Quonset cria uma sequência de espaços internos e externos dinâmicos que oferecem acomodação acessível a uma nova geração de pioneiros urbanos nas frágeis comunidades de Detroit.

Nos critérios de seleção do júri, o Presidente Ricky Burdett escreveu:

Nós não estávamos procurando por pirotecnias arquitetônicas. Nós não estávamos interessados ​​em objetos icônicos únicos que logo poderiam sair de moda. Não estávamos à procura de engenhosidade técnica, por mais brilhante e inovadora que fosse. Estávamos interessados ​​em edifícios que funcionassem - para a cidade, para a instituição, para o bairro, a comunidade e os usuários. Edifícios que têm significado e complexidade e enriquecem a vida das pessoas que os usam e habitam. Analisamos cuidadosamente como os projetos se relacionavam com seus ambientes naturais e artificiais, suas paisagens sociais e ecológicas. Estávamos ansiosos para entender como os arquitetos usavam materiais e habilidades locais, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis. Nós estávamos conscientes de como os edifícios se adaptariam ao longo do tempo, como eles envelheceriam e responderiam às mudanças nas práticas e estilos de vida cotidianos. Estávamos à procura de projetos que - independentemente de escala ou orçamento - pudessem definir novas tipologias para universidades, museus, instituições públicas, galerias e moradias à medida que avançássemos no século XXI ”.

O Júri MCHAP 2018 inclui o Presidente do Júri Ricky Burdett CBE, Professor de Estudos Urbanos e Diretor das Cidades LSE e do Programa Urban Age (Londres), José Castillo, Diretor do Arquitectura 911sc (Cidade do México), Ron Henderson, Professor do Illinois Institute of Technology e Diretor do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo Paisagístico (Chicago), Rodrigo Pérez de Arce, Professor da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Estudos Urbanos, Pontifícia Universidade Católica (Santiago), e Claire Weisz, Diretora Fundadora da WXY (Nova York).

O prêmio, que foi criado em 2013, reconhece as maiores obras de arquitetura construídas nas Américas.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "IMS Paulista e Sesc 24 de Maio são finalistas do 2018 Mies Crown Hall Americas Prize " [6 Projects in Brazil, Mexico, Peru, and USA Selected as Finalists for the 2018 Mies Crown Hall Americas Prize] 29 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899127/ims-paulista-e-sesc-24-de-maio-sao-finalistas-do-2018-mies-crown-hall-americas-prize> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.